Anuncio topo
REPORTAGENS / Colunas

Áudio & Eletrônica: o que você precisa saber sobre equalizadores analógicos

28/07/2023 - 17:12h
Atualizado em 28/07/2023 - 17:12h

 

Caro leitor.

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre equalizadores analógicos. Sim apenas um pouco, pois o assunto necessitaria de muitas e muitas paginas.

 

 

Os equalizadores são um conjunto de filtros sintonizados. Um para cada faixa de frequência. Existem alguns tipos de filtros como: passa baixa LPF, passa alta HPF, passa faixaBand Pass e elimina faixa NOTCH.  Os filtros são circuitos elétricos compostosde Capacitores (C), Resistores (R), e Indutores (L) em sua forma básica. A topologiavai depender da faixa de atuação no espectro do áudio e a atenuação desejada. Na pratica, em equalizadores comerciais usamos um conjunto bem mais elaborado com circuito ativo, hoje projetado com amplificadores operacionais.

 

 

Desde o inicio da era das comunicações por meios elétricos os filtros começaram a ser largamente usados. Tanto na transmissão por cabos, como por ondas de rádio e também nas redes de telefonia que sofriam bastantecom interferências e baixo sinal nas altas frequências. Mas nesse artigovamos nos ater ao processamento dos sinais deáudiocomo usamos na indústria do entretenimento. A começar pelo microfone condensador. A cápsula condenser é umtipo de transdutor capacitivo que temuma curva característica. Note que as “pontas” são bem atenuadas. Apenas a região dos médios tem um sinal plano.  

 

 

 

 

 

 

 

Nenhuma capsula condenseré plana. A correção é feita por um filtro no circuito do microfone para que na saídahaja um sinal mais ou menos plano. Outra aplicação bem comum, os filtros LC eram usados para eliminar o Um da fonte dos microfones valvulados. Por exemplo, o lendário U47 Tube. Naquele tempo, até por uma questão de economia, seria impensável o uso de um circuito regulador valvuladopara a fonte do microfone.

 

 

 

 

 

 

Vou comentar em linhas gerais sobre ostipos mais comuns de equalizadores. Para começar, o equalizador gráfico. São equalizadores de uso fácil, rápido e eficiente para muitas situações. Ainda muito usado para correção em sistemas “Clássicos”de monitoração de salas de controle (Control Room) pelo mundo a fora. O equalizador gráfico é um equipamentoque dispõe os filtros em um intervalo de 1/3 de oitava. Conta apenas com controle de volumede até +14 dB nos melhores casos.É o mais popular entre o publico em geral.

 

 

Equalizador não Paramétrico:

São os mais simples dos equalizadores. Possuem 2 ou 3 filtros que controlam as faixas de frequênciasgrave e agudos ou grave médios e agudos respectivamente. Seu uso é bem comum em antigos equipamentos de áudio. Desde os amplificadores da Ampeg até as vitrolas Philips por exemplo. O tipo mais conhecido deles é o criado pelo engenheiro elétrico P.J. Baxandall em 1952 e apresentado pela da revista Wireless World.

 

 

Equalizador semi Paramétrico:

Os equalizadores semi-paramétricos são bem mais versáteis.  Em geral são desenhados com filtros de 3° ordem. As “ordens” de um filtro representam a quantidade de componentes reativos para compor o filtro. ( Capacitores e Indutores). Os semi-paramétricos são praticamente padrão nos consoles de médio porte e também são encontrados comoperiféricos (Out board). O Eqpossui 4 bandas: LO, MID LO, MID e HI. Mas, apenas uma ou duas bandas tem o ajuste de frequência.

 

 

Equalizador Paramétrico:

O paramétrico éo tipo mais elaborados dos equalizadores.Construído com filtros de 4ª ordem, dispõe de ajuste de volume e frequência em todas as bandas e,em alguns casos, possui um ajuste fino (por potenciômetro) para a função Q em duas ou mais bandas. Quando no formato de equipamento periférico (outboard), também é equipado com filtros LFP e HPF variáveis com opção de ajuste do ponto de corte (CUT OFF).Definitivamente são os filtros mais difíceis de calcular.

 

 

 

 

 

Diferença de fase:Todo sinal de áudio ao passar por um filtro LC sofrerá uma “torção” na fase. Logo, em todo projeto de equalizadores deve se considerar a variação da fase em cada filtro. Essa variação pode causar “cancelamento parcial” ou adição em outra frequência no resultado final. Essa característica é particular aos equalizadores analógicos. Alguns equalizadores virtuais tentam emular esse efeito, mas ainda estão longe de atingir o “colorido” som de um bom equalizador analógico. Nada contra os virtuais. Eles são uma ótima ferramenta para muitas aplicações na produção do áudio. Cabe ao profissional escolher a ferramenta certa para cada tipo de trabalho.

 

 

  • COMPARTILHE
voltar

COMENTÁRIOS

Nenhum cadastrado no momento

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Escreva sua opinião abaixo*