Potência e qualidade com Paralamas

September 6, 2018

redacao@backstage.com.br
Fotos: Ernani Matos / Divulgação

Potência sonora aliada a um timbre poderoso e dimensões que cabem em qualquer projeto. O sistema VOA8 foi o escolhido para viajar com a turnê do Paralamas do Sucesso. A estreia no Rio foi durante o show da banda, no Boulevard Olímpico (RJ), após uma partida do Brasil na Copa 2018.

 

Trabalhar com um sistema que se destaque pela sua potência, robustez, portabilidade, bom timbre e valor agregado é o sonho de qualquer profissional de áudio, principalmente aqueles que estão quase permanentemente em turnês pelo Brasil. Com característica que permitem encarar os maiores desafios de uma ‘gig’ em apresentações ao ar livre, o sistema da IDEA, o VOA8 é isso e mais um pouco.

 

Monitor de palco


“Na verdade a gente tinha uma necessidade de ter uma constância na sonoridade, principalmente no palco, que é onde estão os músicos. Nós viajamos com os microfones próprios, e os instrumentos são sempre os mesmos. Só que em cada local tinha um timbre, uma diferença, um problema, um lado falando diferente do outro”, expõe o técnico. A solução apareceu durante uma feira, no estande da Decomac. “Se não me engano em 2014, estive no estande da Decomac e vi um sistema pequeno que me lembrou um equipamento que existiu durante um tempo; era um equipamento pequeno muito eficiente e eu gostei muito do timbre”, conta. “(Na época) o Salomón (Soli), que é parceiro meu, estava trabalhando na Decomac. Perguntei a respeito do sistema, ele falou que estavam em negociação com a IDEA. Durante alguns meses seguidos que a gente se encontrou, eu perguntava a respeito do sistema, até o dia em que o Soli me confirmou o fechamento deles com a marca. Então eu pedi uma oportunidade de ter o equipamento, porque me chamou muito a atenção pela praticidade e pelo tamanho. Se o equipamento correspondesse realmente à expectativa que eu tinha seria muito bom.

 

 Leo Garrido (PA)

 

Experimentando o som

 

Depois do sistema todo acertado, finalmente Soli enviou algumas caixas para testes. “O sistema VOA 8 tem um alto-falante de 8” e um drive de uma polegada com um timbre fenomenal; depois soube pelo fabricante do porquê daquele timbre, principalmente na alta frequência, e aquilo me surpreendeu, porque é muito pequeno, leve e prático. Nós que estamos acostumados com aqueles side fills velhos distorcendo, batendo tela, etc, quando botamos e eu comecei a escutar e a mexer no processamento e tal, pensei: chegamos num ponto ideal de nitidez, de potência e tudo que eu queria. 
Mas como fazer para ter o sistema funcionando para você no dia a dia? A tática de Leo Garrido foi convencer a IDEA de deixar o sistema rodar com a turnê do Paralamas. “Perguntei ao Soli se seria possível a gente viajar com o sistema. Vendi a ideia que o Paralamas é uma boa vitrine, porque a gente vai pra dentro das empresas. E é o que tem acontecido com frequência: surpresa com o tamanho do equipamento, potência e eficiência que ele tem”, comemora. “Ficou muito prático viajar com o sistema, muito mais fácil, porque a sonoridade do palco é sempre a mesma, a pressão sonora, e tudo isso foi uma surpresa”. 
Leo também destaca que todas essas qualidades também são percebidas pelas empresas que têm contato com o VOA8. “Várias empresas vêem nele praticidade, facilidade em montar e desmontar, e já vão pedindo informações à Decomac. 

 

Segredo da alta frequência
Para o show que foi apresentado logo após a partida do Brasil contra a Sérvia, no dia 27 de junho, no palco montado no Boulevard Olímpico, no RJ, Leo e Adriano Melquiades usaram um sistema VOA8, com um sub de uma caixa com 2x18, além de 4 caixas VOA8 em stack. “São 4 caixas de line, é uma caixinha muito pequena, e isso fica como se fosse uma coisa só. É um sub com cerca de 1,80m, por 60cm de lado. Um módulo extremamente compacto, tudo passivo, processamento, amplificadores por fora no rack. O sistema, na verdade, não está no original como os dois amplificadores na época que estavam fazendo acertos da fábrica. Daí o processador AudioLab, que foi o que a gente tinha na hora para fazer a audição, acabou virando um kit que a gente chama de ‘kit sidefill’, que é um absurdo, para o tamanho do sistema. O próprio fabricante ficou surpreso quando o chamamos para ver”, comenta. 
De acordo com Leo Garrido, o segredo do diferencial na alta frequência está no material do drive. “O drive é feito com uma membrana de polímero que não produz um som metálico, ele tem um som muito agradável, lembra o tuíter de papel, não tem arranhado, não tem nada elétrico. Ele tem um som muito suave, muito musical, e isso foi uma das coisas que me chamou muito atenção naquele estande lá em 2014, quando eu ouvi e fiquei impressionado”, relembra. 

 

Framklim Garrido, Adriano Melquiades e Leo Garrido


A membrana foi desenvolvida justamente para dar mais suavidade e “tirar” o som metálico no drive. “O Santiago, que é um dos sócios, comentou que foi uma membrana desenvolvida pela Beyma justamente com o intuito de não ter essa agressividade metálica no drive. Quer dizer, é um sistema que está mais do que aprovado, estamos viajando direto com ele e torcendo para ter outro equipamento desses, porque o Paralamas tem dois sistemas viajando na estrada”, comenta.

 

Bi Ribeiro


Além do VOA8, outro equipamento integrou o setup da apresentação, um par de monitores, EXO e SM16. “São dois falantes de 8’’ e um drive que é um absurdo de eficiente. Chegaram hoje e é o primeiro show que estamos fazendo com eles”, completou. 

 

Para saber mais

http://www.ideaproaudio.com/product-detail/voa8/

 


 

 

Please reload

Destaque

Gustavo Victorino conquista o troféu de Comentarista de Televisão do Ano, no Prêmio Press 2019

November 12, 2019

1/10
Please reload

Posts recentes

October 7, 2019

October 3, 2019

September 25, 2019

September 19, 2019

Please reload

Nossas Redes
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Instagram
SOBRE

REVISTA BACKSTAGE

 

A Revista Backstage é um publicação da Editora H. Sheldon e pode ser adquirida online através do site da editora, por assintura ou avulsa.

 

ANUNCIE

IMPRESSA OU DIGITAL

 

Clique aqui e se informe sobre as condições de anúncios em nossa revista ou site.

CONTATO
  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • Instagram

Todos Direitos Reservados

Rua Iriquitiá, 392 - Taquara

Rio de Janeiro - RJ - CEP:22.730-150 

Telefones: (21) 3627-7945 /  2440-4549

E-mail: adm@backstage.com.br

© 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • REVISTA BACKSTAGE