Anuncio topo

COLUNISTAS / José Carlos Pires

C

Gravando um Samba de Enredo!

José Carlos Pires faz um pequeno parêntesis na série sobre o estúdio próprio para contar como foi a gravação de um samba de enredo no estúdio da Faetec- Tatuí

Atualizado em: 22/10/2021 - 15:12h
C

Estúdio: a menina dos olhos (da cara / parte 3)

Para quem tem o famoso sonho de ser dono do seu próprio estúdio, a terceira parte do artigo que mostra as alegrias e desilusões desse sonho dourado.

Atualizado em: 14/09/2021 - 11:24h
C

Estúdio, a menina dos olhos (da cara / parte 2)

No primeiro artigo da série, José Carlos Pires falou sobre o desejo do estúdio próprio e o que isso representa para o jovem que sonha em participar desse mundo maravilhoso e caro. Também falou da chegada do Protools como ferramenta democrática (e cara) que permitiu a uma boa parte dos entusiastas começarem a gravar seus amigos, vizinhos e quem sabe ainda abrir o tão sonhado estúdio de gravação.

Atualizado em: 14/09/2021 - 10:30h
C

Estúdio, a menina dos olhos (da cara)!

Será que vale a pena? O colunista fala sobre as dores, as delícias e a pertinência de ter um estúdio hoje em dia

Atualizado em: 13/07/2021 - 16:42h
C

Toda gravação é uma grande aula sobre música!

Instrumento, sala e performance musical: José Carlos Pires mostra como foi feita essa gravação “à moda antiga”

Atualizado em: 20/05/2021 - 16:18h
C

Criando a exclusividade no fonograma digital: o que é NFT?

Criando a exclusividade no fonograma digital: o que é NFT?

Atualizado em: 16/04/2021 - 12:33h
C

Um álbum de cabo a rabo! (parte 3)

Nesta série de artigos, José Carlos Pires detalha os estágios de produção de um álbum nos aspectos técnico, artístico e comercial. Na parte três, o assunto é a pós-produção: o aspecto executivo que põe o fonograma no ouvido do público.

Atualizado em: 18/03/2021 - 17:54h
C

José Carlos Pires: dando corpo ao projeto de um álbum

Um álbum de cabo a rabo! (parte 2): Continuando o passo a passo da produção de um álbum, o colunista nos conta de que forma se encontra o equilíbrio entre produção musical, engenharia de áudio e produção executiva, no “triunvirato” que vai dar forma ao projeto fonográfico.

Atualizado em: 18/03/2021 - 17:24h
C

Um álbum de cabo a rabo! (parte 1, a cabeça!)

Nesta série de artigos, José Carlos Pires detalha os estágios de produção de um álbum nos aspectos técnico, artístico e comercial.

Atualizado em: 18/01/2021 - 16:28h
C

O Mundo Fonográfico Mudou!

Será que foi pra melhor?

Atualizado em: 16/12/2020 - 11:18h
C

Faculdade de Produção Fonográfica vale a pena?

Nesta coluna, José Carlos Pires mostra as vantagens que o ensino formal de produção musical pode trazer

Atualizado em: 09/11/2020 - 13:07h
C

Isso pode salvar sua live!

Nesta coluna, José Carlos Pires apresenta as ferramentas necessárias para uma live com qualidade profissional usando celulares.

Atualizado em: 11/09/2020 - 16:43h