Anuncio topo
COLUNISTAS

Equipamentos de Áudio e a Percepção Auditiva

13/04/2023 - 17:20h
Atualizado em 13/04/2023 - 17:22h




 

Caro Leitor;

Hoje vou compartilhar um estudo que venho desenvolvendo desde 2012 a respeito da importância do primeiro elo na gravação e captura da série harmônica dos instrumentos musicais. O que me motivou a fazer essa pesquisa foi entender melhor a forma de captar e amplificar esses sons complexos com perfeição. Pensando como projetista, desenvolver equipamentos de áudio fora do padrão e como a informação servirá para orientar o leitor na escolha dos microfones e pré-amplificadores.

 

Aqui eu apresento esse estudo de uma forma resumida para que o leitor entenda o conceito.

 

Existem muitos artigos sobre a relação entre a Música e Neurociência publicados em jornais e revistas cientificas. Tive o cuidado de ler vários deles para entender melhor como funciona a percepção auditiva do ser humano. Todos os artigos mostram que, quando somos expostos à musica, mudamos as nossas emoções e até o funcionamento do nosso corpo. Isso acontece porque ouvimos e sentimos a serie harmônica dos instrumentos musicais. Sim! Também sentimos e conseguimos perceber a combinação das frequências infrassônicas, sônicas e ultrassônicas. Na verdade quanto melhor for a captação da serie harmônica dos instrumentos, melhores serão os resultados. Sejam terapêuticos, emocionais ou comerciais. Na falta desses sons complexos, a reação ao estimulo será diminuída.

 

 

 

 

 

Para começar, vou explicar o porquê da diferença de qualidade sonora entre os microfones e a importância do primeiro elo na gravação.

 

O primeiro elo é formado pelo microfone e o pré-amplificador. Segundo o resultado dos meus testes práticos e em laboratório, usando instrumentos de precisão, o elo Mic-Pre é o mais crítico do circuito na gravação. Mesmo com um microfone excepcional, ainda tem que se considerar o comprimento e qualidade do cabo e a quantidade de conexões do Mic ao Pre-amp. O ideal seria usar o pré-amp dentro do estúdio e mandar o sinal “quente” pra técnica.  A partir daí, o fluxo de sinal se torna menos crítico.

 

Como todo dispositivo eletroacústico, o microfone tem variações de timbre. Elas acontecem em função da escolha dos materiais e suas proporções. Traduzindo isso, quanto melhor for a usinagem do “plate”, a pureza do ouro do diafragma e o ajuste do conjunto ressonante, melhor será a capacidade de captar a serie harmônica dos instrumentos. Um microfone bom é difícil de ser construído, mas um microfone com a capacidade de captar sons complexos é MUITO mais difícil de ser construído !!!

 

 

 

Para se obter fidelidade do timbre do instrumento captado tem que haver um perfeito casamento entre a cápsula e o circuito eletrônico do microfone considerando a impedância e equalização. Afinal de contas não existe capsulas “planas”. O circuito deve ter uma larga banda passante, que ultrapasse a faixa de 20-20kHz. Não por acaso alguns microfones valvulados lendários usavam válvulas de radiofrequência RF. Os mais recentes usam FETs com a faixa de operação em MHz. O circuito é montado usando componentes com baixa tolerância.

 

 

 

 

 

Se tratando de microfones dinâmicos, o timbre e a frequência de ressonância são determinados pelos materiais e desenho do diafragma. A dureza, tamanho e massa são decisivos para o equilíbrio e sensibilidade do domo. Já na câmara ressonante do conjunto transdutor (aquele espaço interno da cápsula entre o imã e a bobina móvel) em alguns modelos, como o RE20, há um tubo metálico montado atrás do conjunto magnético para ajustar a frequência de ressonância do microfone. Em resumo: Os microfones são verdadeiras obras de arte e engenharia. Tem a precisão e delicadeza de um instrumento musical.

 

 

 

 

 

Os microfones de baixo custo:

Em geral esses microfones são equipados com cápsulas que são copias ruins das cápsulas famosas (k47, CK12, K87 dentre outras) feitas com materiais baratos, com má qualidade da liga de ouro do diafragma, má qualidade de usinagem e etc... São vendidas no mercado como reposição alternativa e também estão em todos os microfones de baixo custo. Os circuitos são simplificados e feitos com componentes de baixa qualidade. Não há um casamento elétrico entre a capsula e o circuito, visto que a capsula é apenas feita para parecer como de um U87 ou um C12 e o circuito é o mais resumido / simplificado possível. O resultado será uma captação com sonoridade pobre.

 

 

 

 

Se o conjunto microfone e  pré-amp não for capaz de captar o suficiente da série harmônica, não há como recriar isso na pós-produção. É como na fotografia, se a lente objetiva e a câmera não são realmente boas, não há editor que dê jeito... Tudo parecerá falso.

 

No próximo número vamos entender em detalhes como é construído um Pre-Amp de alta qualidade e os mais frequentes questionamentos a respeito deles.

 

 

Equipamentos de Áudio e a Percepção Auditiva
Cesar Portela

COMENTÁRIOS

O capacitor envelhece em um equipamento pouco usado também? Ou ele degrada principalmente com o uso? Por exemplo, um equipamento da década de 80 muito pouco usado precisaria de recap por desgaste do tempo?

- Henrique M

Ótimo, vai ajudar muito! Cesar é fantástico, ótima matéria!

- adriano vasque da

Saudades da Paranoia saudável que tínhamos no Freeeeeee Jazzzzzz Festival (imitando Zuza em suas apresentações magnificas) Parabéns Farat Forte abraço

- Ernani Napolitano

Artigo incrivel! Extremamente realista e necessário, obrigado mestre!

- Jennifer Rodrigues

Depois de 38 anos ouvindo o disco, eis q me deparo com a história dele. Multo bom!! Abrss

- Fernando Baptista Junqueira

Que maravilha de matéria, muito verdadeira é muito bem escrita, quem viveu como eu esta época, só pode agradecer pela oportunidade que Deus me concedeu. Vou ler todas, mas tinha que começar por esta… abraços…

- Caio Flávio

Só li verdades! Parabéns pela matéria Farat

- Guile

Ótimo texto Zé parabéns !!!!! Aguardando os próximos!!!

- Marco Aurélio

Adoro ver e rever as lives do Sá! Redescobri várias músicas da dupla valorizadas pela execução nas "Lives do Sá". Espero que esse trabalho volte de vez em quando. O Sá, juntamente com o Guilherme Arantes e o Tom Zé, está entre os melhores contadores de casos da MPB. Um livro com a história da dupla/trio escrito por ele seria muito interessante!

- Bruno Sander

Ontem foi um desses dias em que a intuição está atenta. Saí a caminhar pela Savassi sabendo que iria entrar naquela loja de discos onde sempre acho algo precioso em vinil. Já na loja, fui logo aos brasileiros e lá estavam o Nunca e o Pirão de Peixe em ótimo estado de conservação, o que é raríssimo. Comprei ambos. O 2º eu já tinha, meio chumbado. O Nunca eu conhecia de CD, e tem algumas das músicas que mais gosto da dupla, p. ex. Nuvens d'Água (acho perfeita), Coisa A-Toa (alusão à ditadura?), e outras. Me disseram que o F. Venturini é fã do Procol Harum, e realmente alguns solos de órgão dele fazem lembrar a banda inglesa.

- João Henrique Jr.

Que maravilha de matéria. Me transportei aos anos de ouro da música brasileira

- Sidney Ribeiro

Trabalho lindão. Parabéns à todos os envolvidos!

- Anderson Farias de Melo

O que dizer do melhor disco da música nacional(minha opinião). Tive o prazer em ver eles como dupla e a volta como trio em um shopping da zona leste de sampa. Lançamento do disco outra vez na estrada. Espero poder voltar a vê-los novamente, já que o Sa hoje mora fora do Brasil. E essa Pandemia, que isolou muito as pessoas. Obrigado por vocês existirem como músicos, poetas e instrumentistas. Vocês são F..., Obrigado, abracos

- Luiz antonio Rocha

Que maravilha Querido Paulinho Paulo Farat!! Obrigado por dividir conosco momentos tão lindos , pela maravilha de pessoa e imenso talento que Vc sempre teve, tem e terá, sempre estará no lugar certo e na hora certa ! Emocionante! Tive a honra de trabalhar muitas vezes com Vc, em especial na época do Zonazul , obrigado por tudo, parabéns pela brilhante carreira e que Deus Abençõe sempre . Bjbj

- Michel Freidenson

Mais uma vez um texto sensacional sobre a história da música e dos músicos brasileiros. Parabéns primo e obrigado por manter viva a memória dessas pessoas tão especiais para nós E vai gravar o vídeo desta semana! Kkkk

- Carlos Ronconi

Grande Farat!!! Bacana demais a coluna! Cheio de boas memorias pra compartilha!!!

- Luciana Lee

Valeu Paulo Farat por registrar nosso trabalho com tanto carinho e emoção sincera. Foram momentos profissionais muito importantes para todos nós. Inesquecíveis ! A todos os membros de nossa equipe,( e que equipe! ) Nosso Carinho e Saudades ! ???? ???????????????????? Guilherme Emmer Dias Gomes Mazinho Ventura Heitor TP Pereira Paulo Braga Renato Franco Walter Rocche Hamilton Griecco Micca Luiz Tornaghi Carlão Renato Costa Selma Silva Marilene Gondim Cláudia Zettel (in memoriam) Cristina Ferreira Neuza Souza

- Alberto Traiger

Depois de um ano de empresa 3M pude fazer o bendito carnê e comprei uma vitrolinha (em 12X) e na mesma hora levei Pirão, Quatro (Que era o novo), Es´pelho Cristalino e Vivo do Alceu, fiquei um ano ouvindo e pirando sem parar, depois vi o show do Quatro em Campinas. Considero o mais equilibrado de todos, sendo que sempre pendendo pro rural e nem tanto pro urbano, um disco atemporal podendo ser ouvido em qualquer situação, pois levanta o astral mesmo. No momento, Chuva no campo é ''a favorita'', mas depois passa e vem outra, igualzinho à aquela banda de Liverpool, manja????

- Ademilson Carlos de Sá

B R A V O!!! Paulo Farat não esqueça: “Afina isso aí moleque!” Hahahaha Tremendo profissional, sou teu fã, Grande abraço!

- Dudu Portes

Show é sensacional. Mas a s sensação intimista de parecer que a live é um show particular, dentro da sua casa, do seu quarto, é impagável. Parabéns família, incluindo Guarabyra e Tommy...

- Ricardo Amatucci

Paulo Farat vai esta nas lives do Papo Na Web a partir de amanha apresentando "Os Albuns Que Marcaram As Nossas Vidas"" Não percam, www.facebook.com/depaponaweb todas as terças-feiras as 20:00 horas

- Carlos Ronconi

Caro Luiz Carlos Sá, as canções que vocês fazem são maravilhosas, sinto a energia de cada uma. Tornei-me um admirador do trabalho de vocês no final dos anos 1970 com o LP Quatro e a partir de então saí procurando os discos de vocês, paguei um preço extorsivo pelo vendedor, os LP's "Casaco Marrom" do Guarabyra e "Passado, Presente e Futuro" (primeiro do Trio), mas valeu. tenho todos em LP's e CD's até o Antenas, depois desse só em CD's e o DVD "Outra Vez Na Estrada" exceto o mais recente "Cinamomo" mas em breve estarei com ele para curtir. A última vez que vi um show da dupla (nunca vi o trio em palco), foi no Recife no dia 16/04/2016 na Caixa Cultural, vi as duas apresentações. Levei dois bolos de rolo pra vocês, mas o Guarabyra não estava. Quero registrar que tenho até o LP "Vamos Por Aí", todos autografados, que foi num show feito no Teatro do Parque, as apresentações seriam nos 14,15 e 16/10/1992 mas o Guarabyra perdeu o voo e só foram dois dias, no dia do seu aniversário e outro no dia 16. Inesquecível. Agora estou lendo essas crônicas maravilhosas. Grande abraço forte e fraterno e muita saúde e sucesso pra vocês, sempre. P.S. O meu perfil no Facebook é Xavier de Brito e estou lá como Super Fã.

- Edison Xavier de Brito

Me lembro de ter lido algumas destas crônicas dos discos quando voce as publicou no Facebook em 2013, Sá. Muito emocionante reler e me emocionar de novo. Voces foram trilha sonora importantíssima dos últimos anos da minha vida. Sou de 1986, portanto de uma geração mais nova que escuta voces. Gratidão e vida longa a voces!

- Luiz Fernando Lopes

Salve!!! Que maravilha conhecer essas histórias de discos que fazem parte da minha vida. Parabéns `à Backstage e ao Sá! E, claro, esperando a crônica do Pirão. Esse disco me acompanha há mais de quarenta anos! Minhas filhas escutaram desde bebês e minha neta, que vai nascer agora em setembro, vai aprender a cantar todas as músicas!

- Maurício Cruz

com esse time de referências musicais (exatamente as minhas) mais o seu talento, não tem como não fazer música boa!!!! parabéns!!! com uma abraço de um fã que ouve seus discos desde essa época!

- nico figueiredo

Boa noite amigo, gostei muito das suas explicações, pois trabalho com mix gosto muito mesmo e assistindo você falando disso tudo gostei muito um abraço.

- Rubens Miranda Rodrigues

Obrigado Sá, obrigado Backstage, adoro essas histórias, muito bom, gostaria de ouvir histórias sobre as letras tbém, abç.

- Robson Marcelo ( Robinho de Guariba SP )

Esperando ansioso o Pirão de Peixe e o 4. Meu primeiro S&G

- Jeferson

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Escreva sua opinião abaixo*