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REPORTAGENS / Colunas

Som nas Igrejas - Auxiliares

03/07/2024 - 22:37h
Atualizado em 03/07/2024 - 22:37h


 

Já pensamos sobre os Subgrupos e DCAs vendo a diferença entre eles. Em relação aos Auxiliares, existe, também, uma distinção importante a ser feita. Esta tem a ver com a diferença entre as configurações Pós-Fader e Pré-Fader. No caso, o “Fader” usado no nome dessas configurações não é o fader do auxiliar em si, mas o fader que envia o sinal do canal para a Mix L&R, Ok?

 

Auxiliares Pós Fader

Quando configuramos um auxiliar para ser Pós-Fader, estamos determinando que, mesmo estando aberto o fader ou potenciômetro do canal no auxiliar, o sinal só chegará a passar pelo auxiliar, no nível ajustado por esse fader ou potenciômetro, se o fader do canal para a Mix L&R estiver aberto. Enquanto o fader da Mix L&R estiver fechado num canal, nenhum dos auxiliares Pós-Fader receberá o sinal desse canal, mesmo que neles o fader ou potenciômetro estiver aberto ao máximo. Então, o auxiliar só recebe o sinal após abrirmos o fader desse canal na página Mix L&R e, inclusive, ele o receberá na proporção que o abrirmos. Aí, sim, o sinal entrará na mix feita nesse auxiliar na proporção que estiver aberto o fader do canal no auxiliar.

 

O uso mais comum de um Auxiliar Pós-Fader é enviar sinais para módulos de efeitos como os reverbers. Só faz sentido o reverber receber o sinal para aplicar seu efeito nele quando o microfone estiver captando o que foi designado a captar. Aí, quanto mais abrimos o fader da Mix L&R do canal dele, mais do sinal dele teremos na mix e, proporcionalmente, mais do reverb aplicado nele será enviado à Mix L&R. Se for um mic de vocal, quando a pessoa terminar de cantar, ao fechar o fader dela na Mix L&R, fechamos tanto o som na mix do PA quanto a ida de qualquer ruído que o mic captar depois disso evitando que cheguem sons indesejáveis no reverb.

 

 

Auxiliares Pré Fader

Vamos agora pensar num Auxiliar Pré-Fader. Nele o sinal será recebido independentemente da posição do fader na página Mix L&R. Essa configuração é interessante para os casos em que queremos que o sinal do auxiliar não seja alterado pelos ajustes que fazemos do canal para a mix de PA. Uma aplicação clássica dessa configuração são os retornos.

 

Vamos supor que um backing vocal perde a afinação. Eu não quero que a voz fora de tom seja audível na mix até que ele a corrija, mas para isso ele preciso se ouvir. Então, na configuração Pré-Fader, o vocalista continua recebendo o som ajustado no canal dele no auxiliar mesmo que eu precise zerar o nível dele na Mix L&R.

 

Outro exemplo é o caso de um solo de guitarra no retorno. Se quando o guitarrista ativar o efeito para solar o sinal da guitarra chegar muito acima do que estava antes de ativar esse efeito, vou precisar baixar o canal dele no PA para o som não ficar muito alto para a congregação. Aí, se o auxiliar do retorno dele estivesse em Pós-Fader, quando eu o baixasse na Mix L&R, ele baixaria também no retorno, onde pode ser o que o guitarrista quisesse ouvir o solo dele mais alto, assim, eu atrapalharia a concentração do músico durante o solo dele. Por isso, é melhor que o auxiliar dos retornos fique sempre configurado para pré fader.

 

Um terceiro exemplo dessa aplicação pode ser o de um tecladista que quer trocar o timbre do seu instrumento antes de eu abrir o fader dele na Mix L&R. Se fosse pós fader, ele não ouviria nada enquanto o fader do teclado estivesse zerado no PA.

 

Tendo entendido essa função Pré-Fader, fica fácil reforçar a ideia de porque o auxiliar de um efeito não deve ser Pré-Fader, especialmente nas mesas e consoles em que o som da volta do efeito cai direto na master da Mix L&R. Imagine se um vocalista comenta algo com outro músico enquanto o pastor dirige a congregação em oração. O mic do vocalista pode estar zerado na página de Mix L&R, mas se o efeito estiver num Auxiliar Pré-Fader, o som da voz dele chegará no reverber de onde cairia na saída Master da Mix L&R sendo ouvido no PA durante a oração... Nada desejável!

 

Além da configuração Pré-fader, algumas consoles digitais permitem também fazer o mute do canal o Pan apenas no auxiliar, ou seja, independentes do PA. Isso pode ser especialmente interessante no ajuste de mix de retornos estéreo para fones in-ear ou mix para streaming.

 

Falando em streaming, no passado, era preciso ter mais uma cópia no split no multicabo e até uma outra mesa para fazer a mix de gravação ou streaming. Hoje, com apenas mais um tablet, podemos usar um ou, preferivelmente, dois auxiliares que estiverem disponíveis na console digital do PA para este fim. Uma grande economia! Pensando, então, em mixar para streaming pelos auxiliares de consoles operadas por tablet, vamos ver outras duas aplicações que surgem a partir das configurações Pré e Pós Fader.

 

Antes de detalhar a aplicação de Pré e Pós-Fader, cabe esclarecer por que estou falando de auxiliares (no plural). É que, especialmente no caso de quem ouve um streaming, tipicamente por fones no celular ou tablet, ou em sistema Home Theater na TV, o estéreo é importante. Acredito já ter comentado, em outra coluna, que é até mais importante que no PA. Isto porque quem assiste presencialmente, já tem elementos de espacialidade através dos sons acústicos da banda e quando se ouve toda a banda amontoada em mono nos fones, é muito difícil haver clareza na mix. Enfim, evite fazer transmissão em mono e atente para usar os Pans dos auxiliares (ou deixar os faders em alturas diferentes se não tiver como conjugar os auxiliares em par estéreo), para proporcionar a quem assiste uma mix coerente com o que estão enxergando na tela.  Vamos às aplicações.

 

Quando apenas eu estou mixando para PA e streaming, eu quero que a base da minha mix do PA alimente a mix de quem ouve remotamente. Para isso, eu deixo esses auxiliares em Pós-Fader e começo com todos os faders desses auxiliares em 0dB para seguirem o nível dos faders na minha Mix L&R. Então, no caso dos faders de canais de instrumentos acústicos como a bateria que, remotamente, não tem o seu som acústico audível, eu elevo os faders do auxiliar acima de 0 dB para que fiquem equilibrados na mix remota sem que eu precisar elevá-los na mix do PA. Porque como eles já são ouvidos acusticamente no ambiente, aumentá-los no PA desequilibraria o som ouvido presencialmente. Também costumo deixar o canal do pastor com um pouco mais de nível no auxiliar para facilitar ouvirem a voz dele em celulares. Podemos aumentar à vontade, já que neles não se corre risco de gerar microfonia, como pode acontecer se ele falar muito baixo e eu tentar compensar isso no PA. Então, esse foi o uso dos auxiliares enviados para o streaming em Pós -Fader, com apenas um operador mixando o PA e streaming.

 

Agora, quando estou apenas mixando para a transmissão, eu deixo os auxiliares em que vou mixar configurados em Pré-Fader e com Aux Mute, para poder ficar na sala de transmissão e mixar sem a minha mix ser afetada por quem mixa para o PA e sem eu mutar o canal no PA se eu precisar mutá-lo na transmissão. Ok?

 

Acredito que com esses exemplos tenha dado para compreender as diferentes aplicações de auxiliares configurados em Pré ou Pós-Fader. Até a próxima!

 

 

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