Anuncio topo
COLUNISTAS

Online!

20/12/2019 - 09:42h
Atualizado em 16/04/2020 - 15:14h

Custo e benefício

Tenho reiterado aqui minha posição em relação à qualidade de alguns produtos e a sua aplicabilidade na relação custo benefício. Pragmático, o mercado vem regulando isso a sua maneira. Quem quer grife, que pague por ela, mas é inegável que os chamados produtos de entrada e intermediários têm melhorado significativamente em relação aos mais caros. O hiato de qualidade está cada vez menor.



Foto: divulgação

Sucesso?

Em tempos modernos, como se faz a aferição do sucesso de uma música ou artista? Venda de disco desabando, nebulosidade nas pesquisas de institutos que perdem a credibilidade dia a dia e mídias se enfrentando abertamente na divulgação de números por vezes absurdos. Nesse caldo de cultura aparecem youtubers e digital influencers fabricando dados para vender espaços de importância questionável. Afinal em quem acreditar?


Preconceito

Artistas que manifestam apoio ao governo Bolsonaro passaram a ser discriminados pela turma da “lacração” que domina as redações formadas por jovens que saíram das faculdades devidamente doutrinados e hoje praticam mais pregação ideológica do que jornalismo. Mesmo sem citar nomes, é perceptível que falar mal do governo garante espaço na grande mídia carente dos bilhões do dinheiro público com o qual era comprada.


Resultado

Sabe quantos artistas conseguiram até agora receber judicialmente os direitos pelo uso de suas músicas na última campanha eleitoral? Nenhum ...



Reprodução Facebook Legion of the Damned

Babacas

Os membros da banda holandesa de thrash metal, Legion of the Damned, além de ruins, são mal-educados e preconceituosos. Depois de alguns shows no Brasil, retornaram à Holanda e publicaram na sua rede social uma foto com bananas e imitações grosseiras de macacos em alusão ao nosso país.



Reprodução internet

Tesouro

A música "Grow Old With Me" composta por John Lennon e Yoko Ono terá uma versão gravada por nada menos que Ringo Star e Paul McCartney. A canção foi encontrada em arquivos de gravação do último disco de Lennon e terá ainda a voz do próprio autor mixada a partir dos áudios dos ensaios. Não bastasse isso, trechos da guitarra de George Harrison serão extraídos da música ”Here Comes The Sun” e inseridos digitalmente como solos na música de Lennon. O resultado disso estará no novo disco de Ringo que será lançado em abril. Confesso que estou ansioso por ouvir e me pergunto... quem disse que os Beatles nunca mais soariam juntos? A tecnologia parece responder ... “forever”. 


Velhas novidades

Salvo raras exceções, o mercado convive a um bom tempo com meras maquiagens nos chamados lançamentos. A inércia só é rompida por pequenos avanços tecnológicos que quase obrigam os fabricantes e inserir algo novo em seus produtos. Salvo isso, em quase todos os segmentos, as novidades trazem apenas mudanças de design, cores, novos botões, painéis e tamanhos. Um ou outro produto lançado com uma visão estritamente mercadológica traz a falsa sensação de novidade. Sinceramente, gostaria que alguém explicasse o porquê desse marasmo.


Titãs

Uma briga por direitos autorais envolvendo Nando Reis, os herdeiros de Marcelo Fromer e os remanescentes da banda Titãs foi solucionada de forma consensual e pacífica. Todos decidiram selar a paz e acionar a gravadora Warner que segundo eles, está inadimplente com os músicos.


Lei trabalhista

A nova legislação laboral brasileira trouxe um alívio para as pequenas e médias empresas de sonorização. Com a regulamentação do trabalho temporário, o fantasma da ação trabalhista ficou mais longe e o emprego de mão de obra por empreitada aumentou significativamente. Embora aliviados, ainda sobrou o famigerado e inexplicavelmente voraz ISSQN municipal que achaca os empreendedores. E burocratas da máquina fiscal pública parecem vibrar quando quebram empresas com multas milionárias.


Pornô

Artistas brasileiros começaram a perceber que algumas de suas músicas fazem trilha sonora para filmes pornôs. Descobrir que não recebem nada por isso foi o próximo passo e escritórios de advocacia estão sendo contratados para resolver o problema. Pedindo discrição, um dos compositores brasileiros mais gravados me disse na última Festa Nacional da Música... “Fiz uma canção de amor que agora embala sacanagem... isso dói”. 


Ferrugem

Vez por outra recebo mensagens pedindo que eu explique aqui porque as ferragens dos instrumentos musicais enferrujam tão rápido. A única explicação é a qualidade do material e a degradação natural da maioria dos metais utilizados na manufatura. O curioso é que incomoda alguns, mas agrada a outros, especialmente os amantes de produtos “vintage”.


Fiscalização

Com a chegada do verão, algumas novidades emergiram na fiscalização dos shows ao ar livre. Grande parte das procuradorias públicas dos estados está reforçando o efetivo de pessoal e recrudescendo as normas de poluição sonora como parte das propostas de preservação do meio ambiente. Se a coisa for levada a sério, o bicho vai pegar geral...


Mão de obra

Alguns luthiers argentinos começam a oferecer seus instrumentos no Brasil. A crise no país vizinho, o gigantismo brasileiro e o enfraquecimento da moeda portenha são fatores que influenciam diretamente no fenômeno. Reconhecidos por sua competência, os profissionais argentinos já são facilmente encontrados no sul e centro do país.


Muita calma

Prudência foi a palavra mais adequada para definir o final de ano. As compras dos lojistas com o pensamento no final de ano foram prudentes e sem arroubos promocionais. Eventos como a Music Show e o encontro da Tagima tem servido de termômetro para o mercado. Enquanto o primeiro cresce e se consolida, o segundo se tornou tradicional, mas faz reserva de mercado para os instrumentos da marca que já acusam nos seus preços os custos da empreitada.



Foto: divulgação

O cara

Criador de alguns dos mais conhecidos riffs e arranjos de orquestra da MPB, o maestro Eduardo Lages foi homenageado na Festa Nacional da Música e mostrou porque é tão querido de todos. Conhecido como o maestro do rei Roberto Carlos, a décadas Lages é o responsável pelos arranjos das músicas que até hoje embalam corações de todas as idades. Sua simplicidade e bom humor não surpreendeu quem o conhece, mas quem pode com ele trocar algumas palavras, descobriu porque ele é unanimidade no meio musical brasileiro.


Boicote

A ideia de boicotar o último Rock in Rio partiu de algumas bandas nacionais beneficiárias da Lei Rouanet e fez com que esses “lacradores” pagassem um mico. Além de público recorde no evento, ninguém notou a falta deles que involuntariamente acabaram abrindo espaço para novidades interessantes como O Surto, do Ceará. A ideia de fazer mimimi de lacração na busca de mídia começa a fazer água.


Lolapalooza

O Festival Lollapalooza anuncia suas primeiras atrações para 2020 e com alguns ingressos sendo vendidos a quase 4 mil reais. Mas confesso que pela relação anunciada até aqui, sou AUSÊNCIA confirmada no evento. Já a imprensa “muderninha” que adora um 0800...



Foto: divulgação

Inspiração

As críticas que uma banda americana chamada Greta Van Fleet vem enfrentando me parecem precipitadas na medida em que os 4 jovens com pouco mais de 20 anos seguem um roteiro que muitos artistas usaram no início da carreira. Acusados de imitar explicitamente o Led Zeppelin, os meninos dizem que a sonoridade, as roupas e a voz do cantor nada mais representam do que uma feliz coincidência e afirmam se sentir honrados com a “comparação”. Essas semelhanças são normais e por aqui também já foram comuns na época em que se fazia música popular decente. Notadamente o Paralamas do Sucesso foi inspirado no The Police, O RPM no Duran, Duran e a Legião Urbana no The Smiths. Com o tempo assumiram personalidade própria, mas gostem ou não, nasceram influenciados por grupos de sucesso.



Foto: Rex Features

Soltando o verbo

O inglês Elton John não economizou adjetivos para qualificar Michael Jackson em sua autobiografia lançada no final do ano passado em Londres. Expressões como maníaco e doente foram apenas algumas das definições do cantor atribuídas ao artista morto. Conhecendo o mundo virtual, não foi difícil prever a verdadeira guerra de ofensas que começou entre fãs dos dois artistas na internet. Sinceramente, dos dois fico apenas com as músicas.


NanoPro150

A Borne não sossega e anunciou a sua entrada no segmento de áudio profissional com uma linha interessante e comercialmente forte. Não bastasse isso, lançou também mais um novo miniamplificador, agora para baixo, com 150W de potência e um tamanho surpreendente. Depois do sucesso com o MoB T30 para os guitarristas, o NanoPro 150 promete o mesmo desempenho comercial surpreendente partindo da criatividade no design e nas cores, além da já conhecida qualidade tecnológica da Borne. Criatividade de sobra por lá ...

 

As notícias mais quentes do mundo do áudio e da música
Gustavo Victorino

COMENTÁRIOS

Salve!!! Que maravilha conhecer essas histórias de discos que fazem parte da minha vida. Parabéns `à Backstage e ao Sá! E, claro, esperando a crônica do Pirão. Esse disco me acompanha há mais de quarenta anos! Minhas filhas escutaram desde bebês e minha neta, que vai nascer agora em setembro, vai aprender a cantar todas as músicas!

- Maurício Cruz

com esse time de referências musicais (exatamente as minhas) mais o seu talento, não tem como não fazer música boa!!!! parabéns!!! com uma abraço de um fã que ouve seus discos desde essa época!

- nico figueiredo

Boa noite amigo, gostei muito das suas explicações, pois trabalho com mix gosto muito mesmo e assistindo você falando disso tudo gostei muito um abraço.

- Rubens Miranda Rodrigues

Obrigado Sá, obrigado Backstage, adoro essas histórias, muito bom, gostaria de ouvir histórias sobre as letras tbém, abç.

- Robson Marcelo ( Robinho de Guariba SP )

Esperando ansioso o Pirão de Peixe e o 4. Meu primeiro S&G

- Jeferson

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Escreva sua opinião abaixo*