Anuncio topo
COLUNISTAS

Som nas Igrejas - Auxiliares

03/07/2024 - 22:35h
Atualizado em 03/07/2024 - 22:36h


 

Já pensamos sobre os Subgrupos e DCAs vendo a diferença entre eles. Em relação aos Auxiliares, existe, também, uma distinção importante a ser feita. Esta tem a ver com a diferença entre as configurações Pós-Fader e Pré-Fader. No caso, o “Fader” usado no nome dessas configurações não é o fader do auxiliar em si, mas o fader que envia o sinal do canal para a Mix L&R, Ok?

 

Auxiliares Pós Fader

Quando configuramos um auxiliar para ser Pós-Fader, estamos determinando que, mesmo estando aberto o fader ou potenciômetro do canal no auxiliar, o sinal só chegará a passar pelo auxiliar, no nível ajustado por esse fader ou potenciômetro, se o fader do canal para a Mix L&R estiver aberto. Enquanto o fader da Mix L&R estiver fechado num canal, nenhum dos auxiliares Pós-Fader receberá o sinal desse canal, mesmo que neles o fader ou potenciômetro estiver aberto ao máximo. Então, o auxiliar só recebe o sinal após abrirmos o fader desse canal na página Mix L&R e, inclusive, ele o receberá na proporção que o abrirmos. Aí, sim, o sinal entrará na mix feita nesse auxiliar na proporção que estiver aberto o fader do canal no auxiliar.

 

O uso mais comum de um Auxiliar Pós-Fader é enviar sinais para módulos de efeitos como os reverbers. Só faz sentido o reverber receber o sinal para aplicar seu efeito nele quando o microfone estiver captando o que foi designado a captar. Aí, quanto mais abrimos o fader da Mix L&R do canal dele, mais do sinal dele teremos na mix e, proporcionalmente, mais do reverb aplicado nele será enviado à Mix L&R. Se for um mic de vocal, quando a pessoa terminar de cantar, ao fechar o fader dela na Mix L&R, fechamos tanto o som na mix do PA quanto a ida de qualquer ruído que o mic captar depois disso evitando que cheguem sons indesejáveis no reverb.

 

 

Auxiliares Pré Fader

Vamos agora pensar num Auxiliar Pré-Fader. Nele o sinal será recebido independentemente da posição do fader na página Mix L&R. Essa configuração é interessante para os casos em que queremos que o sinal do auxiliar não seja alterado pelos ajustes que fazemos do canal para a mix de PA. Uma aplicação clássica dessa configuração são os retornos.

 

Vamos supor que um backing vocal perde a afinação. Eu não quero que a voz fora de tom seja audível na mix até que ele a corrija, mas para isso ele preciso se ouvir. Então, na configuração Pré-Fader, o vocalista continua recebendo o som ajustado no canal dele no auxiliar mesmo que eu precise zerar o nível dele na Mix L&R.

 

Outro exemplo é o caso de um solo de guitarra no retorno. Se quando o guitarrista ativar o efeito para solar o sinal da guitarra chegar muito acima do que estava antes de ativar esse efeito, vou precisar baixar o canal dele no PA para o som não ficar muito alto para a congregação. Aí, se o auxiliar do retorno dele estivesse em Pós-Fader, quando eu o baixasse na Mix L&R, ele baixaria também no retorno, onde pode ser o que o guitarrista quisesse ouvir o solo dele mais alto, assim, eu atrapalharia a concentração do músico durante o solo dele. Por isso, é melhor que o auxiliar dos retornos fique sempre configurado para pré fader.

 

Um terceiro exemplo dessa aplicação pode ser o de um tecladista que quer trocar o timbre do seu instrumento antes de eu abrir o fader dele na Mix L&R. Se fosse pós fader, ele não ouviria nada enquanto o fader do teclado estivesse zerado no PA.

 

Tendo entendido essa função Pré-Fader, fica fácil reforçar a ideia de porque o auxiliar de um efeito não deve ser Pré-Fader, especialmente nas mesas e consoles em que o som da volta do efeito cai direto na master da Mix L&R. Imagine se um vocalista comenta algo com outro músico enquanto o pastor dirige a congregação em oração. O mic do vocalista pode estar zerado na página de Mix L&R, mas se o efeito estiver num Auxiliar Pré-Fader, o som da voz dele chegará no reverber de onde cairia na saída Master da Mix L&R sendo ouvido no PA durante a oração... Nada desejável!

 

Além da configuração Pré-fader, algumas consoles digitais permitem também fazer o mute do canal o Pan apenas no auxiliar, ou seja, independentes do PA. Isso pode ser especialmente interessante no ajuste de mix de retornos estéreo para fones in-ear ou mix para streaming.

 

Falando em streaming, no passado, era preciso ter mais uma cópia no split no multicabo e até uma outra mesa para fazer a mix de gravação ou streaming. Hoje, com apenas mais um tablet, podemos usar um ou, preferivelmente, dois auxiliares que estiverem disponíveis na console digital do PA para este fim. Uma grande economia! Pensando, então, em mixar para streaming pelos auxiliares de consoles operadas por tablet, vamos ver outras duas aplicações que surgem a partir das configurações Pré e Pós Fader.

 

Antes de detalhar a aplicação de Pré e Pós-Fader, cabe esclarecer por que estou falando de auxiliares (no plural). É que, especialmente no caso de quem ouve um streaming, tipicamente por fones no celular ou tablet, ou em sistema Home Theater na TV, o estéreo é importante. Acredito já ter comentado, em outra coluna, que é até mais importante que no PA. Isto porque quem assiste presencialmente, já tem elementos de espacialidade através dos sons acústicos da banda e quando se ouve toda a banda amontoada em mono nos fones, é muito difícil haver clareza na mix. Enfim, evite fazer transmissão em mono e atente para usar os Pans dos auxiliares (ou deixar os faders em alturas diferentes se não tiver como conjugar os auxiliares em par estéreo), para proporcionar a quem assiste uma mix coerente com o que estão enxergando na tela.  Vamos às aplicações.

 

Quando apenas eu estou mixando para PA e streaming, eu quero que a base da minha mix do PA alimente a mix de quem ouve remotamente. Para isso, eu deixo esses auxiliares em Pós-Fader e começo com todos os faders desses auxiliares em 0dB para seguirem o nível dos faders na minha Mix L&R. Então, no caso dos faders de canais de instrumentos acústicos como a bateria que, remotamente, não tem o seu som acústico audível, eu elevo os faders do auxiliar acima de 0 dB para que fiquem equilibrados na mix remota sem que eu precisar elevá-los na mix do PA. Porque como eles já são ouvidos acusticamente no ambiente, aumentá-los no PA desequilibraria o som ouvido presencialmente. Também costumo deixar o canal do pastor com um pouco mais de nível no auxiliar para facilitar ouvirem a voz dele em celulares. Podemos aumentar à vontade, já que neles não se corre risco de gerar microfonia, como pode acontecer se ele falar muito baixo e eu tentar compensar isso no PA. Então, esse foi o uso dos auxiliares enviados para o streaming em Pós -Fader, com apenas um operador mixando o PA e streaming.

 

Agora, quando estou apenas mixando para a transmissão, eu deixo os auxiliares em que vou mixar configurados em Pré-Fader e com Aux Mute, para poder ficar na sala de transmissão e mixar sem a minha mix ser afetada por quem mixa para o PA e sem eu mutar o canal no PA se eu precisar mutá-lo na transmissão. Ok?

 

Acredito que com esses exemplos tenha dado para compreender as diferentes aplicações de auxiliares configurados em Pré ou Pós-Fader. Até a próxima!

 

 

David Distler disseca o uso dos auxiliares
David Distler

COMENTÁRIOS

O capacitor envelhece em um equipamento pouco usado também? Ou ele degrada principalmente com o uso? Por exemplo, um equipamento da década de 80 muito pouco usado precisaria de recap por desgaste do tempo?

- Henrique M

Ótimo, vai ajudar muito! Cesar é fantástico, ótima matéria!

- adriano vasque da

Saudades da Paranoia saudável que tínhamos no Freeeeeee Jazzzzzz Festival (imitando Zuza em suas apresentações magnificas) Parabéns Farat Forte abraço

- Ernani Napolitano

Artigo incrivel! Extremamente realista e necessário, obrigado mestre!

- Jennifer Rodrigues

Depois de 38 anos ouvindo o disco, eis q me deparo com a história dele. Multo bom!! Abrss

- Fernando Baptista Junqueira

Que maravilha de matéria, muito verdadeira é muito bem escrita, quem viveu como eu esta época, só pode agradecer pela oportunidade que Deus me concedeu. Vou ler todas, mas tinha que começar por esta… abraços…

- Caio Flávio

Só li verdades! Parabéns pela matéria Farat

- Guile

Ótimo texto Zé parabéns !!!!! Aguardando os próximos!!!

- Marco Aurélio

Adoro ver e rever as lives do Sá! Redescobri várias músicas da dupla valorizadas pela execução nas "Lives do Sá". Espero que esse trabalho volte de vez em quando. O Sá, juntamente com o Guilherme Arantes e o Tom Zé, está entre os melhores contadores de casos da MPB. Um livro com a história da dupla/trio escrito por ele seria muito interessante!

- Bruno Sander

Ontem foi um desses dias em que a intuição está atenta. Saí a caminhar pela Savassi sabendo que iria entrar naquela loja de discos onde sempre acho algo precioso em vinil. Já na loja, fui logo aos brasileiros e lá estavam o Nunca e o Pirão de Peixe em ótimo estado de conservação, o que é raríssimo. Comprei ambos. O 2º eu já tinha, meio chumbado. O Nunca eu conhecia de CD, e tem algumas das músicas que mais gosto da dupla, p. ex. Nuvens d'Água (acho perfeita), Coisa A-Toa (alusão à ditadura?), e outras. Me disseram que o F. Venturini é fã do Procol Harum, e realmente alguns solos de órgão dele fazem lembrar a banda inglesa.

- João Henrique Jr.

Que maravilha de matéria. Me transportei aos anos de ouro da música brasileira

- Sidney Ribeiro

Trabalho lindão. Parabéns à todos os envolvidos!

- Anderson Farias de Melo

O que dizer do melhor disco da música nacional(minha opinião). Tive o prazer em ver eles como dupla e a volta como trio em um shopping da zona leste de sampa. Lançamento do disco outra vez na estrada. Espero poder voltar a vê-los novamente, já que o Sa hoje mora fora do Brasil. E essa Pandemia, que isolou muito as pessoas. Obrigado por vocês existirem como músicos, poetas e instrumentistas. Vocês são F..., Obrigado, abracos

- Luiz antonio Rocha

Que maravilha Querido Paulinho Paulo Farat!! Obrigado por dividir conosco momentos tão lindos , pela maravilha de pessoa e imenso talento que Vc sempre teve, tem e terá, sempre estará no lugar certo e na hora certa ! Emocionante! Tive a honra de trabalhar muitas vezes com Vc, em especial na época do Zonazul , obrigado por tudo, parabéns pela brilhante carreira e que Deus Abençõe sempre . Bjbj

- Michel Freidenson

Mais uma vez um texto sensacional sobre a história da música e dos músicos brasileiros. Parabéns primo e obrigado por manter viva a memória dessas pessoas tão especiais para nós E vai gravar o vídeo desta semana! Kkkk

- Carlos Ronconi

Grande Farat!!! Bacana demais a coluna! Cheio de boas memorias pra compartilha!!!

- Luciana Lee

Valeu Paulo Farat por registrar nosso trabalho com tanto carinho e emoção sincera. Foram momentos profissionais muito importantes para todos nós. Inesquecíveis ! A todos os membros de nossa equipe,( e que equipe! ) Nosso Carinho e Saudades ! ???? ???????????????????? Guilherme Emmer Dias Gomes Mazinho Ventura Heitor TP Pereira Paulo Braga Renato Franco Walter Rocche Hamilton Griecco Micca Luiz Tornaghi Carlão Renato Costa Selma Silva Marilene Gondim Cláudia Zettel (in memoriam) Cristina Ferreira Neuza Souza

- Alberto Traiger

Depois de um ano de empresa 3M pude fazer o bendito carnê e comprei uma vitrolinha (em 12X) e na mesma hora levei Pirão, Quatro (Que era o novo), Es´pelho Cristalino e Vivo do Alceu, fiquei um ano ouvindo e pirando sem parar, depois vi o show do Quatro em Campinas. Considero o mais equilibrado de todos, sendo que sempre pendendo pro rural e nem tanto pro urbano, um disco atemporal podendo ser ouvido em qualquer situação, pois levanta o astral mesmo. No momento, Chuva no campo é ''a favorita'', mas depois passa e vem outra, igualzinho à aquela banda de Liverpool, manja????

- Ademilson Carlos de Sá

B R A V O!!! Paulo Farat não esqueça: “Afina isso aí moleque!” Hahahaha Tremendo profissional, sou teu fã, Grande abraço!

- Dudu Portes

Show é sensacional. Mas a s sensação intimista de parecer que a live é um show particular, dentro da sua casa, do seu quarto, é impagável. Parabéns família, incluindo Guarabyra e Tommy...

- Ricardo Amatucci

Paulo Farat vai esta nas lives do Papo Na Web a partir de amanha apresentando "Os Albuns Que Marcaram As Nossas Vidas"" Não percam, www.facebook.com/depaponaweb todas as terças-feiras as 20:00 horas

- Carlos Ronconi

Caro Luiz Carlos Sá, as canções que vocês fazem são maravilhosas, sinto a energia de cada uma. Tornei-me um admirador do trabalho de vocês no final dos anos 1970 com o LP Quatro e a partir de então saí procurando os discos de vocês, paguei um preço extorsivo pelo vendedor, os LP's "Casaco Marrom" do Guarabyra e "Passado, Presente e Futuro" (primeiro do Trio), mas valeu. tenho todos em LP's e CD's até o Antenas, depois desse só em CD's e o DVD "Outra Vez Na Estrada" exceto o mais recente "Cinamomo" mas em breve estarei com ele para curtir. A última vez que vi um show da dupla (nunca vi o trio em palco), foi no Recife no dia 16/04/2016 na Caixa Cultural, vi as duas apresentações. Levei dois bolos de rolo pra vocês, mas o Guarabyra não estava. Quero registrar que tenho até o LP "Vamos Por Aí", todos autografados, que foi num show feito no Teatro do Parque, as apresentações seriam nos 14,15 e 16/10/1992 mas o Guarabyra perdeu o voo e só foram dois dias, no dia do seu aniversário e outro no dia 16. Inesquecível. Agora estou lendo essas crônicas maravilhosas. Grande abraço forte e fraterno e muita saúde e sucesso pra vocês, sempre. P.S. O meu perfil no Facebook é Xavier de Brito e estou lá como Super Fã.

- Edison Xavier de Brito

Me lembro de ter lido algumas destas crônicas dos discos quando voce as publicou no Facebook em 2013, Sá. Muito emocionante reler e me emocionar de novo. Voces foram trilha sonora importantíssima dos últimos anos da minha vida. Sou de 1986, portanto de uma geração mais nova que escuta voces. Gratidão e vida longa a voces!

- Luiz Fernando Lopes

Salve!!! Que maravilha conhecer essas histórias de discos que fazem parte da minha vida. Parabéns `à Backstage e ao Sá! E, claro, esperando a crônica do Pirão. Esse disco me acompanha há mais de quarenta anos! Minhas filhas escutaram desde bebês e minha neta, que vai nascer agora em setembro, vai aprender a cantar todas as músicas!

- Maurício Cruz

com esse time de referências musicais (exatamente as minhas) mais o seu talento, não tem como não fazer música boa!!!! parabéns!!! com uma abraço de um fã que ouve seus discos desde essa época!

- nico figueiredo

Boa noite amigo, gostei muito das suas explicações, pois trabalho com mix gosto muito mesmo e assistindo você falando disso tudo gostei muito um abraço.

- Rubens Miranda Rodrigues

Obrigado Sá, obrigado Backstage, adoro essas histórias, muito bom, gostaria de ouvir histórias sobre as letras tbém, abç.

- Robson Marcelo ( Robinho de Guariba SP )

Esperando ansioso o Pirão de Peixe e o 4. Meu primeiro S&G

- Jeferson

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Escreva sua opinião abaixo*