IATEC promove a grande confraternização do som ao vivo, iluminação e produção musical

December 10, 2019

 

Redação: Miguel Sá

Fotos: Ernani Matos / Nelson Cardoso / Vinicius Giffoni

 

Aconteceu, no dia 5 de novembro, no Centro Cultural Escola Sesc, no Rio de Janeiro, a grande confraternização do mercado de entretenimento brasileiro: o Prêmio Profissão Entretenimento. O evento aconteceu entre 19 e 22 horas com a presença de grandes nomes do áudio, iluminação, cenografia e produção. Esta foi a quinta edição da premiação, que acontece desde 2015. A festa foi promovida pelo Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (IATEC) e o Espaço Cultural Escola Sesc.

 

 

Durante as quase três horas de premiação apresentadas por Tony Garrido, vocalista do Cidade Negra, foram contempladas vinte categorias relacionadas a show – produção, áudio e iluminação - e produção fonográfica. As indicações acontecem a partir da votação de profissionais do entretenimento. Depois, os nomes são submetidos à votação popular para definir os vencedores de cada uma das 20 categorias.

 

Assista abaixo o vídeo com os melhores momentos do evento:

 

Confraternização antes, durante e depois

A festa é uma oportunidade para a confraternização dos profissionais. Antes do início, era possível ver indicados e convidados conversando no saguão de entrada. No decorrer da premiação, Tony Garrido foi o responsável por apresentar indicados, premiados e manter o clima descontraído. Depois, houve um coquetel que proporcionou ainda mais interação entre os participantes.

 

Nelson Cardoso (à direita), diretor da Revista Backstage, entrega o prêmio de melhor técnico de iluminação para teatro, para  o representante de Binho Schaeffer, que não pôde comparecer

 

A premiação começou com a categoria de melhor técnico de iluminação para teatro, vencida por Binho Schaeffer, o mesmo vencedor de iluminação para shows. O prêmio desta última categoria foi entregue por Nelson Cardoso, diretor da Revista Backstage. Em seguida, foram distribuídos os prêmios das categorias lighting designer e diretor de fotografia, ambas tendo Césio Lima, da LPL, como vencedor. Césio deu um recado aos novos profissionais sobre a importância de desenhar a luz e a fotografia sem “brigar com o vídeo”, até por conta da importância do uso deste nas redes sociais, um dos principais meios de divulgação dos artistas.

Césio Lima da LPL recebeu os prêmios das categorias lighting designer e diretor de fotografia

 

Outro ponto alto do evento foi o discurso de agradecimento de Ricardo Tenente, ganhador na categoria de tour manager. O profissional ressaltou a importância da premiação até mesmo para o reconhecimento das profissões do mercado do entretenimento.

Ricardo Tenente, ganhador na categoria de tour manager (à esquerda)

 

Destaque também para a premiação de Flávio Senna – que ganhou prêmio em todas as edições - como melhor técnico de estúdio nas categorias gravação e mixagem. Flávio discursou a respeito da satisfação pelo reconhecimento como profissional.

 

Flávio Senna ganhou o prêmio de melhor técnico de estúdio nas categorias gravação e mixagem

 

Houve ainda momentos inusitados, como a conversa ao vivo, via vídeo-chamada no WhatsApp, com Alexandre Rabaço, um dos premiados, que estava em turnê pela Europa.

 

Homenageados

A organização e os profissionais presentes puderam também homenagear três figuras importantes na história do mercado do entretenimento brasileiro. O primeiro foi André Midani: diretor em diversas gravadoras que ajudou a definir os rumos da MPB, tendo lançado ou potencializado a força de artistas como Gilberto Gil e Gal Costa. O segundo foi Carlos Corrêa: um dos pioneiros brasileiros no projeto de caixas acústicas e sistemas de sonorização.  Solon do Valle -  um dos fundadores e apoiador de toda uma estrutura de difusão do conhecimento no áudio que vai desde a AES Brasil até o IATEC, passando pela participação na criação de publicações ligadas ao mercado do entretenimento – foi o terceiro homenageado.

As homenagens tiveram discursos emocionados de Antoine Midani, engenheiro de som e filho de André, do engenheiro Framklim Garrido sobre Carlos Correa e de Carlos Pedruzzi – também engenheiro de som e professor do IATEC - sobre Sólon do Valle.

Luiz Helênio é sócio diretor do IATEC.

Ele falou com exclusividade para a Revista Backstage sobre a quinta edição do Prêmio Profissão Entretenimento

 

 

Backstage – Como surgiu a ideia do prêmio? Com que intenção?

Luiz Helênio - Não existia nenhuma premiação no nosso mercado para valorizar os profissionais da área. É um segmento desconhecido pela nossa sociedade de uma forma geral. A ideia é mostrar que a nossa profissão existe. Uma das coisas que mais nos motivam é ver profissionais experientes, reconhecidos pelo nosso mercado, que levam a esposa, filhos, mãe e familiares com orgulho de mostrar que a profissão existe e que ele está sendo reconhecido pelos colegas. Não é uma competição, e sim uma homenagem.

 

Backstage – Aconteceram mudanças no decorrer das cinco edições?

Luiz Helênio - Em termos de metodologia de votação não tivemos nenhuma mudança significativa. Continua sendo feito em duas etapas sendo a primeira com o júri técnico. Este ano foram 75 profissionais que votaram e elegeram os três indicados de cada categoria que vão para a segunda etapa na votação pelo júri popular, na internet. A preocupação de dividir em duas etapas é porque a votação simples pela internet seria frágil, porque não temos como avaliar se a pessoa que votou é ou não do mercado.  Então, quando fazemos o júri técnico, de certa forma validamos e fazemos uma triagem dos profissionais que vão a júri popular. Temos, obviamente, algumas medidas de controle da votação, como bloqueio de IP, de e-mail, verificação de robô, mas em termos de sistema de votação não temos tido muita mudança no sistema porque tem funcionado bem. O que surpreende de uma forma geral - acho que essa foi a maior mudança - é o reconhecimento da premiação. Percebemos que as pessoas estão participando mais. Só no primeiro dia de participação aberta tivemos dois mil votos. É uma participação muito grande, e você vê que as pessoas estão dando valor ao prêmio.

 

Backstage – Quais são os planos para o futuro?

Luiz Helênio – Queremos aprimorar a parte de produção do prêmio, sempre lembrando que é feita por alunos do IATEC. É uma atividade acadêmica, então o pessoal que está operando o som e a iluminação são alunos da escola. Para a próxima edição estamos vendo também a possibilidade de inserir novas categorias.

Leonardo Minervin, coordenador geral de culura da Escola Sesc de ensino médio

 

Como foi feita a parceria com o IATEC? Com que objetivos?

O Espaço Cultural Escola Sesc tem como um de seus principais objetivos ser um polo de formação artístico-cultural para os moradores do entorno, sobretudo, Jacarepaguá e Cidade de Deus, além dos 480 alunos de todos os estados brasileiros que estudam e residem na instituição. Dessa forma, encontramos no IATEC um parceiro com objetivo afim, isto é, democratizar o acesso ao conhecimento, oportunizando capacitação técnica aos profissionais da Cultura. Sendo assim, a partir dessa parceria conseguimos somar forças e ampliar nossas atuações.

Vencedores de todas as caregorias:

 

Categoria = Cenógrafo:
SUZANE QUEIROZ

 

Categoria = Empresário Artístico:
RAPHAEL PULGA

Categoria = Lighting Designer e Diretor de Fotografia:
CÉSIO LIMA

 

Categoria = Mixagem de Áudio para TV e Cinema:
MARCELO FREITAS

Categoria = Produtor de Eventos:
PÉRICLES MECENAS

Categoria = Produtor Musical - Trilha
MARCELO SUSSEKIND

 

Categoria = Produtor Musical - Fonográfico
MARCELO SUSSEKIND

 

Categoria = Produtor Técnico:
WILLIAM OLIVEIRA

 

Categoria = Projetista de Sistema de Acústica e Sonorização e Técnico de Show - Monitor:
ALEXANDRE RABAÇO

 

 

Categoria = Roadie:
WELLINGTON INOCÊNCIO

 

Categoria = Técnico de Estúdio - Gravação e Técnico de Estúdio - Mixagem:
FLAVIO SENNA

 

Categoria = Técnico de Estúdio - Masterização:
ENRICO DE PAOLI

Categoria = Técnico de Show Ao Vivo - PA:
RICARDO VIDAL

Categoria = Tour Manager:
RICARDO TENENTE

Categoria = Técnico Iluminação em Shows e Técnico Iluminação em Teatro:
BINHO SCHAEFER

Categoria = Produtor Shows e Festivais:
ANDREAS SCHMIDT

Galeria de fotos:

 

 

 

Please reload

Destaque

A história da gravação e masterização

January 11, 2020

1/10
Please reload

Posts recentes

December 31, 2019

December 24, 2019

December 19, 2019

Please reload

Nossas Redes
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Instagram
SOBRE

REVISTA BACKSTAGE

 

A Revista Backstage é um publicação da Editora H. Sheldon e pode ser adquirida online através do site da editora, por assintura ou avulsa.

 

ANUNCIE

IMPRESSA OU DIGITAL

 

Clique aqui e se informe sobre as condições de anúncios em nossa revista ou site.

CONTATO
  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • Instagram

Todos Direitos Reservados

Rua Iriquitiá, 392 - Taquara

Rio de Janeiro - RJ - CEP:22.730-150 

Telefones: (21) 3627-7945 /  2440-4549

E-mail: adm@backstage.com.br

© 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • REVISTA BACKSTAGE