Anuncio topo
COLUNISTAS

A explosiva, iluminada e derradeira (?) turnê do Kiss

19/05/2022 - 09:44h
Atualizado em 31/05/2022 - 15:40h


 

Foto aberura: Banda americana Kiss na turnê “The End Of The Road World Tour” – Pedreira Paulo Leminski (Curitiba-PR)(28/04/2022). Fonte: Caio Duran / Opus Entretenimento

 

A evolução da iluminação cênica nos shows de Rock’n’Roll – como também dos efeitos e outros recursos utilizados nos palcos - confunde-se em parte com a trajetória da banda americana Kiss. Desde a primeira metade da década de 1970, seus espetáculos se tornaram épicos e marcantes, para fãs, músicos e profissionais que trabalham na produção de shows. 

Nesta conversa, a última (?) turnê da banda será analisada pelo espetáculo presenciado em Curitiba (PR) na atual e conclusiva (?) turnê – The End Of The Road World Tour.

 

Após serem inicialmente adiados e depois reconfirmados, enfim, foram realizadososaguardados shows da última (?) turnê da banda americana Kiss no Brasil, programados inicialmente para maio de 2020, e posteriormente novembro daquele mesmo ano, mas produzidos e presenciados pela plateia de fato em 2022, sendo em Curitiba na Pedreira Paulo Leminski no dia 28 de abril deste ano.

 

Além da espera por esse espetáculo – o segundo na capital paranaense, sendo o primeiro anteriormente realizado em 2015, e, coincidentemente e novamente, tendo a banda Kiss como reabertura daquele espaço para shows internacionais – que foi possibilitado pela flexibilização dos protocolos sanitários e justificada pela melhora no quadro geral da pandemia da COVID-19, as expectativas estavam ainda mais elevadas e, mesmo com um atraso de 45 minutos para o início, foi entregue um show que definitivamente posiciona a banda em um status de espetáculos grandiosos,emblemáticos e vislumbrantes. Afinal, com uma estrutura de quase cinquenta toneladas de equipamentos de áudio, vídeo e luz, a banda entrega à plateia o mesmo imponente espetáculo, em qualquer lugar que seja.

 

 


Figura 1: Banda americana Kiss na turnê “The End Of The Road World Tour” – Pedreira Paulo Leminski (Curitiba-PR) (28/04/2022). Fonte: Cezar Galhart

 

 

Formada na cidade de Nova Iorque (EUA) em 1973, a banda se consagrou para a grande massa a partir do primeiro registro oficial dos shows, eternizado emAlive I (1975), quartoálbum da banda e primeiro disco duplo ao vivo lançado pelo quarteto –formado por Paul Stanley (guitarra e vocais) e Gene Simmons (baixo e vocais), que continuam na formação atual, além de Ace Frehley (guitarra solo e vocais) e Peter Criss (bateria e vocais), que deixaram a banda em 1982 e 1980, respectivamente.Já na metade da década de 1970, Kiss já era considerada uma das mais visualmente impactantes bandas a se apresentarem nos palcos em todo o mundo. No Brasil, a bandateve sua primeira passagem em junho de 1983 para uma turnê realizada no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo, mas com Vinnie Vincent e Eric Carr, respectivamente, na guitarra solo e bateria, em substituição a Criss e Ace. Na turnê atual, Eric Singer (bateria e vocais) e Tommy Thayer (guitarra e vocais), completam a banda com Paul e Gene.

 

 

Para a The End Of The Road World Tour, iniciada em janeiro de 2019 em Vancouver (Canadá), os lighting&production designersamericanos SoonerRouthier e Robert Long, que acompanham as turnês da banda desde a “Monster World Tour” (que passou no Brasil em novembro de 2012 em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro), mesclaram sofisticadas tecnologias aos princípios “OldSchool” inerentes ao repertório e à identidade da banda.

 

 


Figura 2: Banda americana Kiss na turnê “The End Of The Road World Tour” – Pedreira Paulo Leminski (Curitiba-PR) (28/04/2022). Fonte: Cezar Galhart

 

 

A essência desses espetáculos está fundamentada nas dinâmicas requeridas pela iluminação para atender aos diversos momentos dos shows, e pela multissensorialidadeque integra essa experiências singulares– uma vez que não se trata apenas de eventos para serem vistos, mas para serem sentidos e percebidos por outros estímulos.

 

 

Destaca-se a utilização de seis módulos com telas de vídeo de 12mm, modelo Smartvision S-LINE desenvolvidos pela empresa canadense SACO Technologies, operados com o protocolo de comunicação V-Stream, proprietário daquela mesma empresa. A criação dos vídeos e animações ficou sob a responsabilidade da empresa também canadense Solotech Inc.

 

 

A essas estruturas modulares móveis, surge outro aspecto que caracteriza a concepção das turnês da banda, desde o início. Além da maquiagem que personaliza cada integrante, há componentes de teatralidade que exigem soluções cenográficas para determinados atos, que enaltecem os aspectos individuais, seja pelas atuações isoladas ou mesmo os solos que potencializam as virtudes técnicas ou performáticas de cada integrante. Assim, GodOfThunder, centrada em Gene, e Love Gun e I WasMade for Lovin' You, focadas em Paul, literalmente transportam os dois personagens para outros patamares, e lugares, diferentes.

 

 

O repertório, formado por vinte e três canções, compreendendo um trajetória que abrange desde o primeiro álbum, homônimo (com as canções Deuce, Cold Gin, um trecho de 100,000 Years e Black Diamond, lançadas em 1974) até o penúltimo, lançado em 2009 (Sonic Boom, com a canção Say Yeah), indubitavelmente oferece uma noção da carreira de uma banda com 49 anos de duração, e mesmo para os fãs mais exigentes, consegue agradar e manter a plateia por quase duas horas (aproximadamente, uma hora e quarenta minutos de show em Curitiba).

 


Figura 4: Banda americana Kiss na turnê “The End Of The Road World Tour” – Pedreira Paulo Leminski (Curitiba-PR) (28/04/2022). Fonte: Cezar Galhart

 

 

Conforme já mencionado anteriormente, a iluminação cênica, predominantemente “OldSchool” foi idealizada para apresentar fachos coloridos geometricamente alinhados ou angulados aos planos do palco, sem transições frenéticas e ofuscantes, e sem muitas marcações, mas totalmente harmonizadas com os contextos musicais e pela predominância de cores primárias, no padrão RGB.

 

 

Se por um lado os efeitos de iluminação cênica se apresentaram mais simples e diretos, os vídeos e animações que acompanharam algumas canções, por outro lado, trouxeram algumas das mais sofisticadas tecnologias de representação e qualificação técnica e tecnológica. Somados a esses recursos, a adição de lasers, labaredas de fogo, explosões (que quase causaram um acidente em um dos módulos de vídeo), bolas infláveis e papel picado complementaram as credenciais de um espetáculo exuberante, cujo formato se restringe a poucas bandas que ainda mantém essa produção “vintage”.

 


Figura 5: Banda americana Kiss na turnê “The End Of The Road World Tour” – Pedreira Paulo Leminski (Curitiba-PR)(28/04/2022). Fonte: Cezar Galhart

 

 

Não se trata da única turnê de despedida da banda – a primeira foi realizada em 2000 e 2001 (basicamente nos Estados Unidos, Japão e Austrália) -, e não se sabe se The End Of The Road World Tour será realmente a excursão mundial a encerrar a trajetória e situar esta como o fim da estrada dos shows da banda, mas, definitivamente, trata-se de uma celebração visual e estética, contemplativa e interativa, emocionante e divertida, que, se for a derradeira, encerrará um capítulo e mesmo uma era de espetáculos, como jamais (?) será repetida.

 

 

Abraços e até a próxima conversa!!!

A explosiva, iluminada e derradeira (?) turnê do kiss
Cezar Galhart

COMENTÁRIOS

O capacitor envelhece em um equipamento pouco usado também? Ou ele degrada principalmente com o uso? Por exemplo, um equipamento da década de 80 muito pouco usado precisaria de recap por desgaste do tempo?

- Henrique M

Ótimo, vai ajudar muito! Cesar é fantástico, ótima matéria!

- adriano vasque da

Saudades da Paranoia saudável que tínhamos no Freeeeeee Jazzzzzz Festival (imitando Zuza em suas apresentações magnificas) Parabéns Farat Forte abraço

- Ernani Napolitano

Artigo incrivel! Extremamente realista e necessário, obrigado mestre!

- Jennifer Rodrigues

Depois de 38 anos ouvindo o disco, eis q me deparo com a história dele. Multo bom!! Abrss

- Fernando Baptista Junqueira

Que maravilha de matéria, muito verdadeira é muito bem escrita, quem viveu como eu esta época, só pode agradecer pela oportunidade que Deus me concedeu. Vou ler todas, mas tinha que começar por esta… abraços…

- Caio Flávio

Só li verdades! Parabéns pela matéria Farat

- Guile

Ótimo texto Zé parabéns !!!!! Aguardando os próximos!!!

- Marco Aurélio

Adoro ver e rever as lives do Sá! Redescobri várias músicas da dupla valorizadas pela execução nas "Lives do Sá". Espero que esse trabalho volte de vez em quando. O Sá, juntamente com o Guilherme Arantes e o Tom Zé, está entre os melhores contadores de casos da MPB. Um livro com a história da dupla/trio escrito por ele seria muito interessante!

- Bruno Sander

Ontem foi um desses dias em que a intuição está atenta. Saí a caminhar pela Savassi sabendo que iria entrar naquela loja de discos onde sempre acho algo precioso em vinil. Já na loja, fui logo aos brasileiros e lá estavam o Nunca e o Pirão de Peixe em ótimo estado de conservação, o que é raríssimo. Comprei ambos. O 2º eu já tinha, meio chumbado. O Nunca eu conhecia de CD, e tem algumas das músicas que mais gosto da dupla, p. ex. Nuvens d'Água (acho perfeita), Coisa A-Toa (alusão à ditadura?), e outras. Me disseram que o F. Venturini é fã do Procol Harum, e realmente alguns solos de órgão dele fazem lembrar a banda inglesa.

- João Henrique Jr.

Que maravilha de matéria. Me transportei aos anos de ouro da música brasileira

- Sidney Ribeiro

Trabalho lindão. Parabéns à todos os envolvidos!

- Anderson Farias de Melo

O que dizer do melhor disco da música nacional(minha opinião). Tive o prazer em ver eles como dupla e a volta como trio em um shopping da zona leste de sampa. Lançamento do disco outra vez na estrada. Espero poder voltar a vê-los novamente, já que o Sa hoje mora fora do Brasil. E essa Pandemia, que isolou muito as pessoas. Obrigado por vocês existirem como músicos, poetas e instrumentistas. Vocês são F..., Obrigado, abracos

- Luiz antonio Rocha

Que maravilha Querido Paulinho Paulo Farat!! Obrigado por dividir conosco momentos tão lindos , pela maravilha de pessoa e imenso talento que Vc sempre teve, tem e terá, sempre estará no lugar certo e na hora certa ! Emocionante! Tive a honra de trabalhar muitas vezes com Vc, em especial na época do Zonazul , obrigado por tudo, parabéns pela brilhante carreira e que Deus Abençõe sempre . Bjbj

- Michel Freidenson

Mais uma vez um texto sensacional sobre a história da música e dos músicos brasileiros. Parabéns primo e obrigado por manter viva a memória dessas pessoas tão especiais para nós E vai gravar o vídeo desta semana! Kkkk

- Carlos Ronconi

Grande Farat!!! Bacana demais a coluna! Cheio de boas memorias pra compartilha!!!

- Luciana Lee

Valeu Paulo Farat por registrar nosso trabalho com tanto carinho e emoção sincera. Foram momentos profissionais muito importantes para todos nós. Inesquecíveis ! A todos os membros de nossa equipe,( e que equipe! ) Nosso Carinho e Saudades ! ???? ???????????????????? Guilherme Emmer Dias Gomes Mazinho Ventura Heitor TP Pereira Paulo Braga Renato Franco Walter Rocche Hamilton Griecco Micca Luiz Tornaghi Carlão Renato Costa Selma Silva Marilene Gondim Cláudia Zettel (in memoriam) Cristina Ferreira Neuza Souza

- Alberto Traiger

Depois de um ano de empresa 3M pude fazer o bendito carnê e comprei uma vitrolinha (em 12X) e na mesma hora levei Pirão, Quatro (Que era o novo), Es´pelho Cristalino e Vivo do Alceu, fiquei um ano ouvindo e pirando sem parar, depois vi o show do Quatro em Campinas. Considero o mais equilibrado de todos, sendo que sempre pendendo pro rural e nem tanto pro urbano, um disco atemporal podendo ser ouvido em qualquer situação, pois levanta o astral mesmo. No momento, Chuva no campo é ''a favorita'', mas depois passa e vem outra, igualzinho à aquela banda de Liverpool, manja????

- Ademilson Carlos de Sá

B R A V O!!! Paulo Farat não esqueça: “Afina isso aí moleque!” Hahahaha Tremendo profissional, sou teu fã, Grande abraço!

- Dudu Portes

Show é sensacional. Mas a s sensação intimista de parecer que a live é um show particular, dentro da sua casa, do seu quarto, é impagável. Parabéns família, incluindo Guarabyra e Tommy...

- Ricardo Amatucci

Paulo Farat vai esta nas lives do Papo Na Web a partir de amanha apresentando "Os Albuns Que Marcaram As Nossas Vidas"" Não percam, www.facebook.com/depaponaweb todas as terças-feiras as 20:00 horas

- Carlos Ronconi

Caro Luiz Carlos Sá, as canções que vocês fazem são maravilhosas, sinto a energia de cada uma. Tornei-me um admirador do trabalho de vocês no final dos anos 1970 com o LP Quatro e a partir de então saí procurando os discos de vocês, paguei um preço extorsivo pelo vendedor, os LP's "Casaco Marrom" do Guarabyra e "Passado, Presente e Futuro" (primeiro do Trio), mas valeu. tenho todos em LP's e CD's até o Antenas, depois desse só em CD's e o DVD "Outra Vez Na Estrada" exceto o mais recente "Cinamomo" mas em breve estarei com ele para curtir. A última vez que vi um show da dupla (nunca vi o trio em palco), foi no Recife no dia 16/04/2016 na Caixa Cultural, vi as duas apresentações. Levei dois bolos de rolo pra vocês, mas o Guarabyra não estava. Quero registrar que tenho até o LP "Vamos Por Aí", todos autografados, que foi num show feito no Teatro do Parque, as apresentações seriam nos 14,15 e 16/10/1992 mas o Guarabyra perdeu o voo e só foram dois dias, no dia do seu aniversário e outro no dia 16. Inesquecível. Agora estou lendo essas crônicas maravilhosas. Grande abraço forte e fraterno e muita saúde e sucesso pra vocês, sempre. P.S. O meu perfil no Facebook é Xavier de Brito e estou lá como Super Fã.

- Edison Xavier de Brito

Me lembro de ter lido algumas destas crônicas dos discos quando voce as publicou no Facebook em 2013, Sá. Muito emocionante reler e me emocionar de novo. Voces foram trilha sonora importantíssima dos últimos anos da minha vida. Sou de 1986, portanto de uma geração mais nova que escuta voces. Gratidão e vida longa a voces!

- Luiz Fernando Lopes

Salve!!! Que maravilha conhecer essas histórias de discos que fazem parte da minha vida. Parabéns `à Backstage e ao Sá! E, claro, esperando a crônica do Pirão. Esse disco me acompanha há mais de quarenta anos! Minhas filhas escutaram desde bebês e minha neta, que vai nascer agora em setembro, vai aprender a cantar todas as músicas!

- Maurício Cruz

com esse time de referências musicais (exatamente as minhas) mais o seu talento, não tem como não fazer música boa!!!! parabéns!!! com uma abraço de um fã que ouve seus discos desde essa época!

- nico figueiredo

Boa noite amigo, gostei muito das suas explicações, pois trabalho com mix gosto muito mesmo e assistindo você falando disso tudo gostei muito um abraço.

- Rubens Miranda Rodrigues

Obrigado Sá, obrigado Backstage, adoro essas histórias, muito bom, gostaria de ouvir histórias sobre as letras tbém, abç.

- Robson Marcelo ( Robinho de Guariba SP )

Esperando ansioso o Pirão de Peixe e o 4. Meu primeiro S&G

- Jeferson

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Escreva sua opinião abaixo*