Play Rec - Lançamentos de julho

July 29, 2019

 

 

Madame X (Interscope Records)
Madonna

 

O décimo quarto álbum da superestrela da música pop foi feito a partir da mudança da cantora para Portugal, em 2017. Ele teve como singles as músicas Medellín, Crave e mais outras três. Entre os colaboradores estão Mirwais, Mike Dean e Jason Evigan. O álbum tem ainda as participações de Maluma, Quavo, Swae Lee e da brasileira Anitta.
De acordo com a pop star, o álbum é inspirado pela música de Portugal, com ela inclusive cantando trechos na língua do país nas faixas Crazy e Killers Who are Partying, um fado estilizado, onde o refrão é em português. A Orquestra Batukadeiras de Cabo Verde, toca na quinta faixa, Batuka. De forte tom político nas letras, a cantora protesta contra a disseminação das armas em faixas como God Control, onde mescla o tradicional estilo dançante com formas mais acústicas, colocando a bola no chão, mas sempre ressaltando a letra politizada. Quem for assistir aos shows da cantora – que, para este trabalho, devem ser apenas em teatros -  não vai deixar de perceber a coerência com trabalhos anteriores dela, mas os arranjos ressaltam as letras, principalmente nas músicas mais politizadas. Madame X tem a produção do francês Mirwais Ahmadzaï. 

 

Ouça abaixo o álbum na íntegra:

 

Caduco (Rock It)
Marcelo Callado

Conhecido pelo trabalho com Caetano Veloso na Banda Cê, integrada também por Pedro Sá na guitarra e Ricardo Dias Gomes no baixo, Marcelo Callado engrenou carreira solo e já lançou três álbuns: Meu Trabalho Han Solo Vol 2, Musical Porém, e agora o Caduco. 
De acordo com o texo de Renato Martins, o trabalho demorou dez dias para ser gravado. O músico chegava no estúdio às doze horas com a música a ser trabalhada e terminava o dia com ela pronta. Com exceção de alguns pianos, teclados e cordas, tocados por Martin Scian, um baixolão gravado por Melvin Ribeiro e as garrafas tocadas por Sarah Abdala, Callado tocou todos os instrumentos das dez canções.
O álbum foi Produzido por Marcelo Callado e Martin Scian, que também mixou  e masterizou, além de gravar com Sarah Abdala, no Estúdio Sideral. 

 

Ouça abaixo o álbum na íntegra:

 

Garoto (Selo Sesc)
Paulo Bellinati

O violonista Garoto foi um dos grandes inovadores do violão brasileiro.  Desde os anos 30 até 1955, quando faleceu aos 40 anos, trouxe novas harmonias e toques ao violão brasileiro. Chegou a excursionar pelos EUA com Carmen Miranda, onde, dizem as boas línguas, impressionou os músicos de lá e foi impressionado pelos então novos ventos do bebop que começavam a soprar.
Este CD é a remasterização de um LP lançado em 1986, gravado em 1984, fruto de uma pesquisa de Paulo Bellinati nos arquivos de Ronoel Simões, amigo de Garoto que costumava guardar e fazer cópias de segurança dos discos que o violonista gravava para registrar as novas composições. Após ouvir, escrever e arranjar as músicas de garoto a partir dos arranjos originais, Bellinati gravou e lançou este disco pela extinta gravadora Marcus Pereira. O álbum teve, como consequência a difusão da obra de Garoto nos círculos mais refinados do violão mundial.
No CD estão presentes desde choros até as valsas de Garoto. Estão no repertório Duas Contas, Enigma, Gracioso e o grande sucesso após ganhar letra de Vinícius de Moraes e Chico Buarque Gente humilde. Gravado por Hugo Gama no estúdio Timbre, em São Paulo, o disco foi remasterizado por Lelo Nazário, que também fez a produção da gravação original. Além de bonito, o disco é um registro histórico importante das composições de Garoto.
 

Quase Memória (Biscoito Fino)
Edu Lobo, Romero Lubambo, Mauro Senise

Quase memória faz parte de uma trilogia gravada por Edu Lobo, Romero Lubambo e Mauro Senise que tem ainda os álbuns Todo Sentimento e Dos Navegantes, que ganhou o Grammy Latino 2017. Os três músicos  são expoentes da música brasileira. Edu Lobo é compositor estabelecido desde que ganhou o Festival de Música Popular Brasileira, em 1967, com a música Ponteio, dele e Capinam, cantada por ele e Marília Medalha com o apoio do grupo Momento 4. Mauro Senise é um dos saxofonistas/flautistas mais requisitados desde os anos 70, com uma consistente carreira solo. Romero Lubambo é violonista e guitarrista dos mais prestigiados, tendo uma carreira de muitos anos no jazz internacional e na música brasileira. 
O trabalho tem regravações e faixas inéditas, como Silêncio de Edu e Vinícius de Moraes e Peregrina, com a letra de Paulo Cesar Pinheiro. Não faltam também outras parcerias tradicionais de Edu, como a com Chico Buarque, em Lábia, mas a maior parte das canções é fruto de parcerias com o poeta Cacaso. 
Além dos músicos protagonistas, há vários convidados de peso. A israelense Anat Cohen toca clarineta cool em Lábia(Edu Lobo e Chico Buarque) e Branca Dias(Edu Lobo e Cacaso). O acordeonista Kiko Horta está em A terra do Nunca(Edu Lobo e Paulo Cesar Pinheiro); Senhora do Rio (Edu Lobo) e Canudos (Edu Lobo e Cacaso).  Bruno Aguilar toca nas faixas que tem contrabaixo e quatro das músicas tem a bateria de Jurim Moreira. O pianista Cristóvão Bastos toca em seis faixas. O pianista e arranjador está em outras gravações da trilogia, sendo autor de Todo Sentimento; e arranjador da instrumental de Edu Lobo, Noturna, em Dos Navegantes.
O álbum foi gravado e mixado nos estúdios da gravadora Biscoito Fino por Gabriel Pinheiro e masterizado por Luiz Tornaghi.

 

Ouça abaixo o álbum na íntegra:

 

 

Please reload

Destaque

Sétima edição do Rio Music Market acontece entre 9 e 12 de dezembro

December 6, 2019

1/10
Please reload

Posts recentes

October 7, 2019

October 3, 2019

Please reload

Nossas Redes
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Instagram
SOBRE

REVISTA BACKSTAGE

 

A Revista Backstage é um publicação da Editora H. Sheldon e pode ser adquirida online através do site da editora, por assintura ou avulsa.

 

ANUNCIE

IMPRESSA OU DIGITAL

 

Clique aqui e se informe sobre as condições de anúncios em nossa revista ou site.

CONTATO
  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • Instagram

Todos Direitos Reservados

Rua Iriquitiá, 392 - Taquara

Rio de Janeiro - RJ - CEP:22.730-150 

Telefones: (21) 3627-7945 /  2440-4549

E-mail: adm@backstage.com.br

© 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • REVISTA BACKSTAGE