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Iluminação Cênica e Inteligência Artificial: convergências e influências

17/02/2023 - 11:41h
Atualizado em 17/02/2023 - 11:41h



Imagem de aberutra: Otimização e versatilidade como aplicações específicas da inteligência artificial na iluminação cênica. Fonte: Ombra Design.

 

Na iluminação cênica, as práticas e operações sempre estiveram em alinhamento com as tecnologias vigentes, em todos os períodos de sua história. Neste momento, discute-se como a inteligência artificial – tecnologia ou sistema que, entre múltiplas aplicações, simula soluções – pode ser adaptada ao cotidiano, em todos os setores, com enfoque nos benefícios, como também reflexões dialógicas, para potenciais prejuízos. Nesta conversa, serão abordadas as convergências da inteligência artificial na iluminação cênica, a partir de influências que já acompanham esse segmento há décadas.

 

 

A inteligência artificial tem sido uma temática central e recorrente de muitos dos debates neste momento, tanto para a produção de conhecimento como para a tomada de decisões, entre outras aplicações. As discussões são relacionadas principalmente à capacidade desse sistema - desenvolvido para a coleta ou captação de informações e dados - simular conexões mentais humanas para a elaboração de textos ou mesmo para a execução de tarefas, e suas finalidades e usos, para o benefício individual e coletivo, e também para a geração de conteúdos falsos (aqui, relacionados aos textos e ao fomento de Fake News nas redes sociais).

 

Mesmo que este debate tenha se evidenciado nos últimos meses (ainda que existente desde a primeira metade da década de 2010), tornou-se mais latente em decorrência de ferramentas disponibilizadas na Internet para a elaboração de textos e codificações em linguagens de máquinas com finalidades distintas. Principalmente pela disseminação do ChatGPT (ou Chat Generative Pre-Trained Transformer, algoritmo criado pelo OpenAI, laboratório americano que atua desde 2015 nas pesquisas em inteligência artificial, e que está na versão GPT-3), podendo ser utilizado inclusive na iluminação cênica (fornecendo linhas de codificação em Python). Contudo, por mais que tenha sido explorado por diversas percepções em diversos contextos, o conceito de inteligência artificial não é recente; do contrário, tem mais de sessenta anos.

 

 


Automação como aplicação específica da inteligência artificial na iluminação cênica. Fonte: ARM Radio.

 

A concepção de “inteligência artificial” surge com o genial matemático inglês Alan Turing (1912-1954), a partir de um artigo redigido por ele e intitulado "Computing Machinery and Intelligence", publicado postumamente em 1956 na revista britânica “Mind”. No artigo, Turing antecipava reflexões sobre uma sociedade apoiada em computadores capazes de auxiliar os seres humanos no cotidiano.

 

Nas últimas décadas, em função das especificidades e aplicações, a inteligência artificial passou a ser classificada em três níveis: inteligência artificial estreita (ANI), com capacidades limitadas, associada aos assistentes virtuais inteligentes; inteligência artificial geral (AGI), associado aos algoritmos compatíveis com as habilidades humanas, e associado por exemplo, aos sistemas de processamento de linguagem natural; e a superinteligência artificial (ASI), com capacidades para além do raciocínio humano, associado aos supercomputadores.

 

 


Interação como aplicação específica da inteligência artificial na iluminação cênica. Fonte: Becoming Human: Artificial Intelligence Magazine.

 

 

Com essa premissa, e com o desenvolvimento das tecnologias computacionais, estabeleceu-se uma certa repulsa, a partir de percepções equivocadas - outras, nem tanto -, de um cenário distópico e aterrorizante para uma sociedade regida por robôs, conjuntura essa alimentada pela ficção científica diferente de uma condição na qual a vida humana por ser beneficiada com o suporte dessas tecnologias, e consequentemente, robôs. Este último não se trata de um mundo descrito pela série inglesa “Black Mirror”, por mais que essa produção tenha, criticamente, revelado possibilidades horripilantes para o uso indevido de determinadas tecnologias.

 

Especificamente para a iluminação cênica – teatral ou dos shows musicais – deve-se imaginar que, desde a criação do protocolo DMX 512, há diversos recursos disponíveis alinhados ao contexto da inteligência artificial. Desde o desenho assistido por computador (CAD), alinhamento de parâmetros, dimerização, criação de cenários, looping etc., poderiam ser elencados diversos recursos e possibilidades que não exigem mais a utilização pura e artesanal das habilidades humanas para a elaboração e execução dos projetos de iluminação cênica.

 

 


Controle como aplicação específica da inteligência artificial na iluminação cênica. Fonte: Music Star.

 

 

Se amplificado este debate sobre as aplicações da inteligência artificial na iluminação cênica, os conceitos de controle e automação nos projetos de luz dos palcos, originados na segunda metade da década de 1970 e que propiciou o desenvolvimento de consoles, softwares específicos e luminárias móveis, entre outros recursos, antecipavam as potencialidades de sincronismo e combinações que, cada vez mais, tornam-se fundamentais em projetos que prezam por versatilidade e otimização – mais um conceito possibilitado pela inteligência artificial.

 

Considerados assim os conceitos de controle e automação, os projetos se tornaram cada vez mais personalizados, uma vez que, com uma mesma configuração de luminárias (em um festival, por exemplo), pode-se apresentar resultados totalmente diferentes e singulares, induzindo uma percepção de que são estruturas distintas, quando de fato são as possibilidades de configuração, programação e exploração das características e grandezas, formas e cores, dinâmicas e procedimentos.

 

 

Obviamente, as possibilidades não param por aí. Nos últimos doze anos, a aceleração no processo de criação e tratamento de imagens – estáticas e em movimento – também acarretou impactos na indústria audiovisual. Nesse contexto, e a partir de determinadas demandas, animações e interações autônomas criadas a partir de algoritmos se tornaram mais presentes e com patamares qualitativos impressionantes. Ao mesmo tempo, formas de hibridez e sincronismo também surgiram em condições eficazes e ágeis, tornando espetáculos mais imersivos e autônomos.

 

Se em condições anteriores havia uma maior dependência na relação homem-máquina, o que se observa na atualidade se modifica sensivelmente. Determinados algoritmos são hoje capazes de converter texto em imagem, ou seja, a partir de uma descrição simples é possível que um sistema identifique uma demanda (um projeto de iluminação cênica) e, a partir de um software de programação/simulação apresente uma solução completa, a partir desse descritivo. Se antes as máquinas exigiam conhecimentos técnicos mais apurados para a obtenção de respostas mais assertivas, no atual contexto, uma descrição simples poderá propor algo com surpreendente exatidão. Basta, no entanto, que os bancos de dados disponíveis tenham sido alimentados com suficientes dados e informações para que as conexões sejam estabelecidas para relacionar esse conjunto de elementos.

 

 


Influências vintage como aplicações específicas da inteligência artificial na iluminação cênica. Fonte: Live Design Online.

 

 

Embora esse cenário seja assustador, no atual estágio de desenvolvimento da inteligência artificial, o raciocínio humano ainda é insubstituível, tal qual a sensibilidade, a manifestação de sentimentos, a produção de sentidos. Se ainda se discute o potencial criativo da inteligência artificial em diversos campos do conhecimento e da cultura, tal como nas artes digitais, ainda assim é impossível prever ou antecipar a capacidade humana de explorar as sutilezas e delicadezas dos aspectos e influências artísticas. Em outras palavras, mesmo que sejam combinadas e mapeadas todas as possibilidades artísticas a partir do que já foi produzido, a mente humana tem a potencialidade de inventar, reinventar e transformar.

 

Deve-se lembrar sempre que por trás de um conjunto de algoritmos e sistemas que relacionam dados existe também uma ou mais mentes humanas que demandam por alguma solução. A inteligência artificial é uma tecnologia, por ser um sistema ou conhecimento, que pode ser utilizada com fins qualitativos, direcionados a uma melhor eficiência nos projetos de iluminação cênica no teatro ou nos shows musicais, pensada para oferecer facilidades, experiências, interações, e outros caminhos a serem explorados.

 

Abraços e até a próxima conversa!!!

 

P.S.: Especialmente esta conversa é dedicada à minha Amada Mãe, Marli Therezinha Galhart, que nos deixou no começo deste ano. Luz das nossas vidas, brilhou em tudo; iluminada e radiante, deixa um legado de reluzente generosidade e resplandecente dedicação. Toda e qualquer homenagem é ínfima para manifestar a gratidão e amor maior e eterno por tudo o que proporcionou. Descanse em Paz na Luz Divina, Amada Mãe!

 

 

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