Anuncio topo
COLUNISTAS

Guitarra Flamenca e Orquestra Sinfônica: Será que dá certo?

14/11/2022 - 11:11h
Atualizado em 16/11/2022 - 06:26h



Na foto de abetura: para o violão, dois DPA 4006, um próximo ao cavalete e outro ao 12º traste.
 

Para quem não sabe o curso de Produção Fonográfica da FATEC-Tatuí tem um grande estúdio e, há pelo menos 4 anos, temos um projeto de extensão chamado Gravadora Experimental. Esse ano a nossa gravadora deixou de ser apenas um projeto pedagógico e tornou-se oficialmente um órgão de extensão em serviços fonográficos que atende demandas externas ao curso. Então, junto com essas mudanças,de fundador e idealizador passei a membro do comitê gestor e Agente de Artista e Repertório da Gravadora (A&R). Isso quer dizer que meu trabalho, além de conduzir as equipes de gravação, é sair a campo buscando projetos interessantes para a gravadora. Foi assim, gastando um tempo no Instagram, que me foi recomendado o reels do violonista flamenco Pablo Vares. Eu particularmente sempre gostei muito de flamenco, acompanho dos guitarristas da atualidade e talvez por isso essa recomendação me apareceu.  No vídeo Pablo falava sobre sua trajetória desde o Uruguai, seu país de origem, até o Rio de Janeiro, como músico que se apresenta nas ruas e em casas de shows, acompanhando cantores e bailarinos. Foi então que vi o tamanho da capacidade musical do Pablo, seus trabalhos anteriores e entrei em contato para propor um projeto com a Gravadora Experimental.  

 

 

O desafio

 

Fizemos uma primeira reunião on-line e fomos alinhando as possibilidades. Pablo ficou muito feliz com o convite e nós também por receber um guitarrista (chamamos assim os violonistas flamencos) tão habilidoso. Certamente seria um álbum fantástico. Porém o Pablo colocou um desejo como possibilidade: gravar uma das faixas do seu álbum com uma orquestra sinfônica. Bem, nesse momento temos um desafio consistente. Gravar orquestra é algo que fazemos semestralmente no curso de Produção Fonográfica, porém envolver uma outra instituição no projeto implica em um processo de convencimento do maestro e da diretoria da orquestra. Além disso gravar um instrumento solista junto com uma orquestra traz dificuldades técnicas com relação ao volume sonoro e também à organização das tomadas. Mas claro, topamos o desafio. 

 

 

Os preparativos
 

Então fomos até o Conservatório de Tatuí eu e nosso diretor Anderson de Souza, tratar com a diretoria do Conservatório de Tatuí e com Diretor Artístico da Orquestra, maestro Emmanuele Baldini. Nossa parceria existe de longa data e apesar de sermos ambas instituições do estado de São Paulo, não somos a mesma coisa. Muita gente confunde. Finalmente depois de apresentar o projeto o maestro Baldini, sempre muito simpático e aberto a propostas ousadas topou executar o arranjo orquestral do renomado compositor Rafael Langoni para a música do Pablo Vares.  Uma produção desse tipo precisa ter um produtor executivo que vai alinhar todo deslocamento da orquestra e coordenar as equipes de áudio e vídeo dentro do estúdio. Ao contrário das informalidades com grupos pequenos, quando lidamos com uma orquestra institucional, tudo tem que ser programado, aprovado e executado com o cronometro na mão, pois não pode haver nenhuma falha. Para essa tarefa ficou encarregado nosso produtor da Gravadora Experimental NícolasDrosdoski. Todo projeto de engenharia de áudio ficou dividido entre Ana Kelm, Bianca Almeida, Diego Deves, coube a eles projetar a microfonação da orquestra e do violão, fazer a checagem dos sinais, programar os takes e as sessões de gravação e por fim mixar e masterizar o resultado do processo. 

 


Maestrina Wassi Carneiro em orquestra microfonada com arranjo ORTF na frente da regente e outras microfonações por naipes

 

 

A gravação
 

O projeto de microfonação proposto pela nossa equipe iniciaria com Pablo gravando a guitarra no vocal booth do estúdio para termos somente a orquestra na sala principal. A microfonação da guitarra foi feita com dois microfones DPA 4006, sendo um próximo do cavalete e outro próximo ao 12º  traste. Para o Pablo colocamos também um microfone de comunicação e uma via de fone com o retorno da orquestra. A orquestra foi microfonada com um arranjo ORTF logo na frente da regente e outras microfonações por zonas, basicamente com dois microfones capacitivos de eletreto para cada naipe (DPA 4006) e um close para o chefe do naipe (DPA 4099).  Usamos também um Neumann M149 para reforçar o naipe de contrabaixos e um DPA 4099 para o djembe que acompanharia a música toda. No total foram necessários apenas 25 canais para a orquestra e o violão.  Como nosso estúdio foi construído para comportar uma orquestra e a sonoridade massiva na sala dispensa a necessidade de muitos pontos de capitação, optamos por uma microfonação reduzida ainda que pudéssemos chegar facilmente a 40 canais simultâneos. Foram realizadas algumas tomadas para ensaio e acerto das vias de fone que foram disponibilizadas para a maestrina Wassi Carneiro e para todos os chefes de naipe. Por fim iniciamos uma sequência de 6 tomadas ininterruptas. 

 

 

A surpresa
 

Com a gravação já concluída, restava agora realizar a capitação das imagens para montar um clipe para a gravação da música. Foi então que a maestrina teve a ideia de colocar o Pablo inserido dentro da orquestra com sua guitarra flamenca. Sabíamos que a sonoridade acústica da guitarra seria engolida pelo som massivo da orquestra, mas então logo no primeiro dos três takes que faríamos uma surpresa aconteceu: todos os músicos, inclusive o próprio Pablo, sentiram-se muito mais conectados em estarem tocando na mesma sala, mesmo com a escuta do som da guitarra reduzida acusticamente. Por outro lado, a presença do músico junto da orquestra trouxe precisão e organicidade ímpar, e então seguiram-se os três takes junto com a captação de imagem. No fim das tomadas, na escuta final, concluímos que os takes finais foram os melhores e que escolheríamos um dos três para ser o definitivo.

 


Três takes com o violonista no meio da orquestra. Um deles foi o definitivo.

 

 

Balanço final
 

É sempre emocionante uma gravação com orquestra, e olha que isso é nossa rotina semestral no curso de produção fonográfica. Nesse semestre tivemos o prazer de colaborar com o Conservatório de Tatuí e a UFRJ no projeto “A Banda do Villa”, com arranjo inédito de obras de Villa Lobos para Banda Sinfônica. De alguma forma, nosso estúdio e a possibilidade de termos dois grandes grupos sinfônicos em Tatuí nos dá uma grande experiencia em gravar esse repertório. Porém, é sempre uma alegria inusitada  gravar projetos  como esse do Pablo. Também para os músicos ficou nítido que toda interação da música de concerto com a música popular é muito emocionante e divertida. Em breve vocês poderão acompanhar o lançamento do álbum completo pelas plataformas digitais. Por hora, sigam o Pablo Vares no Instagram e no Youtube para acompanhar sua carreira. Grande abraço e até a próxima.  

 

 

https://www.instagram.com/pablovares/

https://www.youtube.com/c/PabloVares

Guitarra Flamenca e Orquestra Sinfônica: Será que dá certo?
José Carlos Pires

COMENTÁRIOS

O capacitor envelhece em um equipamento pouco usado também? Ou ele degrada principalmente com o uso? Por exemplo, um equipamento da década de 80 muito pouco usado precisaria de recap por desgaste do tempo?

- Henrique M

Ótimo, vai ajudar muito! Cesar é fantástico, ótima matéria!

- adriano vasque da

Saudades da Paranoia saudável que tínhamos no Freeeeeee Jazzzzzz Festival (imitando Zuza em suas apresentações magnificas) Parabéns Farat Forte abraço

- Ernani Napolitano

Artigo incrivel! Extremamente realista e necessário, obrigado mestre!

- Jennifer Rodrigues

Depois de 38 anos ouvindo o disco, eis q me deparo com a história dele. Multo bom!! Abrss

- Fernando Baptista Junqueira

Que maravilha de matéria, muito verdadeira é muito bem escrita, quem viveu como eu esta época, só pode agradecer pela oportunidade que Deus me concedeu. Vou ler todas, mas tinha que começar por esta… abraços…

- Caio Flávio

Só li verdades! Parabéns pela matéria Farat

- Guile

Ótimo texto Zé parabéns !!!!! Aguardando os próximos!!!

- Marco Aurélio

Adoro ver e rever as lives do Sá! Redescobri várias músicas da dupla valorizadas pela execução nas "Lives do Sá". Espero que esse trabalho volte de vez em quando. O Sá, juntamente com o Guilherme Arantes e o Tom Zé, está entre os melhores contadores de casos da MPB. Um livro com a história da dupla/trio escrito por ele seria muito interessante!

- Bruno Sander

Ontem foi um desses dias em que a intuição está atenta. Saí a caminhar pela Savassi sabendo que iria entrar naquela loja de discos onde sempre acho algo precioso em vinil. Já na loja, fui logo aos brasileiros e lá estavam o Nunca e o Pirão de Peixe em ótimo estado de conservação, o que é raríssimo. Comprei ambos. O 2º eu já tinha, meio chumbado. O Nunca eu conhecia de CD, e tem algumas das músicas que mais gosto da dupla, p. ex. Nuvens d'Água (acho perfeita), Coisa A-Toa (alusão à ditadura?), e outras. Me disseram que o F. Venturini é fã do Procol Harum, e realmente alguns solos de órgão dele fazem lembrar a banda inglesa.

- João Henrique Jr.

Que maravilha de matéria. Me transportei aos anos de ouro da música brasileira

- Sidney Ribeiro

Trabalho lindão. Parabéns à todos os envolvidos!

- Anderson Farias de Melo

O que dizer do melhor disco da música nacional(minha opinião). Tive o prazer em ver eles como dupla e a volta como trio em um shopping da zona leste de sampa. Lançamento do disco outra vez na estrada. Espero poder voltar a vê-los novamente, já que o Sa hoje mora fora do Brasil. E essa Pandemia, que isolou muito as pessoas. Obrigado por vocês existirem como músicos, poetas e instrumentistas. Vocês são F..., Obrigado, abracos

- Luiz antonio Rocha

Que maravilha Querido Paulinho Paulo Farat!! Obrigado por dividir conosco momentos tão lindos , pela maravilha de pessoa e imenso talento que Vc sempre teve, tem e terá, sempre estará no lugar certo e na hora certa ! Emocionante! Tive a honra de trabalhar muitas vezes com Vc, em especial na época do Zonazul , obrigado por tudo, parabéns pela brilhante carreira e que Deus Abençõe sempre . Bjbj

- Michel Freidenson

Mais uma vez um texto sensacional sobre a história da música e dos músicos brasileiros. Parabéns primo e obrigado por manter viva a memória dessas pessoas tão especiais para nós E vai gravar o vídeo desta semana! Kkkk

- Carlos Ronconi

Grande Farat!!! Bacana demais a coluna! Cheio de boas memorias pra compartilha!!!

- Luciana Lee

Valeu Paulo Farat por registrar nosso trabalho com tanto carinho e emoção sincera. Foram momentos profissionais muito importantes para todos nós. Inesquecíveis ! A todos os membros de nossa equipe,( e que equipe! ) Nosso Carinho e Saudades ! ???? ???????????????????? Guilherme Emmer Dias Gomes Mazinho Ventura Heitor TP Pereira Paulo Braga Renato Franco Walter Rocche Hamilton Griecco Micca Luiz Tornaghi Carlão Renato Costa Selma Silva Marilene Gondim Cláudia Zettel (in memoriam) Cristina Ferreira Neuza Souza

- Alberto Traiger

Depois de um ano de empresa 3M pude fazer o bendito carnê e comprei uma vitrolinha (em 12X) e na mesma hora levei Pirão, Quatro (Que era o novo), Es´pelho Cristalino e Vivo do Alceu, fiquei um ano ouvindo e pirando sem parar, depois vi o show do Quatro em Campinas. Considero o mais equilibrado de todos, sendo que sempre pendendo pro rural e nem tanto pro urbano, um disco atemporal podendo ser ouvido em qualquer situação, pois levanta o astral mesmo. No momento, Chuva no campo é ''a favorita'', mas depois passa e vem outra, igualzinho à aquela banda de Liverpool, manja????

- Ademilson Carlos de Sá

B R A V O!!! Paulo Farat não esqueça: “Afina isso aí moleque!” Hahahaha Tremendo profissional, sou teu fã, Grande abraço!

- Dudu Portes

Show é sensacional. Mas a s sensação intimista de parecer que a live é um show particular, dentro da sua casa, do seu quarto, é impagável. Parabéns família, incluindo Guarabyra e Tommy...

- Ricardo Amatucci

Paulo Farat vai esta nas lives do Papo Na Web a partir de amanha apresentando "Os Albuns Que Marcaram As Nossas Vidas"" Não percam, www.facebook.com/depaponaweb todas as terças-feiras as 20:00 horas

- Carlos Ronconi

Caro Luiz Carlos Sá, as canções que vocês fazem são maravilhosas, sinto a energia de cada uma. Tornei-me um admirador do trabalho de vocês no final dos anos 1970 com o LP Quatro e a partir de então saí procurando os discos de vocês, paguei um preço extorsivo pelo vendedor, os LP's "Casaco Marrom" do Guarabyra e "Passado, Presente e Futuro" (primeiro do Trio), mas valeu. tenho todos em LP's e CD's até o Antenas, depois desse só em CD's e o DVD "Outra Vez Na Estrada" exceto o mais recente "Cinamomo" mas em breve estarei com ele para curtir. A última vez que vi um show da dupla (nunca vi o trio em palco), foi no Recife no dia 16/04/2016 na Caixa Cultural, vi as duas apresentações. Levei dois bolos de rolo pra vocês, mas o Guarabyra não estava. Quero registrar que tenho até o LP "Vamos Por Aí", todos autografados, que foi num show feito no Teatro do Parque, as apresentações seriam nos 14,15 e 16/10/1992 mas o Guarabyra perdeu o voo e só foram dois dias, no dia do seu aniversário e outro no dia 16. Inesquecível. Agora estou lendo essas crônicas maravilhosas. Grande abraço forte e fraterno e muita saúde e sucesso pra vocês, sempre. P.S. O meu perfil no Facebook é Xavier de Brito e estou lá como Super Fã.

- Edison Xavier de Brito

Me lembro de ter lido algumas destas crônicas dos discos quando voce as publicou no Facebook em 2013, Sá. Muito emocionante reler e me emocionar de novo. Voces foram trilha sonora importantíssima dos últimos anos da minha vida. Sou de 1986, portanto de uma geração mais nova que escuta voces. Gratidão e vida longa a voces!

- Luiz Fernando Lopes

Salve!!! Que maravilha conhecer essas histórias de discos que fazem parte da minha vida. Parabéns `à Backstage e ao Sá! E, claro, esperando a crônica do Pirão. Esse disco me acompanha há mais de quarenta anos! Minhas filhas escutaram desde bebês e minha neta, que vai nascer agora em setembro, vai aprender a cantar todas as músicas!

- Maurício Cruz

com esse time de referências musicais (exatamente as minhas) mais o seu talento, não tem como não fazer música boa!!!! parabéns!!! com uma abraço de um fã que ouve seus discos desde essa época!

- nico figueiredo

Boa noite amigo, gostei muito das suas explicações, pois trabalho com mix gosto muito mesmo e assistindo você falando disso tudo gostei muito um abraço.

- Rubens Miranda Rodrigues

Obrigado Sá, obrigado Backstage, adoro essas histórias, muito bom, gostaria de ouvir histórias sobre as letras tbém, abç.

- Robson Marcelo ( Robinho de Guariba SP )

Esperando ansioso o Pirão de Peixe e o 4. Meu primeiro S&G

- Jeferson

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Escreva sua opinião abaixo*