Anuncio topo
COLUNISTAS

Music & Business - Fevereiro 2021

09/02/2021 - 16:50h
Atualizado em 10/02/2021 - 15:04h




 

Aqui você vê

 

Novos Álbuns

Cancelamento do Glastonbury

Por Dentro da Sensação do Momento: Olivia Rodrigo

 


 

  • Novos Álbuns – Data de Lançamento: 05 de fevereiro


  • The Weeknd – The Highlights

  • Foo Fighters – Medicine at Midnight

  • Gusttavo Lima – O Embaixador - The Legacy (Ao Vivo)

  • Mumuzinho – Playlist

  • CNCO – Déjà Vu

  • Hayley Williams – FLOWERS for Vases / Descansos

  • Black Coffee – Subconsciously

  • Chelsea Cutler & Jeremy Zucker – brent ii EP

  • VanJess – Homegrown

 


  • Dentro do universo do entretenimento acredito que nenhuma indústria sofreu tanto nas mãos da pandemia como a de shows e festivais (que se encaixam na categoria de Live Events). Porém, ainda que fãs, músicos, organizadores e patrocinadores estejam esperançosos para 2021, o ano definitivamente não começou do jeito que todos gostariam.
     

  • No dia 21/01 foi anunciado o cancelamento do Glastonbury, um dos maiores festivais de música do mundo e talvez o principal festival do verão europeu. Se em 2020, foi com muita tristeza que os organizadores Michael e Emily Eavis anunciaram a não realização da 50ª edição do festival, este ano essa decisão tenha sido ainda mais dolorosa.
     

    • Aparentemente, devido a nova onda de casos na Inglaterra, país onde é realizado o festival, os organizadores procuraram apoio financeiro do governo durante os últimos meses. Além disso, Julian Knight, um membro do Parlamento, comentou que chamou a atenção de alguns ministros para agir e tentar proteger os festivais renomados da região da Grã Bretanha através de um seguro respaldado pelo governo.
       

      • Como dado curioso, o governo concedeu um seguro de 500 milhões de libras para as indústrias de cinema e televisão.
         

  • A diferença de outros continentes, a Europa preza muito seus festivais durante o verão. Só em 2019, o valor bruto agregado à economia da Grã Bretanha foi de £1,76 bilhões.
     

    • Além disso, shows e festivais são um dos principais motivos pelos quais pessoas do mundo todo visitam a região: em 2019, turista gastaram em torno de £460 milhões somente na região de Midlands.
       

    • Desta forma, o cancelamento do principal evento de música ao vivo do Reino Unido não só repercute dentro da região como no continente europeu.
       

    • Na Alemanha, o Ministro das Finanças disse que começarão cobrir esse tipo de eventos culturais.
       

    • Na Áustria, foi lançado recentemente um plano de seguro para cobrir eventos que não podem ser remarcados.
       

Na França, de acordo com Olivier Garnier, porta-voz do Hellfest (festival francês de heavy metal), a notícia do Glastonbury é chocante e um mal sinal para indústria.



  • No Brasil, de acordo com a Statista, o Lollapalooza em São Paulo é o festival mais trouxe receita em 2019 para país. A edição de 2021 está programa para 10-12 de setembro. Porém levam-se meses para organizar um festival desse porte, além de meses de negociação com patrocinadores e a logística para artistas internacionais.
     

    • Talvez ainda esteja longe, porém quando ainda temos que considerar o público, tanto nacional como internacional, e quem trabalhará no evento, é difícil e imprudente dizer “sim, vamos em frente” sem saber ao certo como estará o tema da vacinação no país, considerando também a massiva leva de testes que deverão ser feitos para admitir pessoas no local.

       

  • É triste admitir que essa talvez será última indústria dentro do mundo do entretenimento a “voltar ao normal”, porém não podemos criar falsas expectativas e afirmar 100% que tudo estará caminhando dentro de alguns meses.

 

 



 

  • Na sexta-feira dia 8 janeiro, a música “Drivers License” da cantora americana de 17 anos Olivia Rodrigo foi oficialmente lançada pela gravadora Geffen Records. Este é o primeiro single oficial da cantora que ganhou fama por estrelar o High School Musical: A Série: O Musical, série inspirada na trilogia do High School Musical da Disney e lançado exclusivamente no Disney+.
     

    • A música “All I Want”, cantada e escrita por Rodrigo para série, acumulou mais de 200 milhões de stream no Spotify.
       

  • No papel, “Drivers License” deveria haver sido somente mais um lançamento de uma artista em ascensão surfando o hype de uma série relativamente popular entre o público mais jovem.
     

    • Além disso, a letra da música, escrita pela cantora junto a Daniel Nigro (quem produziu “Drivers License”), segue uma das melhores fórmulas já descobertas do mundo musical, uma história sobre abandono, ainda que Rodrigo expressa que emoção, intimidade e a vulnerabilidade da música são as coisas que mais importam a ela.
       

      • Daniel Nigro é o ex-vocalista da banda indie As Tall as Lions e tem produzido tracks para artistas de pop alternativo como Conan Grey, Empress Off e Caroline Polachek.
         

  • Porém, o resultado após 6 dias do lançamento foi algo inexplicável e inesperado, tanto para a artista como para a gravadora. No Spotify, “Drivers License” quebrou o recorde de streams globais em um único dia (11/01) com 15,17 milhões. No dia seguinte, ela quebrou seu próprio recorde com 17 milhões.
     

    • Como a cereja do bolo no quesito streams, “Drivers License” também foi a música que mais rápido alcançou 100 milhões de streams na plataforma sueca (somente 8 dias).
       

    • A música também foi hit em outras plataformas – a mais tocada no mundo na Apple Music e a mais pedida no Alexa, assistente de voz da Amazon.
       

    • Para a Geffen Records, “Drivers License” é a primeira música a alcançar o topo das listas desde 2007 com o hit “Say it Right” de Nelly Furtado.
       

  • Concretando a semana de sucesso, “Drivers License” debutou no topo das principais paradas musicais, a Official Singles Chart (Grã Bretanha) e Billboard Hot 100 (Estados Unidos).
     

    • Tanto na Grã Bretanha como nos Estado Unidos, a música continua em primeiro lugar (4 semanas).
       

  • Que a indústria musical é super competitiva todos sabemos. Uma base de fãs bem estabelecida, independentemente se você for a Taylor Swift, Ed Sheeran ou Drake, não garante que sua música debutará no topo dos rankings musicais. Obviamente, isso ajuda muito. No caso de Olivia Rodrigo, apesar do sucesso da série no Disney+ junto aos seus 3 anos estrelando o show Bizaardvaark no Disney Channel e seus na época 4.7 milhões de seguidores no Instagram, na lógica, não seriam o suficiente para realizar o feito concretizado por “Drivers License”.
     

    • Um dos grandes fatores atribuídos ao sucesso do single é o marketing por trás dele. Lucy Dann, Head de Marketing da Polydor Records, disse que o lançamento foi preparado junto aos parceiros da gravadora e tinham clipe da música pronto antes do Natal. Desta forma, “o primeiro que fizemos pós-Natal foi lembrar aos fãs sobre isso para assim ter seu foco antes de 2021 começar.”
       

  • Rodrigo descreveu que seu primeiro álbum––sem data estabelecida para 2021––será extremadamente versátil, utilizando elementos que vão desde rock alternativo, confissões de autora/compositora e pop. Além disso, a cantora continua suas gravações para a segunda temporada da série da Disney+.

 

 

Music & Business - Fevereiro 2021
Guilherme Canineo

COMENTÁRIOS

Depois de um ano de empresa 3M pude fazer o bendito carnê e comprei uma vitrolinha (em 12X) e na mesma hora levei Pirão, Quatro (Que era o novo), Es´pelho Cristalino e Vivo do Alceu, fiquei um ano ouvindo e pirando sem parar, depois vi o show do Quatro em Campinas. Considero o mais equilibrado de todos, sendo que sempre pendendo pro rural e nem tanto pro urbano, um disco atemporal podendo ser ouvido em qualquer situação, pois levanta o astral mesmo. No momento, Chuva no campo é ''a favorita'', mas depois passa e vem outra, igualzinho à aquela banda de Liverpool, manja????

- Ademilson Carlos de Sá

B R A V O!!! Paulo Farat não esqueça: “Afina isso aí moleque!” Hahahaha Tremendo profissional, sou teu fã, Grande abraço!

- Dudu Portes

Show é sensacional. Mas a s sensação intimista de parecer que a live é um show particular, dentro da sua casa, do seu quarto, é impagável. Parabéns família, incluindo Guarabyra e Tommy...

- Ricardo Amatucci

Paulo Farat vai esta nas lives do Papo Na Web a partir de amanha apresentando "Os Albuns Que Marcaram As Nossas Vidas"" Não percam, www.facebook.com/depaponaweb todas as terças-feiras as 20:00 horas

- Carlos Ronconi

Caro Luiz Carlos Sá, as canções que vocês fazem são maravilhosas, sinto a energia de cada uma. Tornei-me um admirador do trabalho de vocês no final dos anos 1970 com o LP Quatro e a partir de então saí procurando os discos de vocês, paguei um preço extorsivo pelo vendedor, os LP's "Casaco Marrom" do Guarabyra e "Passado, Presente e Futuro" (primeiro do Trio), mas valeu. tenho todos em LP's e CD's até o Antenas, depois desse só em CD's e o DVD "Outra Vez Na Estrada" exceto o mais recente "Cinamomo" mas em breve estarei com ele para curtir. A última vez que vi um show da dupla (nunca vi o trio em palco), foi no Recife no dia 16/04/2016 na Caixa Cultural, vi as duas apresentações. Levei dois bolos de rolo pra vocês, mas o Guarabyra não estava. Quero registrar que tenho até o LP "Vamos Por Aí", todos autografados, que foi num show feito no Teatro do Parque, as apresentações seriam nos 14,15 e 16/10/1992 mas o Guarabyra perdeu o voo e só foram dois dias, no dia do seu aniversário e outro no dia 16. Inesquecível. Agora estou lendo essas crônicas maravilhosas. Grande abraço forte e fraterno e muita saúde e sucesso pra vocês, sempre. P.S. O meu perfil no Facebook é Xavier de Brito e estou lá como Super Fã.

- Edison Xavier de Brito

Me lembro de ter lido algumas destas crônicas dos discos quando voce as publicou no Facebook em 2013, Sá. Muito emocionante reler e me emocionar de novo. Voces foram trilha sonora importantíssima dos últimos anos da minha vida. Sou de 1986, portanto de uma geração mais nova que escuta voces. Gratidão e vida longa a voces!

- Luiz Fernando Lopes

Salve!!! Que maravilha conhecer essas histórias de discos que fazem parte da minha vida. Parabéns `à Backstage e ao Sá! E, claro, esperando a crônica do Pirão. Esse disco me acompanha há mais de quarenta anos! Minhas filhas escutaram desde bebês e minha neta, que vai nascer agora em setembro, vai aprender a cantar todas as músicas!

- Maurício Cruz

com esse time de referências musicais (exatamente as minhas) mais o seu talento, não tem como não fazer música boa!!!! parabéns!!! com uma abraço de um fã que ouve seus discos desde essa época!

- nico figueiredo

Boa noite amigo, gostei muito das suas explicações, pois trabalho com mix gosto muito mesmo e assistindo você falando disso tudo gostei muito um abraço.

- Rubens Miranda Rodrigues

Obrigado Sá, obrigado Backstage, adoro essas histórias, muito bom, gostaria de ouvir histórias sobre as letras tbém, abç.

- Robson Marcelo ( Robinho de Guariba SP )

Esperando ansioso o Pirão de Peixe e o 4. Meu primeiro S&G

- Jeferson

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Escreva sua opinião abaixo*