Exemplo

November 22, 2017

 

No Japão, a tributação sobre instrumentos musicais comercializados no país tem alíquota negativa, ou seja, não paga imposto e ainda tem algumas outras isenções secundárias, porque lá o instrumento musical é considerado como ferramenta de cultura e educação. Enquanto isso por aqui.

 

Desafio

 

Aprovadas pelos consumidores e com padrão assimilado, as caixas acústicas amplificadas entram agora numa nova geração de desenvolvimento e exigência mercadológica. Suas antecessoras passivas já viviam o drama de enfrentar o peso como fator decisivo de compra e isso agora chega também às modernas caixas equipadas com amplificadores cada vez mais potentes e estáveis. A JBL pulou na frente lançando a EON615, uma caixa com falante de 15” e apenas 17kg de peso. O peso médio de equipamentos com essas características chega perto dos 30kg. Mesmo com amplificadores de classe D, a tarefa de reduzir o peso desse tipo de produto não é fácil e a guerra promete.

 

Garantia

 

Ao longo dos anos tenho alertado sobre os prazos de garantia dos equipamentos e a forma como fabricantes e importadores lidam com o limite legal de 90 dias. Isso pode mudar. Em Brasília, parlamentares têm ouvido as queixas dos consumidores e estudam uma proposta para ampliar a garantia legal para 6 meses. Tem propostas que querem estender a garantia mínima legal para até um ano. Entre os produtos que podem ter essa obrigatoriedade estão eletroeletrônicos e, consequentemente, instrumentos musicais e equipamentos de áudio. O caso precisa muito cuidado porque alguns equipamentos são utilizados no limite de sua resistência como computadores de escritórios e servidores, sistemas de som profissionais de uso diário e por longos períodos em regimes de alto desempenho, violões elétricos e teclados de escolas, e muitos outros de uso constante e crítico. Garantia de um ano para equipamentos assim pode elevar preços de produtos mais baratos e voltados ao consumo popular. Via de regra, esses equipamentos têm qualidade inferior como forma de justificar o seu preço mais acessível. Por outro lado...

 

Sepultada

 

Alguns anos atrás dei aqui a notícia de que a Yamaha tinha planos para montar uma fábrica de instrumentos musicais no Brasil. O projeto seria desenvolvido na Zona Franca de Manaus e renderia dezenas de empregos diretos e pelo menos duas centenas de indiretos. Alguns presidentes depois, a Yamaha sepultou a ideia e não é nada difícil adivinhar o porquê...

 

Please reload

Destaque

Play Rec - As dicas de álbuns

November 4, 2019

1/10
Please reload

Posts recentes

October 7, 2019

October 3, 2019

September 25, 2019

September 19, 2019

Please reload

Nossas Redes
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Instagram
SOBRE

REVISTA BACKSTAGE

 

A Revista Backstage é um publicação da Editora H. Sheldon e pode ser adquirida online através do site da editora, por assintura ou avulsa.

 

ANUNCIE

IMPRESSA OU DIGITAL

 

Clique aqui e se informe sobre as condições de anúncios em nossa revista ou site.

CONTATO
  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • Instagram

Todos Direitos Reservados

Rua Iriquitiá, 392 - Taquara

Rio de Janeiro - RJ - CEP:22.730-150 

Telefones: (21) 3627-7945 /  2440-4549

E-mail: adm@backstage.com.br

© 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • REVISTA BACKSTAGE