Anuncio topo
SUMÁRIO / Sumário

As tendências da tecnologia

17/01/2022 - 10:32h
Atualizado em 18/01/2022 - 13:23h

 

Afinal, a tecnologia molda a forma como trabalhamos ou somos nós que definimos a forma como ela será usada? De que forma ela impacta a vida de quem trabalha e de quem consome? Quais são as tendências no mundo do áudio, tanto na produção como no consumo? A Revista Backstage chamou quatro profissionais de ponta para o debate:  o produtor musical Alwin Monteiro, o engenheiro de masterização Carlos Freitas, o consultor de áudio Carlos Ronconi e o engenheiro de som  David Distler para mostrar de que forma a tecnologia interfere em suas áreas e seus trabalhos e quais são as tendências.

 

 

Alwin Monteiro  é produtor produtor musical. Iniciou a faculdade de música na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).  Lá, entrou em contato com a área de trilhas sonoras para jogos, principalmente entre 2005 e 2009. Com o volume de trabalho, acabou não concluindo a faculdade, mas fez o seu caminho na música como produtor e engenheiro de gravação e mixagem, sua principal atividade no áudio hoje. Alwin também trabalha na área de ensino de produção musical.  Hoje produz, mixa e masteriza fonogramas para nomes como: Mussa (Mussoumano), MV Bill, Canhotinho (cavaquinista dos Demônios da Garoa), Dona Quimera, Julia Sicone e as músicas originais da personagem Hello Kitty para Brasil e América Latina.

 

O canal da sua empresa Ossia Centro Musical tem conteúdo relacionado ao universo da produção musical, com mais de 75 mil inscritos. Os conteúdos são relacionados ao áudio profissional e produção musical.

 

 

CLIQUE AQUI E LEIA A ENTREVISTA COMPLETA COM ALWIN MONTEIRO

 

 


 

 

Carlos Freitas é um dos principais engenheiros de masterização do Brasil. Trabalhando em alto nível desde os anos 1980, desde meados dos anos 90 trabalha na área de masterização.

 

Sendo a masterização uma área do áudio que faz a interface entre a área de produção e o grande público, o profissional acompanhou a transformação das mídias do LP ao CD, do CD ao áudio digital, do DVD ao Blu-Ray e hoje faz trabalhos com padrões técnicos específicos para cada mídia, incluindo transmissão de áudio por stream e televisão digital.

 

Os seus trabalhos de masterização, restauração de áudio e remasterização incluem nomes como Ed Motta, Caetano Veloso, Roberto Carlos, Carlinhos Brown, Marisa Monte, Jota Quest, Paralamas do Sucesso, Djavan, Ivete Sangalo , Lulu Santos, Carmen Miranda, Orlando Silva, João Gilberto e muitos outros.

 

 

CLIQUE AQUI E LEIA A ENTREVISTA COMPLETA COM  CARLOS FREITAS

 

 


 

 

Carlos Ronconi trabalhou por mais de 35 anos na área de áudio da TV Globo, inclusive fazendo pesquisas na área de áudio para TV digital.Trabalhou em programas fundamentais da TV Brasileira, incluindo, na área musical, Chico e Caetano nos anos 1980, a transmissão do carnaval no Rio de Janeiro e o sucesso The Voice.

 

Durante todos estes anos, teve contato em primeira mão com as tecnologias mais complexas do áudio, sabendo de antemão o que viria a ser de uso corrente na área.  Hoje trabalha como consultor para a Dolby.

 

 

CLIQUE AQUI E LEIA A ENTREVISTA COMPLETA COM CARLOS RONCONI

 

 


 

 

David Distler começou a trabalhar com áudio, aos 21 anos em 1982. Na época não havia internet na forma que conhecemos hoje, mas o engenheiro de som encontrou o endereço da Audio Engineering Society em uma revista e lhes escreveu uma carta. A carreira dele começou no momento em que responderam ao pedido dele sobre como se aprofundar na área da sonorização. Em um tempo no qual a Internet não estava difundida na forma como é hoje, teve acesso a fontes seguras de informações, como  a SynAudCon, e assinou a newsletter que me trazia, pelos correios, as informações do áudio profissional.

 

No final de 1988 mudou para os EUA onde gerenciou uma filial da empresa Bauer Southam, de locação de áudio e vídeo corporativo, e estudou produção de vídeo. Ao retornar para o Brasil, em 1994, começou a ser procurado para projetos e sonorização de congressos e igrejas, sendo essas as suas principais áreas de atuação.

 

O projetista – que escreve uma coluna para a Revista Backstage dedicada ao som das igrejas -  defende que a integração entre áudio, vídeo, projeção e ampliação de imagens, iluminação, TI e transmissão por internet provoca uma realidade multidisciplinar no áudio, e que é preciso ter domínio dos recursos tecnológicos para saber quais atendem melhor ao cliente.  

 

 

CLIQUE AQUI E LEIA A ENTREVISTA COMPLETA COM DAVID DISTLER

 

 

 

 

 

  • COMPARTILHE
voltar

COMENTÁRIOS

Nenhum cadastrado no momento

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Escreva sua opinião abaixo*