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COLUNISTAS

Music & Business - Março 2021

12/03/2021 - 10:51h
Atualizado em 12/03/2021 - 15:32h


 

Pauta


  • Novos Álbuns – Data de Lançamento: 05 de março
     

  • Drake – Scary Hours 2



     

  • Kings of Leon – When You See Yourself



     

  • Yasmin Santos – Foguete Não Tem Ré



     

  • Camilo – Mis Manos



     

  • Zara Larsson – Poster Girl



     

  • A Day to Remember – You’re Welcome

 


 

Revelados pela Sony Corporation no dia 03 de fevereiro

Valores do último trimestre de 2020 foram calculados na cotação 104,5 ienes para o dólar

 

  • A Sony Music teve uma receita de $2.87 bilhões de dólares provenientes de streaming em 2020.

    • Com isso, viu um aumento de quase $500 milhões de dólares (19,5%) em relação a 2019.

    • No total, considerando todos os formatos, licenciamento, etc., gerou um total de $4,51 bilhões de dólares.

       

  • Dentro da análise feita pelo Music Business Worldwide, a Sony Music teve um incremento em vendas físicas no último trimestre de 2020, algo que pode ser considerado uma surpresa por estarmos vivendo em uma pandemia e pelo aumento e procura por streaming e vendas digitais.

    • Comparado com a mesma época em 2019, foram $336 milhões de dólares a mais.

       

  • Obviamente, muitos desses números do último trimestre foram consequência de diversos projetos lançados por grandes nomes do meio musical. Abaixo uma lista dos principais álbuns que bombaram de outubro a dezembro:
     

    • AC/DC – Power Up



       

    • Harry Styles – Fine Lines (lançado em 2019)



       

    • Bruce Springsteen – Letter to You



       

    • Luke Combs – What You See Is What You Get



       

    • Miley Cyrus – Plastic Hearts



       

  •  Por último, a parte editorial (publishing) também teve um aumento de receita––inclui Sony/ATV além da Sony Music Publishing Japan. Foram $430,6 milhões de dólares em 2020 contra $365 milhões de 2019.

 


 

  • Square Adquire Participação Majoritária da Tidal

[Fonte: The New York Times, Vox, Music Business Worldwide]

  • A Square, empresa especializada em pagamentos via dispositivos móveis liderada pelo CEO do Twitter Jack Dorsey, anunciou nesta última quinta-feira (04/03) o plano para comprar uma parcela majoritária significativa do Tidal, plataforma de streaming musical de Jay-Z e outros artistas como Beyoncé e Rihanna.

    • O valor: $297 milhões de dólares em ações e cash além do fato de que Jay-Z será membro do conselho administrativo da Square.

    • Jesse Dorogusker, executivo da Square que liderará a Tidal de forma interina, disse que a Square providenciará as ferramentas financeiras necessárias para ajudar a que os artistas ligados a Tidal possam coletar seu lucro e gerenciar suas finanças. 

       

  • Em 2015, em uma parceria com outros artistas, Jay-Z comprou a Tidal por $56 milhões de dólares.

    • Em uma indústria dominada por Spotify e Apple Music, um dos grandes diferenciais da Tidal além da qualidade superior do áudio das músicas em sua plataforma é a exclusividade, tanto em música como em vídeo. Porém, como muitos dos artistas que são “donos parciais” da Tidal não possuem 100% dos direitos de sua própria arte, suas canções não poderiam ser escutadas exclusivamente na Tidal.

    • Em 2017, 33% da empresa foi vendida à Sprint, empresa de telecomunicações. Porém, Jay-Z recomprou essas ações após a aquisição da Sprint pela T-Mobile.

       

  • “Tudo se resume a uma simples ideia: encontrar novos meios para que artistas sustentar o seu trabalho. Novas ideias são descobertas nas interseções e nós acreditamos que haja uma ideia muito convincente entre música e economia. Se consideramos o que a Square possibilitou a diversos vendedores e indivíduos através do Cash App, nós acreditamos que podemos trabalhar para que os artistas tenham esse mesmo sucesso”. – Jack Dorsey. 

  • “Os artistas merecem as melhores ferramentas para auxiliá-los em sua jornada criativa. Eu e o Jack discutimos bastante sobre as diversas possibilidades que o Tidal pode oferecer e isso me deixou ainda mais inspirado para o futuro”. – Jay-Z

 

 



 

 

 

 

 

  • No dia 18 de fevereiro, a Big Hit Entertainment (casa do fenômeno mundial BTS) e a Universal Music Group (UMG) anunciaram uma parceria estratégica ampliada.

    • Esse novo acordo verá as duas empresas trabalhando juntas para que artistas tenham mais oportunidades através de inovação e tecnologia. Ao mesmo tempo, as duas empresas trabalharam para expandir a nível mundial o alcance da música e da cultura K-Pop.

    • Artistas da UMG irão explorar uma comunicação reforçada com seus fãs através da Weverse, “uma plataforma comunitária da Big Hit que permite que esses fãs engajem, compartilhem e interajam, olhem e escutem novo conteúdo, além de comprar novos produtos.”

       

  • Como parte dessa parceria, as duas empresas anunciaram alguns detalhes sobre um “projeto histórico” que irá formar e lançar um novo boy band de K-Pop nos Estados Unidos.

    • Esse grupo será lançado sob um novo joint venture entre a Big Hit e a Geffen Records.

      • Essa nova gravadora vai operar desde Los Angeles e vai trabalhar de perto com os times da Big Hit America, Geffen Records e a UMG.

    • Como era de esperar, a seleção dos membros desse novo grupo será feita através de um programa de audições global programado para ir ao ar em 2022.

      • O processo seletivo seguirá os padrões do sistema K-Pop que considera não só a parte musical junto com performance, mas também moda, clipes musicais e a comunicação com os fãs.



         

  • Se você ainda não está convencido da potência do K-Pop no cenário musical, vale mencionar que o BTS contribuiu com $4,7 bilhões de dólares para o PIB da Coréia do Sul em 2019, mesmo nível que empresas com Samsung e Hyundai.

    • Em outubro do ano passado, BTS atraiu quase 1 milhão de telespectadores na sua transmissão ao vivo do “Map of the Soul On: E” e que supostamente arrecadou pelo menos $35 milhões de dólares.

  • Além de BTS, grupos como Blackpink, SuperM, MonstaX também geram milhões de dólares e cada vez mais conquistam seu espaço fora da Coreia do Sul. Desta forma, espero que a influência americana se mantenha mais na parte do marketing (e talvez na parte do espetáculo) e deixem que a Big Hit utilize toda a sua expertise para montar um grupo digno dos valores abraçados pelo K-Pop.

 


 

  • Hellfest Cancelado [Fonte: NME]

  • Na sexta-feira (19/02), o festival francês publicou um comunicado confirmando o cancelamento de sua edição de 2021. No comunicado, os organizadores disseram: “hellbangers, nós aguardávamos o melhor, porém o pior está por vir. As incertezas sobre a situação da saúde e as últimas regulamentações do governo nos forçam a cancelar a edição de 2021 do Hellfest Festival no próximo mês de junho (18-20).
     

  • No começo do ano tivemos o cancelamento do Glastonbury no Reino Unido, um dos maiores festivais do mundo e talvez o maior festival do verão europeu. No caso do Glastonbury, muitas queixas vieram por conta da suposta falta de apoio (geral e financeiro) por parte do governo já que festivais dessa magnitude exigem tempo e capital para serem produzidos.   

    • No caso do Hellfest, de acordo com uma publicação feita pela NME, “o governo reagiu rápido e organizou reuniões com membros do Ministério da Cultura e outros festivais franceses com o intuito de explicar a situação e pedir respostas relacionadas a organização dos festivais de verão.”

    • Porém, segundo o veredito, tais festivais só poderão ter 5.000 pessoas sentadas (o Hellfest normalmente atrai mais de 150 mil pessoas) e com distanciamento social, algo muito drástico para os fãs, músicos e organizadores.
       

  • Por mais que os organizadores do Hellfest não estejam apontando o dedo para o governo, é óbvio que restrições como essas (que muito se assemelham as de 2020) entristecem já que hoje em dia temos um conhecimento muito maior sobre o tema e houve bastante tempo para implementar novas medidas que pudesse fazer com que essas regulamentações fossem um pouco mais flexíveis.

    • De acordo com os organizadores, “o festival deve ser um lugar de liberdade onde interações sociais e o espírito de celebração não podem ser sacrificados.”

Music & Business - Março 2021
Guilherme Canineo

COMENTÁRIOS

O capacitor envelhece em um equipamento pouco usado também? Ou ele degrada principalmente com o uso? Por exemplo, um equipamento da década de 80 muito pouco usado precisaria de recap por desgaste do tempo?

- Henrique M

Ótimo, vai ajudar muito! Cesar é fantástico, ótima matéria!

- adriano vasque da

Saudades da Paranoia saudável que tínhamos no Freeeeeee Jazzzzzz Festival (imitando Zuza em suas apresentações magnificas) Parabéns Farat Forte abraço

- Ernani Napolitano

Artigo incrivel! Extremamente realista e necessário, obrigado mestre!

- Jennifer Rodrigues

Depois de 38 anos ouvindo o disco, eis q me deparo com a história dele. Multo bom!! Abrss

- Fernando Baptista Junqueira

Que maravilha de matéria, muito verdadeira é muito bem escrita, quem viveu como eu esta época, só pode agradecer pela oportunidade que Deus me concedeu. Vou ler todas, mas tinha que começar por esta… abraços…

- Caio Flávio

Só li verdades! Parabéns pela matéria Farat

- Guile

Ótimo texto Zé parabéns !!!!! Aguardando os próximos!!!

- Marco Aurélio

Adoro ver e rever as lives do Sá! Redescobri várias músicas da dupla valorizadas pela execução nas "Lives do Sá". Espero que esse trabalho volte de vez em quando. O Sá, juntamente com o Guilherme Arantes e o Tom Zé, está entre os melhores contadores de casos da MPB. Um livro com a história da dupla/trio escrito por ele seria muito interessante!

- Bruno Sander

Ontem foi um desses dias em que a intuição está atenta. Saí a caminhar pela Savassi sabendo que iria entrar naquela loja de discos onde sempre acho algo precioso em vinil. Já na loja, fui logo aos brasileiros e lá estavam o Nunca e o Pirão de Peixe em ótimo estado de conservação, o que é raríssimo. Comprei ambos. O 2º eu já tinha, meio chumbado. O Nunca eu conhecia de CD, e tem algumas das músicas que mais gosto da dupla, p. ex. Nuvens d'Água (acho perfeita), Coisa A-Toa (alusão à ditadura?), e outras. Me disseram que o F. Venturini é fã do Procol Harum, e realmente alguns solos de órgão dele fazem lembrar a banda inglesa.

- João Henrique Jr.

Que maravilha de matéria. Me transportei aos anos de ouro da música brasileira

- Sidney Ribeiro

Trabalho lindão. Parabéns à todos os envolvidos!

- Anderson Farias de Melo

O que dizer do melhor disco da música nacional(minha opinião). Tive o prazer em ver eles como dupla e a volta como trio em um shopping da zona leste de sampa. Lançamento do disco outra vez na estrada. Espero poder voltar a vê-los novamente, já que o Sa hoje mora fora do Brasil. E essa Pandemia, que isolou muito as pessoas. Obrigado por vocês existirem como músicos, poetas e instrumentistas. Vocês são F..., Obrigado, abracos

- Luiz antonio Rocha

Que maravilha Querido Paulinho Paulo Farat!! Obrigado por dividir conosco momentos tão lindos , pela maravilha de pessoa e imenso talento que Vc sempre teve, tem e terá, sempre estará no lugar certo e na hora certa ! Emocionante! Tive a honra de trabalhar muitas vezes com Vc, em especial na época do Zonazul , obrigado por tudo, parabéns pela brilhante carreira e que Deus Abençõe sempre . Bjbj

- Michel Freidenson

Mais uma vez um texto sensacional sobre a história da música e dos músicos brasileiros. Parabéns primo e obrigado por manter viva a memória dessas pessoas tão especiais para nós E vai gravar o vídeo desta semana! Kkkk

- Carlos Ronconi

Grande Farat!!! Bacana demais a coluna! Cheio de boas memorias pra compartilha!!!

- Luciana Lee

Valeu Paulo Farat por registrar nosso trabalho com tanto carinho e emoção sincera. Foram momentos profissionais muito importantes para todos nós. Inesquecíveis ! A todos os membros de nossa equipe,( e que equipe! ) Nosso Carinho e Saudades ! ???? ???????????????????? Guilherme Emmer Dias Gomes Mazinho Ventura Heitor TP Pereira Paulo Braga Renato Franco Walter Rocche Hamilton Griecco Micca Luiz Tornaghi Carlão Renato Costa Selma Silva Marilene Gondim Cláudia Zettel (in memoriam) Cristina Ferreira Neuza Souza

- Alberto Traiger

Depois de um ano de empresa 3M pude fazer o bendito carnê e comprei uma vitrolinha (em 12X) e na mesma hora levei Pirão, Quatro (Que era o novo), Es´pelho Cristalino e Vivo do Alceu, fiquei um ano ouvindo e pirando sem parar, depois vi o show do Quatro em Campinas. Considero o mais equilibrado de todos, sendo que sempre pendendo pro rural e nem tanto pro urbano, um disco atemporal podendo ser ouvido em qualquer situação, pois levanta o astral mesmo. No momento, Chuva no campo é ''a favorita'', mas depois passa e vem outra, igualzinho à aquela banda de Liverpool, manja????

- Ademilson Carlos de Sá

B R A V O!!! Paulo Farat não esqueça: “Afina isso aí moleque!” Hahahaha Tremendo profissional, sou teu fã, Grande abraço!

- Dudu Portes

Show é sensacional. Mas a s sensação intimista de parecer que a live é um show particular, dentro da sua casa, do seu quarto, é impagável. Parabéns família, incluindo Guarabyra e Tommy...

- Ricardo Amatucci

Paulo Farat vai esta nas lives do Papo Na Web a partir de amanha apresentando "Os Albuns Que Marcaram As Nossas Vidas"" Não percam, www.facebook.com/depaponaweb todas as terças-feiras as 20:00 horas

- Carlos Ronconi

Caro Luiz Carlos Sá, as canções que vocês fazem são maravilhosas, sinto a energia de cada uma. Tornei-me um admirador do trabalho de vocês no final dos anos 1970 com o LP Quatro e a partir de então saí procurando os discos de vocês, paguei um preço extorsivo pelo vendedor, os LP's "Casaco Marrom" do Guarabyra e "Passado, Presente e Futuro" (primeiro do Trio), mas valeu. tenho todos em LP's e CD's até o Antenas, depois desse só em CD's e o DVD "Outra Vez Na Estrada" exceto o mais recente "Cinamomo" mas em breve estarei com ele para curtir. A última vez que vi um show da dupla (nunca vi o trio em palco), foi no Recife no dia 16/04/2016 na Caixa Cultural, vi as duas apresentações. Levei dois bolos de rolo pra vocês, mas o Guarabyra não estava. Quero registrar que tenho até o LP "Vamos Por Aí", todos autografados, que foi num show feito no Teatro do Parque, as apresentações seriam nos 14,15 e 16/10/1992 mas o Guarabyra perdeu o voo e só foram dois dias, no dia do seu aniversário e outro no dia 16. Inesquecível. Agora estou lendo essas crônicas maravilhosas. Grande abraço forte e fraterno e muita saúde e sucesso pra vocês, sempre. P.S. O meu perfil no Facebook é Xavier de Brito e estou lá como Super Fã.

- Edison Xavier de Brito

Me lembro de ter lido algumas destas crônicas dos discos quando voce as publicou no Facebook em 2013, Sá. Muito emocionante reler e me emocionar de novo. Voces foram trilha sonora importantíssima dos últimos anos da minha vida. Sou de 1986, portanto de uma geração mais nova que escuta voces. Gratidão e vida longa a voces!

- Luiz Fernando Lopes

Salve!!! Que maravilha conhecer essas histórias de discos que fazem parte da minha vida. Parabéns `à Backstage e ao Sá! E, claro, esperando a crônica do Pirão. Esse disco me acompanha há mais de quarenta anos! Minhas filhas escutaram desde bebês e minha neta, que vai nascer agora em setembro, vai aprender a cantar todas as músicas!

- Maurício Cruz

com esse time de referências musicais (exatamente as minhas) mais o seu talento, não tem como não fazer música boa!!!! parabéns!!! com uma abraço de um fã que ouve seus discos desde essa época!

- nico figueiredo

Boa noite amigo, gostei muito das suas explicações, pois trabalho com mix gosto muito mesmo e assistindo você falando disso tudo gostei muito um abraço.

- Rubens Miranda Rodrigues

Obrigado Sá, obrigado Backstage, adoro essas histórias, muito bom, gostaria de ouvir histórias sobre as letras tbém, abç.

- Robson Marcelo ( Robinho de Guariba SP )

Esperando ansioso o Pirão de Peixe e o 4. Meu primeiro S&G

- Jeferson

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