Anuncio topo
SUMÁRIO / Sumário

Liber Gadelha

01/02/2021 - 16:56h
Atualizado em 15/02/2021 - 10:32h

 

Faleceu Liber Gadelha. Guitarrista, produtor musical, empresário e fundador da gravadora Indie Records, de grande êxito nos anos 90/2000. Liber faleceu de complicações devido à covid-19. O músico era pai da cantora Luiza Possi, filha dele com a cantora Zizi Possi.

 

 

O produtor musical nasceu na cidade do Rio de Janeiro no dia 25 de janeiro de 1957. Entre outros trabalhos no início de carreira, foi guitarrista da banda de Jards Macalé nos anos 1970 .  Ainda na mesma década, formou-se na Berklee College of Music. Especializou-se na produção de disco e passou a trabalhar nos bastidores das gravadoras, firmando-se definitivamente nos anos 80. Nesta época, conheceu e produziu os discos da cantora Zizi Possi, com quem casou-se e teve a filha, Luiza Possi. Da parceria musical com Zizi Possi, surgiu o álbum Estrebucha baby (1989).

 

 

No início dos anos 90, tornou-se diretor artístico da Sony Music. Em 1991, Liber Gadelha produziu Cedo ou tarde, álbum do soulman Cassiano em duetos com intérpretes como Djavan, Luiz Melodia e Marisa Monte.  Mas o grande passo na indústria da música foi fundar a Indie Records, em 1997, a partir de uma holding liderada pelos Estúdios Mega. O primeiro sucesso veio com a trilha sonora do desenho O Máskara. Outro grande trunfo da gravadora foi o lançamento do primeiro disco ao vivo do cantor Jorge Aragão, que pela primeira vez na carreira, o sambista chegou aos discos de ouro e de platina.

 

 

A Indie Records investiu em nomes já consagrados como Boca Livre, Sá e Guarabyra e 14 Bis, e também em novidades pop como o cantor Vinny, que estourou com o hit Heloísa, Mexe a Cadeira. A Indie também explorou o gospel com nomes como a cantora Aline Barros. Outros lançamentos foram o cantor Luiz Melodia e o grupo maranhense de reggae Tribo de Jah. Em 2006, Liber Gadelha desligou-se da indie e lançou a LGK Music. Entre os destaques desssa fase, está a produção do álbum Zerima (2014), último disco de estúdio de Luiz Melodia, de quem Liber foi grande amigo.

 

 

*Com informações de Wikipedia e G1
* Foto: Marcos Mazini/Gshow

  • COMPARTILHE
voltar

COMENTÁRIOS

Nenhum cadastrado no momento

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Escreva sua opinião abaixo*