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REPORTAGENS / Colunas

Como a Banda Toca: o repertório de Villa-Lobos

21/03/2023 - 23:15h
Atualizado em 21/03/2023 - 23:17h


 

Semestre passado, o curso de Produção Fonográfica da Fatec Tatuí teve recebeu o convite para gravar um importante projeto em parceria com a UFRJ e o Conservatório de Tatuí intitulado “A Banda do Villa”. O projetoteve a direção artística e regência do maestro Marcelo Jardime seria executado pela Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. O repertório era  com obras de Villa Lobos arranjadas para banda sinfônica.

 

 

Projetando o evento gravação!

Com o passar dos anos fomos ficando especialistas em projetar eventos dessa magnitude. Fazemos, semestralmente, ao menos dois eventos como esse na disciplina de técnicas de gravação III, sendo um deles no Teatro do Conservatório e outro no nosso estúdio. Porém, ao contrário de outras gravações como a realizada com o violonista Pablo Vares e a Orquestra Sinfônica, que vimos na coluna anterior, foi solicitado que o projeto “A Banda do Villa” fosse gravado no Teatro do Conservatório de Tatuí. 

 

Seriam realizadas quatro sessões de gravação de quatro horas para um total de onze músicas e a diretoria do Conservatório achou mais confortável para os músicos não deslocar o pesado set de percussão para a FATEC.  É nesse momento que nossa equipe de alunos fica preocupada, pois aqui dentro do estúdio temos um espaço controlado, com todas as ligações checadas semanalmente e com garantias de funcionamento. Porém fora do nosso espaço todo cuidado é pouco e ainda por cima o maestro estaria somente nessas quatro sessões em Tatuí, o que excluia a possibilidade de falhas.

 

 

Mover o sistema de gravação!

Diante da solicitação o primeiro desafio seria mover nossos sistemas Apogee Symphony de 40 canais para o conservatório. Porém isso traria muitos problemas, pois desmontar o sistema deixaria o estúdio parado nos dias de sessão e isso é péssimo para o nosso curso. Então optamos por utilizar um sistema de gravação multicanal Allen Heath SQ-5 cedido pelo Guilherme Fahl, representante da Allen Heath do Brasil.

 

 

 

 

Leve e compacta!

Atendendo à nossa consulta o Guilherme Fahl se prontificou em trazer um console SQ-5 para as gravações e, além disso, realizar um treinamento dos nossos alunos com relação às funcionalidades desse sistema. Em resumo, ele é uma mesa de som de 48 canais digitais e também um sistema de gravação multicanal.  A SQ-5 combinada com o módulo DT168, fornecem 32 canais com pré-amplificador de microfone conectados a um computador por protocolo DANTE. Dessa forma, conseguimos montar nosso projeto de gravação sem desconectar o sistema do estúdio e ainda mantivemos a possibilidade de gravação em 96KHz de taxa de amostragem. Além disso a SQ-5 é muito intuitiva e rapidamente os alunos estavam operando o sistema sem a necessidade de intervenção do Guilherme.

 

Na gravação, utilizamos somente nossos microfones DPA 4006, DPA 4015 e DPA 4099 para compor o set de 30 microfones no input list. Optamos por microfones DPA justamente por ser a melhor marca disponível em microfones pequenos e leves porque, quando saímos do nosso estúdio, temos que considerar também a logística envolvida e a rapidez de montagem e desmontagem. Nesse sentido os microfones da DPA são indispensáveis pela praticidade e qualidade do áudio.

 

 

 

 

Editando e finalizando!

Para aproveitar o tempo e a estadia do maestro Marcelo Jardim em Tatuí, optamos por editar o material todo logo após a sessão, no período da tarde. Então convocamos nosso aluno Giovanni Riciolli, que além de percussionista sinfônico também é muito habilidoso com montagem e edições em múltiplos canais, e alocamos ele e o maestro em uma sala especial na FATEC para ouvir e montar todas as faixas gravadas pela manhã. Sempre falo para meus alunos do áudio da escassez de pessoas que realmente sabem lidar com o código musical, partituras e grades orquestrais. Quando o maestro consegue se comunicar com um editor que sabe encontrar um take a partir do compasso especificado ou a parte apontada na grade, o trabalho flui rapidamente e todos ficam satisfeitos. Em seguida com o material todo editado seguiu para a mixagem e masterização e aguardamos, então, o lançamento previsto para esse ano pela UFRJ.

 

Por fim, queria muito agradecer meus alunos Julia Valentim Custódio e João Paulo M. Sampaio pela produção executiva. Não é possível gravar uma orquestra sem produção executiva de excelência. Também agradecer a equipe de engenharia de áudio formada pelos alunos Ana Paula Kelm Soares, Raquel Helena Teles de Oliveira, Nathalia Mimi, ItaloHefziba de Oliveira, Juliana Rodrigues da Silva e também todos os assistentes que estiveram presentes todos esses dias de trabalho.  Nosso sucesso como faculdade se deve em grande parte ao trabalho intenso dos nossos alunos.

 

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