Anuncio topo
COLUNISTAS

Escuta remota e mixagem

10/01/2022 - 13:42h
Atualizado em 10/01/2022 - 15:29h

 

Inicialmente tenho que dizer que a discussão sobre fazer ou não recall de mixagem está fora de cogitação nos dias atuais. Se você consegue não fazer recall dos seus trabalhos profissionais no áudio, parabéns! Porém se você é como todas as outras pessoas que precisam atender ao recall de projetos de áudio esse artigo vai te facilitar muito.

 

Recall é um processo, muitas vezes penoso, de revisão de erros ou falhas nos processos de áudio que em geral são solicitados pelo produtor musical ou pelo músico que foi gravado. O recall está fundamentado na máxima: “o cliente tem sempre razão”.

 

 

Talvez o cliente tenha razão...

 

A realidade é que depende muito de quem é seu cliente. Quando você trabalha com artistas muito experientes em gravações certamente há grandes chances dele ter razão, mas você precisa saber qual é o dispositivo que ele ouve o resultado do seu trabalho. Se o seu cliente ouve o resultado da edição ou da mixagem em fones auriculares ruins, áudio de notebook ou qualquer dispositivo de consumidor final, ele pode estar “ouvindo coisas” que não estão no trabalho. Graves exagerados, saturando ou ainda agudos ardidos e irritantes podem ser problema com o dispositivo de escuta e não com seu trabalho. Por outro lado, um bom trabalho de áudio deve soar razoavelmente bem em qualquer dispositivo, nesse sentido cabe a atenção para a reclamação do cliente.  Falar que o problema é da caixa do cliente é uma bobagem que só piora a relação.

 

 

O cliente “mixer”.

 

O Cliente “mixer” é aquele que quer que você faça o que ele imagina, mas que ele não sabe necessariamente fazer acontecer. Em geral esse cliente dá um trabalho, mas se você acha que clientes assim são menos experientes que você, talvez você esteja muito enganado.  Uma vez em um evento que eu estava mediando, o saudoso produtor Carlos Miranda disse que não sabia nada sobre áudio, compressores e equalizadores e que na maioria das mixagens você ia vê-lo dormindo no sofá, mas se quando ele acordasse não ficasse satisfeito, certamente tudo teria que ser feito novamente.

 

Trabalhar com o cliente “fungando” no seu cangote é terrível, mas as vezes inevitável. “Corrige aqui, puxa ali, faz isso, faz aquilo” é tudo que você não queria ter que ouvir do cliente, certo? Mas se você ainda está lidando com clientes assim talvez você ainda não seja nenhuma grande estrela do áudio, tenha paciência. Por outro lado, tem o cliente que nunca está de acordo com o resultado e nem tem ideia do que ele queria, simplesmente manda refazer infinitas vezes. Para todos esses clientes “super participativos” a melhor opção é usar uma ferramenta que transmita o áudio da mixagem em tempo real.

 

 

Streaming de áudio em alta resolução

 

Claro que não podemos dizer “seus problemas acabaram”, mas certamente a escuta remota facilita a  vida. Ela pode ser feita, por exemplo, pelo AudioMovers, que é uma plataforma de streaming de áudio em alta resolução para profissionais de edição e mixagem que permite que até 40 clientes simultâneos ouçam o som de sua DAW.  Através do plugin Listento adicionado a um canal de master da sua DAW o cliente pode receber um link de acesso direto para o áudio via browser, plugin ou aplicativo de celular. Você pode combinar chamadas de acesso remoto através de qualquer dispositivo de meeting e enviar um link para o cliente ouvir o áudio da DAW com uma qualidade de transmissão inquestionável.  Se o cliente tiver um dispositivo minimamente razoável, certamente isso vai diminuir muito as dúvidas sobre se ele realmente está “ouvindo coisas” ou se você está deixando passar defeitos sérios no seu trabalho.

 

 

Depois de um ano de uso

Nesse período de pandemia a FATEC-Tatuí adquiriu licenças anuais para que eu pudesse trabalhar com meus alunos a distância e realizar trabalhos da Gravadora Experimental. O sistema é robusto e estável, não me lembro de ter falhado em nenhuma atividade remota. Em alguns momentos dava o acesso da minha máquina para os próprios alunos experimentarem compressões e equalizações em tempo real. Como praticamente todos os sistemas de meeting permitem que o apresentador conceda o acesso da tela a outro participante, eu pedia para o aluno equalizar ou comprimir um determinado instrumento a partir da escuta que ele tinha em casa e tenho que dizer que funcionou muito bem. Além disso, em processos de edições truncadas de grupos de câmara e orquestra, o AudioMovers facilitou o trabalho. Em geral eu marcava uma edição em conjunto com o maestro, sendo ele na casa dele e eu na FATEC-Tatuí, e ele podia me mostrar minúcias de defeitos a serem corrigidos, ponto a ponto.

 

 

Como testar a mixagem remota

 

No site do fabricante é possível e baixar o plug-in Listento e a partir de um cadastro utilizar a versão teste por uma semana. Depois disso, há três opções de planos de acesso começando com U$ 8,33/por mês chegando ainda a uma versão customizada por ano e com várias contas de acesso, como é o caso da FATEC. Na aba “download” do site ainda há versões mais antigas ou ainda Betas para teste. No atendimento ao cliente, eles respondem pessoalmente com prazo de até 48h (em inglês) o que facilita na hora de escolher o melhor plano de acesso. Eu pessoalmente acho muito difícil não ter mais este tipo de ferramenta de trabalho, uso quase diariamente. Recomendo a todos que experimentem e tirem suas próprias conclusões.

 

Fotos: Audiomovers

Escuta remota e mixagem
José Carlos Pires

COMENTÁRIOS

O capacitor envelhece em um equipamento pouco usado também? Ou ele degrada principalmente com o uso? Por exemplo, um equipamento da década de 80 muito pouco usado precisaria de recap por desgaste do tempo?

- Henrique M

Ótimo, vai ajudar muito! Cesar é fantástico, ótima matéria!

- adriano vasque da

Saudades da Paranoia saudável que tínhamos no Freeeeeee Jazzzzzz Festival (imitando Zuza em suas apresentações magnificas) Parabéns Farat Forte abraço

- Ernani Napolitano

Artigo incrivel! Extremamente realista e necessário, obrigado mestre!

- Jennifer Rodrigues

Depois de 38 anos ouvindo o disco, eis q me deparo com a história dele. Multo bom!! Abrss

- Fernando Baptista Junqueira

Que maravilha de matéria, muito verdadeira é muito bem escrita, quem viveu como eu esta época, só pode agradecer pela oportunidade que Deus me concedeu. Vou ler todas, mas tinha que começar por esta… abraços…

- Caio Flávio

Só li verdades! Parabéns pela matéria Farat

- Guile

Ótimo texto Zé parabéns !!!!! Aguardando os próximos!!!

- Marco Aurélio

Adoro ver e rever as lives do Sá! Redescobri várias músicas da dupla valorizadas pela execução nas "Lives do Sá". Espero que esse trabalho volte de vez em quando. O Sá, juntamente com o Guilherme Arantes e o Tom Zé, está entre os melhores contadores de casos da MPB. Um livro com a história da dupla/trio escrito por ele seria muito interessante!

- Bruno Sander

Ontem foi um desses dias em que a intuição está atenta. Saí a caminhar pela Savassi sabendo que iria entrar naquela loja de discos onde sempre acho algo precioso em vinil. Já na loja, fui logo aos brasileiros e lá estavam o Nunca e o Pirão de Peixe em ótimo estado de conservação, o que é raríssimo. Comprei ambos. O 2º eu já tinha, meio chumbado. O Nunca eu conhecia de CD, e tem algumas das músicas que mais gosto da dupla, p. ex. Nuvens d'Água (acho perfeita), Coisa A-Toa (alusão à ditadura?), e outras. Me disseram que o F. Venturini é fã do Procol Harum, e realmente alguns solos de órgão dele fazem lembrar a banda inglesa.

- João Henrique Jr.

Que maravilha de matéria. Me transportei aos anos de ouro da música brasileira

- Sidney Ribeiro

Trabalho lindão. Parabéns à todos os envolvidos!

- Anderson Farias de Melo

O que dizer do melhor disco da música nacional(minha opinião). Tive o prazer em ver eles como dupla e a volta como trio em um shopping da zona leste de sampa. Lançamento do disco outra vez na estrada. Espero poder voltar a vê-los novamente, já que o Sa hoje mora fora do Brasil. E essa Pandemia, que isolou muito as pessoas. Obrigado por vocês existirem como músicos, poetas e instrumentistas. Vocês são F..., Obrigado, abracos

- Luiz antonio Rocha

Que maravilha Querido Paulinho Paulo Farat!! Obrigado por dividir conosco momentos tão lindos , pela maravilha de pessoa e imenso talento que Vc sempre teve, tem e terá, sempre estará no lugar certo e na hora certa ! Emocionante! Tive a honra de trabalhar muitas vezes com Vc, em especial na época do Zonazul , obrigado por tudo, parabéns pela brilhante carreira e que Deus Abençõe sempre . Bjbj

- Michel Freidenson

Mais uma vez um texto sensacional sobre a história da música e dos músicos brasileiros. Parabéns primo e obrigado por manter viva a memória dessas pessoas tão especiais para nós E vai gravar o vídeo desta semana! Kkkk

- Carlos Ronconi

Grande Farat!!! Bacana demais a coluna! Cheio de boas memorias pra compartilha!!!

- Luciana Lee

Valeu Paulo Farat por registrar nosso trabalho com tanto carinho e emoção sincera. Foram momentos profissionais muito importantes para todos nós. Inesquecíveis ! A todos os membros de nossa equipe,( e que equipe! ) Nosso Carinho e Saudades ! ???? ???????????????????? Guilherme Emmer Dias Gomes Mazinho Ventura Heitor TP Pereira Paulo Braga Renato Franco Walter Rocche Hamilton Griecco Micca Luiz Tornaghi Carlão Renato Costa Selma Silva Marilene Gondim Cláudia Zettel (in memoriam) Cristina Ferreira Neuza Souza

- Alberto Traiger

Depois de um ano de empresa 3M pude fazer o bendito carnê e comprei uma vitrolinha (em 12X) e na mesma hora levei Pirão, Quatro (Que era o novo), Es´pelho Cristalino e Vivo do Alceu, fiquei um ano ouvindo e pirando sem parar, depois vi o show do Quatro em Campinas. Considero o mais equilibrado de todos, sendo que sempre pendendo pro rural e nem tanto pro urbano, um disco atemporal podendo ser ouvido em qualquer situação, pois levanta o astral mesmo. No momento, Chuva no campo é ''a favorita'', mas depois passa e vem outra, igualzinho à aquela banda de Liverpool, manja????

- Ademilson Carlos de Sá

B R A V O!!! Paulo Farat não esqueça: “Afina isso aí moleque!” Hahahaha Tremendo profissional, sou teu fã, Grande abraço!

- Dudu Portes

Show é sensacional. Mas a s sensação intimista de parecer que a live é um show particular, dentro da sua casa, do seu quarto, é impagável. Parabéns família, incluindo Guarabyra e Tommy...

- Ricardo Amatucci

Paulo Farat vai esta nas lives do Papo Na Web a partir de amanha apresentando "Os Albuns Que Marcaram As Nossas Vidas"" Não percam, www.facebook.com/depaponaweb todas as terças-feiras as 20:00 horas

- Carlos Ronconi

Caro Luiz Carlos Sá, as canções que vocês fazem são maravilhosas, sinto a energia de cada uma. Tornei-me um admirador do trabalho de vocês no final dos anos 1970 com o LP Quatro e a partir de então saí procurando os discos de vocês, paguei um preço extorsivo pelo vendedor, os LP's "Casaco Marrom" do Guarabyra e "Passado, Presente e Futuro" (primeiro do Trio), mas valeu. tenho todos em LP's e CD's até o Antenas, depois desse só em CD's e o DVD "Outra Vez Na Estrada" exceto o mais recente "Cinamomo" mas em breve estarei com ele para curtir. A última vez que vi um show da dupla (nunca vi o trio em palco), foi no Recife no dia 16/04/2016 na Caixa Cultural, vi as duas apresentações. Levei dois bolos de rolo pra vocês, mas o Guarabyra não estava. Quero registrar que tenho até o LP "Vamos Por Aí", todos autografados, que foi num show feito no Teatro do Parque, as apresentações seriam nos 14,15 e 16/10/1992 mas o Guarabyra perdeu o voo e só foram dois dias, no dia do seu aniversário e outro no dia 16. Inesquecível. Agora estou lendo essas crônicas maravilhosas. Grande abraço forte e fraterno e muita saúde e sucesso pra vocês, sempre. P.S. O meu perfil no Facebook é Xavier de Brito e estou lá como Super Fã.

- Edison Xavier de Brito

Me lembro de ter lido algumas destas crônicas dos discos quando voce as publicou no Facebook em 2013, Sá. Muito emocionante reler e me emocionar de novo. Voces foram trilha sonora importantíssima dos últimos anos da minha vida. Sou de 1986, portanto de uma geração mais nova que escuta voces. Gratidão e vida longa a voces!

- Luiz Fernando Lopes

Salve!!! Que maravilha conhecer essas histórias de discos que fazem parte da minha vida. Parabéns `à Backstage e ao Sá! E, claro, esperando a crônica do Pirão. Esse disco me acompanha há mais de quarenta anos! Minhas filhas escutaram desde bebês e minha neta, que vai nascer agora em setembro, vai aprender a cantar todas as músicas!

- Maurício Cruz

com esse time de referências musicais (exatamente as minhas) mais o seu talento, não tem como não fazer música boa!!!! parabéns!!! com uma abraço de um fã que ouve seus discos desde essa época!

- nico figueiredo

Boa noite amigo, gostei muito das suas explicações, pois trabalho com mix gosto muito mesmo e assistindo você falando disso tudo gostei muito um abraço.

- Rubens Miranda Rodrigues

Obrigado Sá, obrigado Backstage, adoro essas histórias, muito bom, gostaria de ouvir histórias sobre as letras tbém, abç.

- Robson Marcelo ( Robinho de Guariba SP )

Esperando ansioso o Pirão de Peixe e o 4. Meu primeiro S&G

- Jeferson

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Escreva sua opinião abaixo*