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COLUNISTAS

Workflow na Iluminação Cênica

31/08/2023 - 13:07h
Atualizado em 31/08/2023 - 15:19h



 

 

 

Projetos de iluminação cênica compreendem distintos recursos e requisitos relacionados aos instrumentos, equipamentos, prazos, custos, detalhamento, especificação e capacitação para as diversas atribuições envolvidas da concepção e criação à montagem de uma peça, um espetáculo ou um show. Nesta conversa, será abordado um termo na língua inglesa que, mesmo não sendo originado nas práticas dos eventos artísticos e musicais, está intrinsicamente relacionado à conjuntura de profissionais que participam de todos os processos de produção, principalmente na execução dos projetos: o “workflow”.

 

A Iluminação Cênica, por mais que seja uma expressão precedida com artigo definido no singular, resulta em um conceito plural e coletivo. Plural também no sentido de diversificado, pois se configura em conjuntos ou agrupamentos de equipamentos, dispositivos e principalmente luminárias - com especificações e atributos que podem variar para o mesmo tipo -, estas normalmente agrupadas com instrumentos similares, mas que, no todo, projeta-se a “luz do palco” (e muitas vezes para além dele) com recursos heterogêneos e complementares (nesse contexto, outros tipos de luminárias e equipamentos de efeitos visuais).

 

O conceito de Iluminação Cênica também é coletivo, pois a iluminação cênica resulta em uma produção que, mesmo direcionada a um ou mais artistas e elementos cenográficos, pressupõe a somatória de contribuições de diversos profissionais, na concepção do projeto, montagem e operação (também na desmontagem, pois pode ser realizada por outras equipes). Compreende também soluções que integram as áreas do design (de iluminação; gráfico; de eventos; de interiores; de produto), da engenharia (de automação; elétrica; eletrônica; mecânica; de produto), da logística (armazenamento, transporte), entre outras.

 

Nesse ínterim, seja para um espetáculo isolado, seja para um megafestival, são múltiplos os profissionais envolvidos, com formações e aprendizados distintos, como também, com experiências e vivências singulares, isoladas ou conjuntas, quando compartilhadas pelos mesmos trabalhadores. Ainda, essa bagagem de vida também pode ser historicamente tão ampla que pode abarcar práticas anteriores e que atualmente são superadas  - pela evolução das tecnologias preexistentes ou mesmo obsolescência programada - ou que estão em mais atual estágio de acompanhamento do desenvolvimento tecnológico. Isso, quando analisadas as equipes técnicas. Quando abrange as outras áreas, da gestão aos serviços, as possibilidades são ainda mais diversificadas.

 

 

Figura 1: Aspecto da produção da turnê “Happier Than Ever” – Billie Eilish. Fonte: Matty Vogel/Digital Media World

 

 

Assim, imagina-se que - com essas estruturas vultosas, que podem contemplar centenas de profissionais - falhas e erros sejam recorrentes e aceitáveis. Com planejamento e fiscalização, as probabilidades de equívocos e deslizes se reduzem significativamente. É nesse momento que a utilização de documentos (físicos ou digitais), aplicativos computacionais ou equipes dedicadas se tornam necessários e, em muitos casos, essenciais para que as melhores soluções sejam produzidas para problemas pontuais e eventuais ou mesmo rotineiros.

 

Restrições são também pensadas nessa conjuntura. Tanto para os investimentos necessários quanto para a capacidade de carga (elétrica). Muitas dessas variáveis são gerenciadas e dimensionadas com planejamento e controle. Outras são administradas a partir de dificuldades e, especificamente, os chamados “gargalos”, os quais alguns podem ser antecipados e previstos, outros totalmente imprevisíveis.

 

Para todos esses elementos elencados, requer-se o mapeamento do workflow – ou fluxo de trabalho, em tradução literal e adotada como termo adequado a esse cenário. Trata-se de um conceito utilizado em diversas áreas para descrever todas as tarefas com seus respectivos responsáveis e encaminhamentos, de maneira que possíveis falhas de execução sejam evitadas e que todos os processos sejam conduzidos sem o comprometimento do todo. Essa identificação de procedimentos, tarefas, responsabilidades, prazos, e inclusive pendências, pode ser organizada por meio de planilhas, cronogramas e aplicativos, utilizados como ferramentas de apoio a esse gerenciamento e tomadas de decisões.

 

 

Figura 2: Aspecto da montagem de palco integrada ao workflow. Fonte: C-Farm.org

 

 

Para produções mais simples, pode ser conduzida por um profissional ou equipe que fará o acompanhamento de todas as etapas de produção. Em eventos mais complexos, quando envolvem dezenas de equipes – muitas delas, contratadas pela primeira vez - a disponibilização de um caderno de operações pode ser um recurso importante para a identificação das normas de segurança e montagem, detalhamento técnico, organização e definição de prioridades e hierarquias, para além do “technical rider”.

 

Como procedimento de verificação (checagem), organização, definição e estabelecimento de prioridades, o workflow pode ser um excelente meio de condução das práticas de montagem, operação e desmontagem dos shows e espetáculos, principalmente, e como já mencionado, pela complexidade de elementos – isso, destacando apenas a iluminação cênica.

 

Também torna-se uma ferramenta fundamental para a compatibilização de projetos em eventos com mais de um artista ou banda com requisitos diferentes, ou seja, para integrar todas as necessidades de cada artista/banda na busca de uma estrutura única e acessível a todos os shows e que atenda a mais de uma apresentação. Em festivais, torna-se essencial. Afinal, como definir prioridades de montagem quando tudo é relevante?

 

 

Figura 3: Workflow: prioridades e hierarquias. Fonte: Mikhail Badaev/Getty Images/iStockphoto

 

 

Com isso, a enumeração (com a hierarquia e ordem numérica) das atividades pode ser uma maneira de estruturação das etapas de produção que podem ser iniciadas em fases anteriores - até mesmo na concepção de um evento, por exemplo. A vistoria de um espaço é um dos requisitos que, muitas vezes, deve ser realizada no momento inicial de decisão para a escolha de um lugar e novamente realizada na realização para que tudo funcione adequadamente.

 

Deve-se destacar que essa diagramação de exigências ou pedidos específicos ainda se torna mais importante quando integrada com outros projetos de cenografia, sonorização, elementos de vídeo e transmissão com configurações com múltiplas câmeras – aliás, muitas vezes o workflow é apenas associado ao mapeamento de imagens captadas e geradas. Nisso, essa compatibilização de projetos se justifica principalmente pois, sendo o tempo uma variável incontrolável (a cronologia dos fatos e ações é gerenciável, mas o tempo se torna incapaz de ser modificado ou transformado), todo e qualquer atraso pode impactar decisivamente nas diversas atividades em todas as etapas de um evento – montagem, realização e desmontagem.

 

Mesmo que outro nome ou outro termo que já seja utilizado – ou mesmo sem nome algum – a existência de um mapeamento conhecido e identificado por todos os envolvidos se torna um meio eficaz de dirigir as equipes e as tarefas sem atropelos ou conflitos.

 

 

Figura 4: Workflow: organização e prioridades. Fonte: Creative Cow

 

 

Tornar um workflow acessível também a todos os líderes de equipes é fundamental para o êxito nas diversas práticas de execução e entrega, desde a descarga e organização dos materiais e equipamentos, até para a previsão de alternativas nos momentos mais cruciais de um evento em sua realização.

 

Naturalmente, na prática, por experiências anteriormente vivenciadas, a excessiva rigidez nunca é benéfica, sendo necessária, também, a flexibilização para prazos e condições, principalmente para os gargalos mais frequentes, quando possível e cabível. Assim, em muitos casos, deve-se considerar períodos maiores para cada atividade, dentro do bom senso e coerência, dentro dos orçamentos e condições de negociação e diálogo.

 

Finalmente, todo modo de operação se torna único, uma vez que os eventos são singulares, e, muitas vezes, apresentam problemas e situações muito diferentes entre si. Se o workflow adotado não atende às particularidades de um determinado evento, deve obrigatoriamente ser revisto e atualizado – objetivamente, deve sempre acrescentar; nunca ser um empecilho.

 

 

 

Figura 5: Workflow: montagem e verificação. Fonte: LS Company.

 

 

A busca de nomenclaturas ou terminologias comuns e mais simples também ajuda muito, principalmente pelas condições já citadas e relacionadas ao universo de profissionais, com histórias de vida muito diferentes entre si. Falhas de comunicação são mais recorrentes pela falta de entendimento ou incompreensão para um determinado requisito. Nisso, simplificar, tornar-se claro pode contribuir muito com o sucesso de um projeto.

 

Registrar tudo também é uma forma de estabelecer melhores práticas para o aprimoramento contínuo e para as garantias necessárias ao melhor funcionamento dos processos e para o atendimento de todas as necessidades, satisfatoriamente.

 

Um abraço e até a próxima conversa!!!

 

 

Workflow na Iluminação Cênica
Cezar Galhart

COMENTÁRIOS

O capacitor envelhece em um equipamento pouco usado também? Ou ele degrada principalmente com o uso? Por exemplo, um equipamento da década de 80 muito pouco usado precisaria de recap por desgaste do tempo?

- Henrique M

Ótimo, vai ajudar muito! Cesar é fantástico, ótima matéria!

- adriano vasque da

Saudades da Paranoia saudável que tínhamos no Freeeeeee Jazzzzzz Festival (imitando Zuza em suas apresentações magnificas) Parabéns Farat Forte abraço

- Ernani Napolitano

Artigo incrivel! Extremamente realista e necessário, obrigado mestre!

- Jennifer Rodrigues

Depois de 38 anos ouvindo o disco, eis q me deparo com a história dele. Multo bom!! Abrss

- Fernando Baptista Junqueira

Que maravilha de matéria, muito verdadeira é muito bem escrita, quem viveu como eu esta época, só pode agradecer pela oportunidade que Deus me concedeu. Vou ler todas, mas tinha que começar por esta… abraços…

- Caio Flávio

Só li verdades! Parabéns pela matéria Farat

- Guile

Ótimo texto Zé parabéns !!!!! Aguardando os próximos!!!

- Marco Aurélio

Adoro ver e rever as lives do Sá! Redescobri várias músicas da dupla valorizadas pela execução nas "Lives do Sá". Espero que esse trabalho volte de vez em quando. O Sá, juntamente com o Guilherme Arantes e o Tom Zé, está entre os melhores contadores de casos da MPB. Um livro com a história da dupla/trio escrito por ele seria muito interessante!

- Bruno Sander

Ontem foi um desses dias em que a intuição está atenta. Saí a caminhar pela Savassi sabendo que iria entrar naquela loja de discos onde sempre acho algo precioso em vinil. Já na loja, fui logo aos brasileiros e lá estavam o Nunca e o Pirão de Peixe em ótimo estado de conservação, o que é raríssimo. Comprei ambos. O 2º eu já tinha, meio chumbado. O Nunca eu conhecia de CD, e tem algumas das músicas que mais gosto da dupla, p. ex. Nuvens d'Água (acho perfeita), Coisa A-Toa (alusão à ditadura?), e outras. Me disseram que o F. Venturini é fã do Procol Harum, e realmente alguns solos de órgão dele fazem lembrar a banda inglesa.

- João Henrique Jr.

Que maravilha de matéria. Me transportei aos anos de ouro da música brasileira

- Sidney Ribeiro

Trabalho lindão. Parabéns à todos os envolvidos!

- Anderson Farias de Melo

O que dizer do melhor disco da música nacional(minha opinião). Tive o prazer em ver eles como dupla e a volta como trio em um shopping da zona leste de sampa. Lançamento do disco outra vez na estrada. Espero poder voltar a vê-los novamente, já que o Sa hoje mora fora do Brasil. E essa Pandemia, que isolou muito as pessoas. Obrigado por vocês existirem como músicos, poetas e instrumentistas. Vocês são F..., Obrigado, abracos

- Luiz antonio Rocha

Que maravilha Querido Paulinho Paulo Farat!! Obrigado por dividir conosco momentos tão lindos , pela maravilha de pessoa e imenso talento que Vc sempre teve, tem e terá, sempre estará no lugar certo e na hora certa ! Emocionante! Tive a honra de trabalhar muitas vezes com Vc, em especial na época do Zonazul , obrigado por tudo, parabéns pela brilhante carreira e que Deus Abençõe sempre . Bjbj

- Michel Freidenson

Mais uma vez um texto sensacional sobre a história da música e dos músicos brasileiros. Parabéns primo e obrigado por manter viva a memória dessas pessoas tão especiais para nós E vai gravar o vídeo desta semana! Kkkk

- Carlos Ronconi

Grande Farat!!! Bacana demais a coluna! Cheio de boas memorias pra compartilha!!!

- Luciana Lee

Valeu Paulo Farat por registrar nosso trabalho com tanto carinho e emoção sincera. Foram momentos profissionais muito importantes para todos nós. Inesquecíveis ! A todos os membros de nossa equipe,( e que equipe! ) Nosso Carinho e Saudades ! ???? ???????????????????? Guilherme Emmer Dias Gomes Mazinho Ventura Heitor TP Pereira Paulo Braga Renato Franco Walter Rocche Hamilton Griecco Micca Luiz Tornaghi Carlão Renato Costa Selma Silva Marilene Gondim Cláudia Zettel (in memoriam) Cristina Ferreira Neuza Souza

- Alberto Traiger

Depois de um ano de empresa 3M pude fazer o bendito carnê e comprei uma vitrolinha (em 12X) e na mesma hora levei Pirão, Quatro (Que era o novo), Es´pelho Cristalino e Vivo do Alceu, fiquei um ano ouvindo e pirando sem parar, depois vi o show do Quatro em Campinas. Considero o mais equilibrado de todos, sendo que sempre pendendo pro rural e nem tanto pro urbano, um disco atemporal podendo ser ouvido em qualquer situação, pois levanta o astral mesmo. No momento, Chuva no campo é ''a favorita'', mas depois passa e vem outra, igualzinho à aquela banda de Liverpool, manja????

- Ademilson Carlos de Sá

B R A V O!!! Paulo Farat não esqueça: “Afina isso aí moleque!” Hahahaha Tremendo profissional, sou teu fã, Grande abraço!

- Dudu Portes

Show é sensacional. Mas a s sensação intimista de parecer que a live é um show particular, dentro da sua casa, do seu quarto, é impagável. Parabéns família, incluindo Guarabyra e Tommy...

- Ricardo Amatucci

Paulo Farat vai esta nas lives do Papo Na Web a partir de amanha apresentando "Os Albuns Que Marcaram As Nossas Vidas"" Não percam, www.facebook.com/depaponaweb todas as terças-feiras as 20:00 horas

- Carlos Ronconi

Caro Luiz Carlos Sá, as canções que vocês fazem são maravilhosas, sinto a energia de cada uma. Tornei-me um admirador do trabalho de vocês no final dos anos 1970 com o LP Quatro e a partir de então saí procurando os discos de vocês, paguei um preço extorsivo pelo vendedor, os LP's "Casaco Marrom" do Guarabyra e "Passado, Presente e Futuro" (primeiro do Trio), mas valeu. tenho todos em LP's e CD's até o Antenas, depois desse só em CD's e o DVD "Outra Vez Na Estrada" exceto o mais recente "Cinamomo" mas em breve estarei com ele para curtir. A última vez que vi um show da dupla (nunca vi o trio em palco), foi no Recife no dia 16/04/2016 na Caixa Cultural, vi as duas apresentações. Levei dois bolos de rolo pra vocês, mas o Guarabyra não estava. Quero registrar que tenho até o LP "Vamos Por Aí", todos autografados, que foi num show feito no Teatro do Parque, as apresentações seriam nos 14,15 e 16/10/1992 mas o Guarabyra perdeu o voo e só foram dois dias, no dia do seu aniversário e outro no dia 16. Inesquecível. Agora estou lendo essas crônicas maravilhosas. Grande abraço forte e fraterno e muita saúde e sucesso pra vocês, sempre. P.S. O meu perfil no Facebook é Xavier de Brito e estou lá como Super Fã.

- Edison Xavier de Brito

Me lembro de ter lido algumas destas crônicas dos discos quando voce as publicou no Facebook em 2013, Sá. Muito emocionante reler e me emocionar de novo. Voces foram trilha sonora importantíssima dos últimos anos da minha vida. Sou de 1986, portanto de uma geração mais nova que escuta voces. Gratidão e vida longa a voces!

- Luiz Fernando Lopes

Salve!!! Que maravilha conhecer essas histórias de discos que fazem parte da minha vida. Parabéns `à Backstage e ao Sá! E, claro, esperando a crônica do Pirão. Esse disco me acompanha há mais de quarenta anos! Minhas filhas escutaram desde bebês e minha neta, que vai nascer agora em setembro, vai aprender a cantar todas as músicas!

- Maurício Cruz

com esse time de referências musicais (exatamente as minhas) mais o seu talento, não tem como não fazer música boa!!!! parabéns!!! com uma abraço de um fã que ouve seus discos desde essa época!

- nico figueiredo

Boa noite amigo, gostei muito das suas explicações, pois trabalho com mix gosto muito mesmo e assistindo você falando disso tudo gostei muito um abraço.

- Rubens Miranda Rodrigues

Obrigado Sá, obrigado Backstage, adoro essas histórias, muito bom, gostaria de ouvir histórias sobre as letras tbém, abç.

- Robson Marcelo ( Robinho de Guariba SP )

Esperando ansioso o Pirão de Peixe e o 4. Meu primeiro S&G

- Jeferson

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