Anuncio topo
REPORTAGENS / Equipamentos

Zen Go Synergy Core, da Antelope

21/02/2022 - 11:03h
Atualizado em 21/02/2022 - 15:03h

 

Reportagem: Tomáz Sá | Fotos: antelopeaudio.com

 

Desenvolvedores de exatidão

 

Fundada em 2005, a AntelopeAudio - dirigida por seu CEO, o engenheiro eletrônico Igor Levin - já fazia uso de tecnologias inovadoras, um grande exemplo é um dos primeiros Master Word Clocks vendido como um produto autônomo capaz de integrar vários processadores digitais dentro de uma mesma assinatura de tempo - o Isochrone OCX.

 

Este equipamento trazia em si algo inédito em sua época: o oscilador de cristal controlado por estufa, ou OvenControlled Crystal Oscillator. A tecnologia consiste em encapsular o coração do Word Clock - o oscilador de cristal - de modo que sua temperatura fique constante promovendo mais estabilidade e melhorando a performance do Jitter consideravelmente. Esta técnica aproximou a medida de tempo dos equipamentos digitais à de um relógio atômico e rendeu a Levin o apelido de “Mr. Word Clock”.

 

Este histórico faz com que as interfaces da Antelope sejam alvo de altas expectativas entre seus usuários e a compacta e potente Zen Go Synergy Core não foge à regra.

 

 

Conectividade

 

Dois conectores combo XLR / P10 TRS oferecem flexibilidade na conexão. Eles podem ser usados para todos os tipos de microfone através dos preamps munidos com a opção de phantompower ou para instrumentos com a opção de nível de linha ou alta impedância chaveável.

 

Duas saídas estéreo servem para a conexão de monitores sendo uma P10 e a outra RCA. A unidade também traz duas conexões S/PDIF de entrada e saída estéreo digital para expandir o número de canais ou mandar/receber a assinatura de tempo (time code) de outro equipamento digital.

 

A primeira conexão USB-C serve para o fornecimento de energia da unidade de modo que ela não utilize a bateria do seu Laptop ao ser plugada em um powerbank ou hub. A segunda é por onde a interface se comunica com o computador. Esta segunda conexão USB, se usada sozinha também fornece energia vinda do computador para a Zen Go.

 

A parte inferior frontal possui duas conexões de headphones com controles de volume separados, o que é conveniente tanto no uso de dois headphones ao mesmo tempo - para o técnico e para o músico - quanto na possibilidade de transformar o segundo headphone em mais uma saída estéreo se necessário, sem interferir no volume de monitoração.

 

 

 

 

Operação

 

O equipamento tem um painel frontal organizado em um display colorido de 2,8 polegadas, três botões e um grande encoderpressionávelque controla as principais funções da Zen Go. Por aqui, em conjunto com o encoder, o usuário pode definir o ganho e acessar os medidores de nível através do botão “GAIN”, acessar e controlar os volumes das saídas de headphones e monitores através do botão “HP/MON” e, através do botão com o antílope desenhado, sair dos menus e ajustar o brilho do display.

 

Segurando o botão “GAIN” se acessa o Menu de Controle onde é possível navegar por opções como a origem do Clock (interno, via S/PDIF ou USB), o sample rate do equipamento (32kHz - 192kHz) e os ganhos das saídas da interface - perfeito para relacionar o volume percebido entre dois pares diferentes de monitores por exemplo.

 

Segurando o botão “HP/MON” se acessa o Menu de Sistema onde estão as informações sobre o equipamento, seleciona o tempo de ação do protetor de tela e volta as configurações para o estado inicial (factory reset).

 

Outra função interessante da Zen Go é a possibilidade de escolher um preset operacional para o hardware e poder defini-lo e salvá-lo, poupando tempo de trabalho na mudança de uma configuração para outra.

 

 

Por dentro do hardware

 

A AntelopeAudio continua inovando ao fazer uso de chips FPGA em conjunto com chips DSP na emulação digital de equipamentos analógicos, por ser mais flexível em sua programação. Controlados por um algoritmo exclusivo de 64-bit, a tecnologia AFC (AcousticallyFocusedClocking) - herdada dos premiados Master Clocks da Antelope - e o gerenciador de jitter operam juntos fornecendo incríveis 127dB de headroom em sua conversão AD/DA de até 192 kHz e 24 Bits.

 

 

 

 

Efeitos incluídos

 

A Zen Go não pára por aí e ainda oferece ao usuário acesso instantâneo a 37 plugins exclusivos cuidadosamente selecionados que vão de emulações de preamps clássicos a diferentes sabores de processadores de dinâmica, passando por uma coleção de amplificadores virtuais e cabeçotes para a satisfação dos guitarristas mais exigentes. Tudo isso processado dentro da interface, aliviando o CPU, e sem latência perceptível mesmo quando usada ao vivo.

 

Ainda assim, se o comprador quiser, é possível expandir a biblioteca de plugins acessando o site da loja dos efeitos Synergy Core e escolher entre a enorme variedade de ferramentas oferecidas que incluem emulações dos mais famosos processadores analógicos além de itens especiais como a versão exclusiva para a Antelope do Auto-Tune.

 

A Zen Go Synergy Pro é oferecida no Brasil através da GBS áudio e vídeo pelo preço sugerido de R$ 5.990,00.

 

Para mais informações visite o site: https://www.gsbproaudio.com.br/produtos/antelope-zen-go/

 

  • COMPARTILHE
voltar

COMENTÁRIOS

Nenhum cadastrado no momento

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Escreva sua opinião abaixo*