Nos bastidores com Gustavo Victorino

August 12, 2019

 

Ainda sem resultados perceptíveis, a mudança na legislação trabalhista pode não estar gerando empregos imediatos, mas mudou muito a percepção do empresariado na contratação de trabalhos temporários e empreitadas. As empresas locadoras e particularmente as produtoras passam, aos poucos, a dissipar o temor de ações trabalhistas oportunistas e aproveitam mais profissionais por curto espaço de tempo ou empreitada. Já no médio e longo prazo, as novas regras de terceirização ainda encontram muita resistência nos próprios tribunais do trabalho e provocam resistência dos contratantes.

 

Rio das Ostras
A apoteose do jazz e do blues na América Latina confirmou mais uma vez que o seu endereço é no norte do estado do Rio de Janeiro, na pequena e apaixonante cidade de Rio das Ostras. A outrora vila de pescadores conseguiu algo impensável até a virada do século... Transformar o Brasil numa referência mundial de jazz e blues. No próximo mês eu conto os bastidores do evento que colocou o Brasil no mapa global do segmento musical mais “classudo” do planeta. 

 

Mudanças
Com as novas regras da Lei Rouanet e a quebradeira generalizada de estados e municípios, artistas de todos os estilos sentiram o duro golpe na venda dos seus shows. Sem os patrocínios casados e o seu maior contratante, ou seja, o poder público, a comercialização de espetáculos passa por uma absoluta revisão nos valores dos cachês. Mesmo longe de acabar com a corrupção travestida de propina para contratantes públicos, gestores começam a ser cobrados pelo funcionalismo com atraso de salários e eleitores com carência de serviços básicos. Novos tempos se avizinham...

 

História
A série de vídeos documentais História Secreta do Pop Brasileiro, dirigida pelo jornalista André Barcinski é um trabalho raro e imperdível para quem quer conhecer um pouco da história da música no país. Em 8 episódios de aproximadamente meia hora, o diretor mostra personagens desconhecidos e conta histórias divertidas dos bastidores do cenário musical brasileiro a partir dos anos 60. Prova, inclusive, que nem tudo o que você ouvia era uma obra de quem aparecia no disco.

 

Os brutos também amam
Digão, dos Raimundos, um dos símbolos do rock “macho” do Brasil, literalmente levantou a plateia num dos últimos shows da banda com um gesto que por incrível que pareça, fez mais sucesso que a inconfundível Mulher de Fases. No meio do espetáculo, o guitarrista chamou a noiva ao palco e ajoelhado, pediu a sua mão em casamento. Quem disse que rock não tem também ternura e amor?

 

Modismo
Depois de Ray Charles, Jonhy Cash, Fred Mercury e Elton John, vem aí mais uma enxurrada de filmes biográficos contando a história de ícones da música do século 20. Bob Dylan, Boy George (Culture Club), David Bowie, Lynyrd Skynyrd, Amy Winehouse, Elvis Presley, Aretha Franklin, Bob Marley e Madonna são alguns dos projetos que já saíram das planilhas. 

 

Data
Um vereador de São Paulo de nome Quito Formiga, do PSDB, quer criar o dia do heavy metal na capital paulista. Para isso entrou com um projeto de lei na Câmara de Vereadores propondo que o calendário oficial da cidade inclua o dia 8 de junho, data da morte do vocalista Andre Matos, como o dia do heavy metal.

 

Festa Nacional da Música 2019
Em constante crescimento, o evento que se consolidou como uma verdadeira convenção da música brasileira e agrega a participação de centenas de profissionais ligados ao segmento, divulgou mais um dos homenageados desse ano. Com presença já confirmada, o presidente da Warner do Brasil, Sérgio Affonso, receberá o troféu pela contribuição da Warner à música brasileira.

 

Diferença
Assim como no futebol, não se pode comparar eras e gerações diferentes sem um referencial confiável. Num papo descontraído com um professor de engenharia de sistemas e amigo de longa data, ele me atordoou com um dado racional, mas impressionante. Amante da música e como eu, aficionado por tecnologia, ele discorria sobre a música eletrônica embrionária dos anos 60 e a atual disponibilidade de recursos. “Um celular mediano que hoje custa menos de mil reais na loja tem 30 vezes mais capacidade de processamento e armazenamento do que todos os então modernos computadores reunidos e usados pelos alemães do Kraftwerk e Giorgio Moroder”. Embora dono de um aparelho meio muquirana, fiquei pensando o que esses gênios não fariam com o meu celular. 

 

Juntos nada

A gravadora do Luan Santana mandou ele sumir no horizonte depois do mico de regravar Shallow com a Paula Fernandes. Além de “mandar o Lima” na gravação do DVD da cantora, em Minas Gerais, o rapaz deu uma mergulhada no silêncio estratégico. Já a Paulinha está se divertindo com a corneteada na internet e a repercussão da gravação constrangedora.

 

Perda
O guitarrista e cantor Dave Mustaine revelou que está lutando contra um câncer na garganta desde o início do ano e por conta disso afirmou que a vinda do Megadeth ao Brasil está cancelada. O grupo estava escalado para o Rock In Rio e tocaria na mesma noite do Iron Maiden, Scorpions e Sepultura.

 

Má qualidade
Alguns cabos de origem asiática estão de esfacelando com apenas alguns meses de uso. A camada plástica flexível que recobre o filamento simplesmente vai rachando e se quebrando sem qualquer ação dinâmica que justifique o dano. Má qualidade associada à busca de preço baixo e competitivo parecem formar o cenário que está irritando consumidores.

 

Venda casada
No mês passado falei dos modernos amplificadores de guitarra com simuladores e efeitos oriundos de complexos DSPs incorporados na nova geração desses equipamentos. Um leitor atento me chamou a atenção para um aspecto que tem similaridade com uma pegadinha comercial. Nem todos os amplificadores com essa característica vem com os foot controladores adequados. Quem quiser usar todos os efeitos de forma prática ou em shows precisa comprar em separado o foot original completo que sempre custa muito caro. Na boa, isso é esperteza ou burrice?

 

Credibilidade
Será que alguém ainda confia nos números desses youtubers ou digital influencers?

 

Ativismo boboca

O Festival João Rock 2019 que aconteceu em Ribeirão Preto no mês passado voltou a ser inundado com discursos contra tudo e contra todos de todo o mundo. Historicamente ativistas de causas nem sempre nobres, alguns artistas usaram seus espetáculos para protestar contra muitas coisas. O erro foi imaginar que todo o jovem é de esquerda ou um boboca desinformado. No somatório desses discursos emergiram mais vaias do que aplausos. Os tempos são outros...

 

Bons e caros
Apesar da qualidade do produto, os novíssimos pedais série 200 da Boss vão encontrar uma dificuldade previsível para conquistar mercado... O preço.

 

Profissionalismo
No mês passado a dupla Zezé de Camargo e Luciano tinha um show no Maranhão à noite, mas ao chegarem pela manhã no aeroporto de Guarulhos, foram informados que a TAM não cumpriria o horário previsto para o voo e assim chegariam tarde e frustrariam a apresentação. Imediatamente e com recursos próprios, os artistas fretaram um avião para leva-los e a toda a equipe até o nordeste para cumprirem rigorosamente o contrato. Isso eu chamo de profissionalismo.

 

Made in Brazil
Não são poucas as funkeiras cariocas que anunciam participações de gringos em seus shows aqui e lá fora. Tem gente até fazendo turnê internacional e ganhando prêmios com isso. A onda de cantar com a bunda parece que decolou de vez...


 

Please reload

Destaque

Sétima edição do Rio Music Market acontece entre 9 e 12 de dezembro

December 6, 2019

1/10
Please reload

Posts recentes

October 7, 2019

October 3, 2019

Please reload

Nossas Redes
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Instagram
SOBRE

REVISTA BACKSTAGE

 

A Revista Backstage é um publicação da Editora H. Sheldon e pode ser adquirida online através do site da editora, por assintura ou avulsa.

 

ANUNCIE

IMPRESSA OU DIGITAL

 

Clique aqui e se informe sobre as condições de anúncios em nossa revista ou site.

CONTATO
  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • Instagram

Todos Direitos Reservados

Rua Iriquitiá, 392 - Taquara

Rio de Janeiro - RJ - CEP:22.730-150 

Telefones: (21) 3627-7945 /  2440-4549

E-mail: adm@backstage.com.br

© 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • REVISTA BACKSTAGE