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COLUNISTAS

Áudio & Eletrônica: a origem dos padrões do áudio analógico

15/07/2022 - 12:42h
Atualizado em 15/07/2022 - 16:10h


 

Caro leitor.

 

Nesse artigo eu trago informações técnicas e históricas sobre os padrões do áudio analógico, especialmente falando sobre níveis e impedâncias.

Não poderia começar esse artigo sem antes comentar um pouco sobre a telefonia. Nos anos 40 todos os padrões elétricos da telefonia “moderna” já estavam estabelecidos. O áudio recebeu como herança alguns  dispositivos e padrões que foram e ainda são usados em estações de rádio e estúdio de gravações. Para citar os dispositivos começarei com o “PATCH BAY”. Na telefonia foi usado para conectar usuário / usuário, depois cidade / estado e for fim país / país. No estúdio de áudio, em uma versão mais moderna, ele interconecta as saídas e entradas dos equipamentos, mudando a rota do sinal de áudio de acordo com a necessidade do engenheiro. Outro dispositivo bem conhecido é o medidor VU (volt unit). Usado nas centrais telefônicas como instrumento de teste. O técnico da rede telefônica checava as perdas de sinal das linhas usando uma tensão de referência na entrada e medindo no final do cabo.

 


Patch Bay, Alexander Graham Bell e o telefone de meados dos anos 60

 

Cabos Balanceados

No início da telefonia os usuários eram conectados ponto a ponto através de patch bay manuseado por uma operadora. Do ponto A até o ponto B, havia um longo caminho por cabos de cobre que corriam em paralelo com a rede elétrica. Tal condição proporcionava interferências eletromagnéticas - vamos parar pra pensar que naquele tempo o sinal já não era essas coisas... e com ruídos estáticos e Hamm de 60Hz, ficava bem pior..né? Daí que os engenheiros elétricos resolveram o problema usando pares trançados e transformadores com a impedância de 600 Ohms nas extremidades de cada linha. Agora o par estava com o sinal defasado em 180° entre os fios, cancelando o ruído captado em toda extensão da linha. O mesmo acontece quando ligamos um microfone á um pré-amp ou a saída de um pré-amp á entrada de um compressor. O fundamento do cabo balanceado que usamos hoje é exatamente igual à linha balanceada da telefonia.

 

 

Impedância 600 Ohms

Alinha de transmissão de 600 Ohms foi usada largamente até o fim da telefonia analógica. Mas continua para fins especiais e provavelmente ainda se usa linhas LP para transmissão de jogos de futebol ao vivo. Durante muito tempo foi usado o padrão 600 Ohms nas entradas e saídas dos equipamentos de áudio para que houvesse total casamento de impedância entre as emissoras de rádio e o sistema telefônico. No entanto hoje só encontramos esse padrão nos equipamentos clássicos, principalmente em compressores tipo o LA-2 e LA-3. Nos equipamentos a partir dos anos 70 o padrão de 600 Ohms já não era absoluto.

 

 

Phantom Power

A tensão de +48v que conhecemos como Phantom Power, usada hoje para alimentar os microfones condensadores também teve origem na telefonia. Para o funcionamento da fonia (áudio do telefone) era necessário uma fonte de corrente contínua (DC) que alimentasse o circuito do telefone. A diferença do nível DC funcionava como sinalização das funções de enlace, discagem e tarifação para a central telefônica. O padrão foi adotado pelo áudio em meados dos anos 60, com o começo do uso do FET “Field Effect Transistor” nos circuitos dos microfones, que até então só usavam válvula termiônicas na composição dos circuitos.“Um grande salto para aqueles dias”. O Phantom Power consiste em uma tensão de 48Vdc enviada pelo cabo de microfone balanceado através dos dois condutores (hot / cold) simultaneamente. Pelo mesmo par de cabos em que a fonte do pré-amp envia a tensão Phantom para alimentar o circuito do microfone, o mesmo envia o sinal de áudio para a entrada do pré-amp. Normalmente a corrente disponível para cada microfone é em torno de 8mA (0.008A ).

 

 

 

O Decibel

O dB, décimo do Bel, é uma unidade originalmente usada para quantificar a perda de sinal ao longo das redes telefônicas. O nome Bel é em homenagem ao cientista e inventor Alexander Graham Bell. Por definição, o dB é uma unidade de medida que compara a intensidade de um sinal a um nível de referência.

Explicando de uma forma simplificada, a unidade de referência do decibel volts é 1VRMS= 0dBv. Mas usamos odBu para medir sinais de áudio analógico. Que é a razão logarítmica de uma voltagem com referência a Vo = (0,7746VRMS), 0dBu. Em equipamentos analógicos de uso profissional, o padrão das saídas que geralmente são balanceadas é de +4dBu. Ou seja, quando o VU apontar 0dB, na saída terá um sinal de 1.228VRMS(+4dbu). Em equipamentos para uso de consumo, aqueles que usam geralmente entradas e saídas não balanceadas com conectores RCA os níveis são de 0,316VRMS(-10dbu). Já o dBFS não é uma unidade de medida elétrica e sim uma medida para sistemas digitais, onde o máximo é 0 dBFS. Pode se dizer que, quando no meter marcar -18 dBFS, seria igual a  0 VU. E se o conversor AD/DA estiver calibrado, teremos +4dBu no conector da saída analógica, considerando o  padrão americano. Portanto isso deve ser observado quando se conecta equipamentos analógicos com conversores AD/DA.

 

 

Áudio & Eletrônica: a origem dos padrões do áudio analógico
Cesar Portela

COMENTÁRIOS

O capacitor envelhece em um equipamento pouco usado também? Ou ele degrada principalmente com o uso? Por exemplo, um equipamento da década de 80 muito pouco usado precisaria de recap por desgaste do tempo?

- Henrique M

Ótimo, vai ajudar muito! Cesar é fantástico, ótima matéria!

- adriano vasque da

Saudades da Paranoia saudável que tínhamos no Freeeeeee Jazzzzzz Festival (imitando Zuza em suas apresentações magnificas) Parabéns Farat Forte abraço

- Ernani Napolitano

Artigo incrivel! Extremamente realista e necessário, obrigado mestre!

- Jennifer Rodrigues

Depois de 38 anos ouvindo o disco, eis q me deparo com a história dele. Multo bom!! Abrss

- Fernando Baptista Junqueira

Que maravilha de matéria, muito verdadeira é muito bem escrita, quem viveu como eu esta época, só pode agradecer pela oportunidade que Deus me concedeu. Vou ler todas, mas tinha que começar por esta… abraços…

- Caio Flávio

Só li verdades! Parabéns pela matéria Farat

- Guile

Ótimo texto Zé parabéns !!!!! Aguardando os próximos!!!

- Marco Aurélio

Adoro ver e rever as lives do Sá! Redescobri várias músicas da dupla valorizadas pela execução nas "Lives do Sá". Espero que esse trabalho volte de vez em quando. O Sá, juntamente com o Guilherme Arantes e o Tom Zé, está entre os melhores contadores de casos da MPB. Um livro com a história da dupla/trio escrito por ele seria muito interessante!

- Bruno Sander

Ontem foi um desses dias em que a intuição está atenta. Saí a caminhar pela Savassi sabendo que iria entrar naquela loja de discos onde sempre acho algo precioso em vinil. Já na loja, fui logo aos brasileiros e lá estavam o Nunca e o Pirão de Peixe em ótimo estado de conservação, o que é raríssimo. Comprei ambos. O 2º eu já tinha, meio chumbado. O Nunca eu conhecia de CD, e tem algumas das músicas que mais gosto da dupla, p. ex. Nuvens d'Água (acho perfeita), Coisa A-Toa (alusão à ditadura?), e outras. Me disseram que o F. Venturini é fã do Procol Harum, e realmente alguns solos de órgão dele fazem lembrar a banda inglesa.

- João Henrique Jr.

Que maravilha de matéria. Me transportei aos anos de ouro da música brasileira

- Sidney Ribeiro

Trabalho lindão. Parabéns à todos os envolvidos!

- Anderson Farias de Melo

O que dizer do melhor disco da música nacional(minha opinião). Tive o prazer em ver eles como dupla e a volta como trio em um shopping da zona leste de sampa. Lançamento do disco outra vez na estrada. Espero poder voltar a vê-los novamente, já que o Sa hoje mora fora do Brasil. E essa Pandemia, que isolou muito as pessoas. Obrigado por vocês existirem como músicos, poetas e instrumentistas. Vocês são F..., Obrigado, abracos

- Luiz antonio Rocha

Que maravilha Querido Paulinho Paulo Farat!! Obrigado por dividir conosco momentos tão lindos , pela maravilha de pessoa e imenso talento que Vc sempre teve, tem e terá, sempre estará no lugar certo e na hora certa ! Emocionante! Tive a honra de trabalhar muitas vezes com Vc, em especial na época do Zonazul , obrigado por tudo, parabéns pela brilhante carreira e que Deus Abençõe sempre . Bjbj

- Michel Freidenson

Mais uma vez um texto sensacional sobre a história da música e dos músicos brasileiros. Parabéns primo e obrigado por manter viva a memória dessas pessoas tão especiais para nós E vai gravar o vídeo desta semana! Kkkk

- Carlos Ronconi

Grande Farat!!! Bacana demais a coluna! Cheio de boas memorias pra compartilha!!!

- Luciana Lee

Valeu Paulo Farat por registrar nosso trabalho com tanto carinho e emoção sincera. Foram momentos profissionais muito importantes para todos nós. Inesquecíveis ! A todos os membros de nossa equipe,( e que equipe! ) Nosso Carinho e Saudades ! ???? ???????????????????? Guilherme Emmer Dias Gomes Mazinho Ventura Heitor TP Pereira Paulo Braga Renato Franco Walter Rocche Hamilton Griecco Micca Luiz Tornaghi Carlão Renato Costa Selma Silva Marilene Gondim Cláudia Zettel (in memoriam) Cristina Ferreira Neuza Souza

- Alberto Traiger

Depois de um ano de empresa 3M pude fazer o bendito carnê e comprei uma vitrolinha (em 12X) e na mesma hora levei Pirão, Quatro (Que era o novo), Es´pelho Cristalino e Vivo do Alceu, fiquei um ano ouvindo e pirando sem parar, depois vi o show do Quatro em Campinas. Considero o mais equilibrado de todos, sendo que sempre pendendo pro rural e nem tanto pro urbano, um disco atemporal podendo ser ouvido em qualquer situação, pois levanta o astral mesmo. No momento, Chuva no campo é ''a favorita'', mas depois passa e vem outra, igualzinho à aquela banda de Liverpool, manja????

- Ademilson Carlos de Sá

B R A V O!!! Paulo Farat não esqueça: “Afina isso aí moleque!” Hahahaha Tremendo profissional, sou teu fã, Grande abraço!

- Dudu Portes

Show é sensacional. Mas a s sensação intimista de parecer que a live é um show particular, dentro da sua casa, do seu quarto, é impagável. Parabéns família, incluindo Guarabyra e Tommy...

- Ricardo Amatucci

Paulo Farat vai esta nas lives do Papo Na Web a partir de amanha apresentando "Os Albuns Que Marcaram As Nossas Vidas"" Não percam, www.facebook.com/depaponaweb todas as terças-feiras as 20:00 horas

- Carlos Ronconi

Caro Luiz Carlos Sá, as canções que vocês fazem são maravilhosas, sinto a energia de cada uma. Tornei-me um admirador do trabalho de vocês no final dos anos 1970 com o LP Quatro e a partir de então saí procurando os discos de vocês, paguei um preço extorsivo pelo vendedor, os LP's "Casaco Marrom" do Guarabyra e "Passado, Presente e Futuro" (primeiro do Trio), mas valeu. tenho todos em LP's e CD's até o Antenas, depois desse só em CD's e o DVD "Outra Vez Na Estrada" exceto o mais recente "Cinamomo" mas em breve estarei com ele para curtir. A última vez que vi um show da dupla (nunca vi o trio em palco), foi no Recife no dia 16/04/2016 na Caixa Cultural, vi as duas apresentações. Levei dois bolos de rolo pra vocês, mas o Guarabyra não estava. Quero registrar que tenho até o LP "Vamos Por Aí", todos autografados, que foi num show feito no Teatro do Parque, as apresentações seriam nos 14,15 e 16/10/1992 mas o Guarabyra perdeu o voo e só foram dois dias, no dia do seu aniversário e outro no dia 16. Inesquecível. Agora estou lendo essas crônicas maravilhosas. Grande abraço forte e fraterno e muita saúde e sucesso pra vocês, sempre. P.S. O meu perfil no Facebook é Xavier de Brito e estou lá como Super Fã.

- Edison Xavier de Brito

Me lembro de ter lido algumas destas crônicas dos discos quando voce as publicou no Facebook em 2013, Sá. Muito emocionante reler e me emocionar de novo. Voces foram trilha sonora importantíssima dos últimos anos da minha vida. Sou de 1986, portanto de uma geração mais nova que escuta voces. Gratidão e vida longa a voces!

- Luiz Fernando Lopes

Salve!!! Que maravilha conhecer essas histórias de discos que fazem parte da minha vida. Parabéns `à Backstage e ao Sá! E, claro, esperando a crônica do Pirão. Esse disco me acompanha há mais de quarenta anos! Minhas filhas escutaram desde bebês e minha neta, que vai nascer agora em setembro, vai aprender a cantar todas as músicas!

- Maurício Cruz

com esse time de referências musicais (exatamente as minhas) mais o seu talento, não tem como não fazer música boa!!!! parabéns!!! com uma abraço de um fã que ouve seus discos desde essa época!

- nico figueiredo

Boa noite amigo, gostei muito das suas explicações, pois trabalho com mix gosto muito mesmo e assistindo você falando disso tudo gostei muito um abraço.

- Rubens Miranda Rodrigues

Obrigado Sá, obrigado Backstage, adoro essas histórias, muito bom, gostaria de ouvir histórias sobre as letras tbém, abç.

- Robson Marcelo ( Robinho de Guariba SP )

Esperando ansioso o Pirão de Peixe e o 4. Meu primeiro S&G

- Jeferson

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