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COLUNISTAS

Audio & Eletrônica: A História do RCA 44

04/05/2022 - 14:28h
Atualizado em 04/05/2022 - 15:14h


 

Fotos: divulgação / arquivo

 

Caros leitores.

Atendendo a muitos pedidos, hoje vamos falar de outroícone que contribuiu com a história do áudio e contribuiaté o presente dia. Que depois de quase 90 anosainda é usado e admirado ao redor do globo.

 

No inicio dos anos 30o engenheiro Harry F. Olson recebeu a incumbência da RCA, empresa onde trabalhava, para desenvolver um microfone de alta qualidade para gravação de musica e uso em transmissões de radio. Naqueles diasnão havia lojasonde comprar equipamentos para produção.Uma companhia como a RCA tinha que produzir toda a cadeia de equipamentos (microfones, amplificadores, transmissorese etc..) usados nos estúdios e estações. Era o começo de tudo que temos hoje.Harry Olson ficou mais conhecido por  ter desenvolvido os microfones de fita da RCA. Isto embora ele tivesse mais de 100 patentes, 135 artigos e dez livros publicados sobre sistemas eletroacústicos e eletromecânicos.Em minha opinião ele foi o primeiro engenheiro que soube fazer a fusão de engenharia com a arte.

 


Não tem como falar do  RCA Type 44 sem falar do Harry Ferdinand Olson

 

 

Microfones de fita RCAType 44

A RCA iniciou a produção do Type 44 em 1933. Os microfones de fita também ficaram conhecidos como “VelocityMicrophone” devido à maneira como ele funciona. As partículas de ar passam pela fita provocando um deslocamento rápidoque gera uma tensão elétrica proporcionalà velocidade,induzida pelo conjunto eletromagnético. Já nos microfones dinâmicos a tensão é proporcional ao deslocamento do  conjunto diafragma / bobina.

 

 

Os microfones  Ribbons  tem como vantagem a leveza da fita de alumínio como elemento eletromagnético. A tensão mecânica da fita é ajustada para uma frequência de ressonância bem baixa, um pouco menor quede 20Hz.Isso faz uma bela diferença no resultadofinal.

Outras especificaçõeseram avançadas para época.  A faixa de reposta do Type 44 era de 50Hz a 15KHz,o chassi foi construído para absorver choques mecânicos e o transformador de saída era produzido com blindagem extra contra ruídos eletromagnéticos. Essascaracterísticas fizeram o RCA44 dominar o mercado do áudio na época.

 

Modelos Variantes:

Os modelos 44 foram lançados em três versões: 44A, 44B e 44BX. Em comum aos três modelos, o imã em formato de ferradura com a fita de alumínio corrugada e instalada ao centro da peça magnética. Todos os modelos tem  padrão polar em figura oito.As diferenças entre as versões foram algumas  melhorias em funcionalidade e acabamento.

O Type 44A tinha um acabamento simples em bronze. O Imã não era tão forte e, por consequência, o sinal era mais fraco. A versão 44B foi lançada em 1936. O modelo vinha com um ímã mais forte para maior saída do sinal  e com acabamento preto e cromado. E por ultimo, o 44BX que foi lançado  em 1938. As mudanças foram a melhora da blindagem eletromagnética e o acabamento em cor cinza  fosco(para não refletir  sob as luzes do palco) ou, como opcional, o verniz Japan Black. Em todos os modelos havia um modo de configurar a resposta de frequência para cada aplicação. Os modos eram `M` para musica, ´V1e V2 para voz. No modo ´M` não havia atenuação, cobria toda banda de resposta do microfone. Os modos ´V` atenuavam as baixas frequências para diminuir o efeito de proximidade. “Recurso importante para uso no radio” Para as mudanças na configuração bastava abrir a tampa inferior e mudar os “jumpers”.

 


Raro exemplar do modeloType 44-A que restaurei há alguns anos.

 

O sucesso:

Como praticamente tudo que a RCAfez, o Type 44 também foi um grande sucesso assim quelançado. Imediatamentedominou a indústriado entretenimento. É bem comum ver imagens históricas onde aparece o Type 44 emoldurado com a logomarca de uma  rede de radio ou TV.Registros que mostram programas de radio jornalismo, variedades e musica, habitam a memória de todos nós, apaixonados pela historia do áudio.

Tudo era ao vivo na era de ouro do radio.   No cinema  não foi diferente. Todos os filmes da época tiveram o áudio captado pelo lendário microfone.Dá uma olhada nos creditos dos filmes da época.Outros fabricantes dentro e fora da  Americadesenvolveram e comercializaram  microfones de fita. Mas nenhum modelo atingiu ograndioso sucesso comercial como os modelos da RCA. Eles eram maioria absoluta em todos os países ondefoidistribuído, inclusive o Brasil. Foi só mais de umadécada depois, com o surgimento do Neumann U47, que o Type 44 deixou de ser “o padrão” na indústria do áudio.

 

 

 

Os artistas:

Antes de 1930 não havia um microfone com a resposta de frequência, sensibilidade acústica, acabamentoe um timbre macio e aquecido  como o Type 44. Desde então, incontáveis artistas e engenheirosadotaram o microfone em seus projetos. O áudio nuncamais foi o mesmo, começarao que se tornaria a alta fidelidade. Sem duvidadas um marco histórico. Quando, por exemplo, pensamos em Elvis, logo vem a imagem dele segurando o Shuremodel 55 que se tornou parte da sua identidade visual. Mas na verdademuito de sua obra foi gravada com o RCA Type 44 e Type 77.

 

 

O Junior

O RCA 74 também conhecido como Junior,é uma miniatura do RCA44.       A estratégia do fabricante foi disponibilizaruma opção mais acessível para uso em transmissões remotas eapresentações ao vivo.   O microfone foi lançado em 1935 também em três versões. A primeira foi o type 74A. Com menor preço, acabamento mais simples e o sinal um pouco mais de ruidoso comparado com as outras versões. “ O preço era uma questão bem relevante naqueles difíceis  dias na America”. A segunda versão foi o type 74B, que contava com um acabamento melhor e blindagem eletrostática mais eficiente. A terceira e ultima versão foi o BK11A, desenhada para uso em estúdio de radio AM, FM e TV. A versão combinava o que havia de melhor no Type 44 com os últimos avanços de tecnologia dos microfones de fita. O BK11 era equipado com uma chave seletora de modo de resposta “M, V1 e V2” de fácil acesso através de um furo na lateral direita do corpo. Podia ser usado em estúdio ou em transmissões remotas, para uma simples entrevista ou captação de uma orquestra.  Definitivamente um microfone muito versátil e com acabamento superior  as versões anteriores.




À esquerda, versão 74B e à direita, versão BK11

 

O legado

Pouquíssimas coisas permanecemrelevantes por tanto tempo. Ao longo de quase um século o RCA Type 44 construiu junto com os artistas, produtores e engenheiros  a historia do radio, da TV e do cinema. Ainda é o microfone mais reconhecido do mundo  pelo seu formato clássico e principalmente pelo som natural que é particular. Espero daqui a alguns anos escrever outro artigo sobre o RCA type 44. Dessa vez celebrando o centenário dessa maravilha da engenharia.O microfoneRCA -44BX foi fabricado até cerca de 1955.

 

 

Experimentos de laboratório:

Em meados da década de 60 foram construídos dois protótipos para uma nova versão de Type 44 na fábrica da RCA em NJ. O novo projeto visavamaior sinal de saída e tambémuma resposta plana de 20Hz – 20KHz  usando novos materiais no imã e em todo conjunto magnético, mas depois do lançamento e sucesso do BK11  a RCA engavetou o projeto. Hoje esse único parestá no acervo do MetroSonic Recording Studios em NYC e segundo eles o som é inacreditável.

 

 

 

Audio & Eletrônica: A História do RCA 44
Cesar Portela

COMENTÁRIOS

O capacitor envelhece em um equipamento pouco usado também? Ou ele degrada principalmente com o uso? Por exemplo, um equipamento da década de 80 muito pouco usado precisaria de recap por desgaste do tempo?

- Henrique M

Ótimo, vai ajudar muito! Cesar é fantástico, ótima matéria!

- adriano vasque da

Saudades da Paranoia saudável que tínhamos no Freeeeeee Jazzzzzz Festival (imitando Zuza em suas apresentações magnificas) Parabéns Farat Forte abraço

- Ernani Napolitano

Artigo incrivel! Extremamente realista e necessário, obrigado mestre!

- Jennifer Rodrigues

Depois de 38 anos ouvindo o disco, eis q me deparo com a história dele. Multo bom!! Abrss

- Fernando Baptista Junqueira

Que maravilha de matéria, muito verdadeira é muito bem escrita, quem viveu como eu esta época, só pode agradecer pela oportunidade que Deus me concedeu. Vou ler todas, mas tinha que começar por esta… abraços…

- Caio Flávio

Só li verdades! Parabéns pela matéria Farat

- Guile

Ótimo texto Zé parabéns !!!!! Aguardando os próximos!!!

- Marco Aurélio

Adoro ver e rever as lives do Sá! Redescobri várias músicas da dupla valorizadas pela execução nas "Lives do Sá". Espero que esse trabalho volte de vez em quando. O Sá, juntamente com o Guilherme Arantes e o Tom Zé, está entre os melhores contadores de casos da MPB. Um livro com a história da dupla/trio escrito por ele seria muito interessante!

- Bruno Sander

Ontem foi um desses dias em que a intuição está atenta. Saí a caminhar pela Savassi sabendo que iria entrar naquela loja de discos onde sempre acho algo precioso em vinil. Já na loja, fui logo aos brasileiros e lá estavam o Nunca e o Pirão de Peixe em ótimo estado de conservação, o que é raríssimo. Comprei ambos. O 2º eu já tinha, meio chumbado. O Nunca eu conhecia de CD, e tem algumas das músicas que mais gosto da dupla, p. ex. Nuvens d'Água (acho perfeita), Coisa A-Toa (alusão à ditadura?), e outras. Me disseram que o F. Venturini é fã do Procol Harum, e realmente alguns solos de órgão dele fazem lembrar a banda inglesa.

- João Henrique Jr.

Que maravilha de matéria. Me transportei aos anos de ouro da música brasileira

- Sidney Ribeiro

Trabalho lindão. Parabéns à todos os envolvidos!

- Anderson Farias de Melo

O que dizer do melhor disco da música nacional(minha opinião). Tive o prazer em ver eles como dupla e a volta como trio em um shopping da zona leste de sampa. Lançamento do disco outra vez na estrada. Espero poder voltar a vê-los novamente, já que o Sa hoje mora fora do Brasil. E essa Pandemia, que isolou muito as pessoas. Obrigado por vocês existirem como músicos, poetas e instrumentistas. Vocês são F..., Obrigado, abracos

- Luiz antonio Rocha

Que maravilha Querido Paulinho Paulo Farat!! Obrigado por dividir conosco momentos tão lindos , pela maravilha de pessoa e imenso talento que Vc sempre teve, tem e terá, sempre estará no lugar certo e na hora certa ! Emocionante! Tive a honra de trabalhar muitas vezes com Vc, em especial na época do Zonazul , obrigado por tudo, parabéns pela brilhante carreira e que Deus Abençõe sempre . Bjbj

- Michel Freidenson

Mais uma vez um texto sensacional sobre a história da música e dos músicos brasileiros. Parabéns primo e obrigado por manter viva a memória dessas pessoas tão especiais para nós E vai gravar o vídeo desta semana! Kkkk

- Carlos Ronconi

Grande Farat!!! Bacana demais a coluna! Cheio de boas memorias pra compartilha!!!

- Luciana Lee

Valeu Paulo Farat por registrar nosso trabalho com tanto carinho e emoção sincera. Foram momentos profissionais muito importantes para todos nós. Inesquecíveis ! A todos os membros de nossa equipe,( e que equipe! ) Nosso Carinho e Saudades ! ???? ???????????????????? Guilherme Emmer Dias Gomes Mazinho Ventura Heitor TP Pereira Paulo Braga Renato Franco Walter Rocche Hamilton Griecco Micca Luiz Tornaghi Carlão Renato Costa Selma Silva Marilene Gondim Cláudia Zettel (in memoriam) Cristina Ferreira Neuza Souza

- Alberto Traiger

Depois de um ano de empresa 3M pude fazer o bendito carnê e comprei uma vitrolinha (em 12X) e na mesma hora levei Pirão, Quatro (Que era o novo), Es´pelho Cristalino e Vivo do Alceu, fiquei um ano ouvindo e pirando sem parar, depois vi o show do Quatro em Campinas. Considero o mais equilibrado de todos, sendo que sempre pendendo pro rural e nem tanto pro urbano, um disco atemporal podendo ser ouvido em qualquer situação, pois levanta o astral mesmo. No momento, Chuva no campo é ''a favorita'', mas depois passa e vem outra, igualzinho à aquela banda de Liverpool, manja????

- Ademilson Carlos de Sá

B R A V O!!! Paulo Farat não esqueça: “Afina isso aí moleque!” Hahahaha Tremendo profissional, sou teu fã, Grande abraço!

- Dudu Portes

Show é sensacional. Mas a s sensação intimista de parecer que a live é um show particular, dentro da sua casa, do seu quarto, é impagável. Parabéns família, incluindo Guarabyra e Tommy...

- Ricardo Amatucci

Paulo Farat vai esta nas lives do Papo Na Web a partir de amanha apresentando "Os Albuns Que Marcaram As Nossas Vidas"" Não percam, www.facebook.com/depaponaweb todas as terças-feiras as 20:00 horas

- Carlos Ronconi

Caro Luiz Carlos Sá, as canções que vocês fazem são maravilhosas, sinto a energia de cada uma. Tornei-me um admirador do trabalho de vocês no final dos anos 1970 com o LP Quatro e a partir de então saí procurando os discos de vocês, paguei um preço extorsivo pelo vendedor, os LP's "Casaco Marrom" do Guarabyra e "Passado, Presente e Futuro" (primeiro do Trio), mas valeu. tenho todos em LP's e CD's até o Antenas, depois desse só em CD's e o DVD "Outra Vez Na Estrada" exceto o mais recente "Cinamomo" mas em breve estarei com ele para curtir. A última vez que vi um show da dupla (nunca vi o trio em palco), foi no Recife no dia 16/04/2016 na Caixa Cultural, vi as duas apresentações. Levei dois bolos de rolo pra vocês, mas o Guarabyra não estava. Quero registrar que tenho até o LP "Vamos Por Aí", todos autografados, que foi num show feito no Teatro do Parque, as apresentações seriam nos 14,15 e 16/10/1992 mas o Guarabyra perdeu o voo e só foram dois dias, no dia do seu aniversário e outro no dia 16. Inesquecível. Agora estou lendo essas crônicas maravilhosas. Grande abraço forte e fraterno e muita saúde e sucesso pra vocês, sempre. P.S. O meu perfil no Facebook é Xavier de Brito e estou lá como Super Fã.

- Edison Xavier de Brito

Me lembro de ter lido algumas destas crônicas dos discos quando voce as publicou no Facebook em 2013, Sá. Muito emocionante reler e me emocionar de novo. Voces foram trilha sonora importantíssima dos últimos anos da minha vida. Sou de 1986, portanto de uma geração mais nova que escuta voces. Gratidão e vida longa a voces!

- Luiz Fernando Lopes

Salve!!! Que maravilha conhecer essas histórias de discos que fazem parte da minha vida. Parabéns `à Backstage e ao Sá! E, claro, esperando a crônica do Pirão. Esse disco me acompanha há mais de quarenta anos! Minhas filhas escutaram desde bebês e minha neta, que vai nascer agora em setembro, vai aprender a cantar todas as músicas!

- Maurício Cruz

com esse time de referências musicais (exatamente as minhas) mais o seu talento, não tem como não fazer música boa!!!! parabéns!!! com uma abraço de um fã que ouve seus discos desde essa época!

- nico figueiredo

Boa noite amigo, gostei muito das suas explicações, pois trabalho com mix gosto muito mesmo e assistindo você falando disso tudo gostei muito um abraço.

- Rubens Miranda Rodrigues

Obrigado Sá, obrigado Backstage, adoro essas histórias, muito bom, gostaria de ouvir histórias sobre as letras tbém, abç.

- Robson Marcelo ( Robinho de Guariba SP )

Esperando ansioso o Pirão de Peixe e o 4. Meu primeiro S&G

- Jeferson

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