Anuncio topo
REPORTAGENS / Matérias Completas

Juntos e ao vivo!

11/12/2020 - 16:18h
Atualizado em 11/12/2020 - 17:37h


 


Uma Jam sem latência: o músico e sua interface querem tocar com alguém, a banda separada pela pandemia precisa desesperadamente ensaiar, o produtor/selo precisa dos músicos ao vivo, o público quer ver o artista com algo mais que um violão em sua live mas o artista está em completo isolamento. Sim, já existem soluções para isso também, mas nem tudo é tão fácil. Com uma boa internet de fibra ótica conectada por cabo em seu dispositivo e talvez algum hardware adicional é possível chegar à qualidade de transmissão de uma grande produção.


 

A colaboração musical remota, entre suas variações, vai desde um projeto online aberto podendo ser comentado e editado por seus participantes até um verdadeiro ensaio gravado e transmitido ao vivo pela internet com todas as partes atuantes funcionando, os músicos, o produtor, o técnico e o público.

 

A colaboração remota em projetos de áudio não é novidade, há algum tempo empresas fornecem ferramentas para que seus clientes possam trabalhar à distância utilizando seus equipamentos e softwares. A Digidesign (atual Avid, responsável pelo ProTools) foi pioneira ao introduzir no início dos anos 2000 o DigiDelivery que transferia arquivos rapidamente entre os proprietários do hardware. Em 2012, o Cubase 7 foi lançado pela Steinberg com o VST Connect PRO, plugin que possibilitava a gravação online independente da distância entre o músico e o estúdio contando com transmissão de imagem. A pandemia parece ter acelerado a evolução destas tecnologias. “Em tempo real” e “ao vivo” se tornaram urgentes e os fabricantes e fornecedores de serviço correm atrás para transpor barreiras técnicas como o nosso maior e mais velho fantasma – a latência.

 

Na maioria dos shows profissionais transmitidos ao vivo via internet aqui e lá fora o que acontece é a contratação de um link dedicado fornecido por uma empresa especializada. Isto dá a segurança de que a largura de banda será exatamente aquela contratada já que a Anatel possui uma flexibilidade de até 40% entre a velocidade de internet que você contrata e a que o provedor é obrigado a fornecer. Além disso, para se transmitir imagem e som em alta qualidade, é necessária uma alta taxa de upload (dados que você envia), coisa que conexões domésticas são altamente carentes já que a internet em casa serve basicamente para a recepção de dados. Como você pode imaginar, contratar um serviço desses não cabe no orçamento do produtor de home-studio ou músico independente mas nos últimos tempos surgiram algumas alternativas interessantes.

 

 

1 - Um projeto nas nuvens

 

Então você já tem sua interface e já grava suas faixas em casa, não seria ótimo trocar idéias musicais com aquele amigo, compôr ou dar sua opinião sobre o processo criativo do outro, sem a necessidade de mandar arquivos pesados via e-mail ou perder aquele comentário importante nas inúmeras redes sociais? Com todo o processo de trabalho concentrado num lugar só, o mundo do áudio fornece soluções muitas vezes sem a necessidade de uma DAW e usando apenas um telefone ou tablet conectado a internet. Vejamos opções que podem servir do técnico de estúdio experiente ao guitarrista iniciante.

 


 

 

Avid Cloud Collaboration

https://www.avid.com/pro-tools/cloud-collaboration

 

Desde 2018 o Pro Tools da Avid (versões First, Standard e Ultimate) vêm com essa função em contínua atualização. Múltiplos usuários podem trabalhar no mesmo projeto de Pro Tools de casa, com opções que dão poder a um dos usuários sobre a track (função “ownership”) para que as alterações não sejam definitivas ou a possibilidade de alguém que não possui o mesmo plugin que você escutar exatamente o que você timbrou e mixou (função “freeze”). Um pianista já pode gravar o seu piano favorito de casa e um técnico pode mostrar como as coisas vão soar sem a necessidade de um encontro físico. A Avid possui planos mensais de armazenamento na nuvem conforme o tamanho e necessidade do seu projeto.


 

 

Steinberg VST Connect PRO 5

https://new.steinberg.net/vst-connect/

 

Desde o Cubase 7, também com constante renovação, o VST Connect em sua versão atual oferece aos usuários o aplicativo VST Connect Performer que faz com que o músico conecte com o provedor da sessão sem a necessidade de uma DAW, inclusive do celular ou tablet aonde estiver.

A versão “SE” deste plugin vem dentro das últimas versões completas do Cubase (Cubase 11 Pro) e do Nuendo (Nuendo 11) mas possui algumas limitações como suporte para transmissão de vídeo ou vídeo HD, a versão PRO pode ser comprada separadamente.

 


 

 

Spotify Soundtrap

https://www.soundtrap.com

 

Serviço online da renomada plataforma de streaming Spotify, o Soundtrap traz uma linguagem acessível para todos. Com planos de assinatura que variam de acordo com o volume de dados mas que não passam de 170 reais por ano o Soundtrap é basicamente uma DAW colaborativa online focada na produção de samplers via dispositivos móveis


 

2 - Uma Jam sem latência

 

O músico e sua interface querem tocar com alguém, a banda separada pela pandemia precisa desesperadamente ensaiar, o produtor/selo precisa dos músicos ao vivo, o público quer ver o artista com algo mais que um violão em sua live mas o artista está em completo isolamento. Sim, já existem soluções para isso também, mas nem tudo é tão fácil. Com uma boa internet de fibra ótica conectada por cabo em seu dispositivo e talvez algum hardware adicional podemos chegar sem sair de casa a qualidade de transmissão de uma grande produção usando alguma destas novidades aqui.

 


 

 

JamKazam

https://jamkazam.com

 

O JamKazam é extremamente simples de usar, é só fazer o download do app que funciona muito parecido com os softwares de transmissão online mas com um mixer multi-track que é compatível com o driver da maioria das interfaces do mercado e identifica rapidamente seu equipamento. Não é pago e possui funções incríveis como fazer uma jam com um músico aleatório que também estiver conectado, conectar com seus amigos que tiverem o client (programa) em áudio e vídeo e realmente  conseguir ensaiar, além disso fazer direto do software a transmissão para sua rede social ao vivo e finalmente devido a sua parceria com a Eventbrite ainda vender ingressos para esta transmissão online. Algo entre uma rede social e um software de streaming colaborativo depende no entanto de uma conexão de internet poderosa. O site oficial recomenda que se use a internet via cabo ethernet e que tenha no mínimo10Mbps de download e 1 Mbps de upload, mas como isso em nosso país varia muito (como citei antes sobre a flexibilidade da Anatel) pode multiplicar por dez.

 


 

 

Jamulus

https://jamulus.io

 

Parecido com o Jamkazam mas não tão popular Jamulus também é um serviço gratuito que funciona bem mas demanda um pouco mais de conhecimento técnico do usuário. Jamulus te deixa escolher o servidor o que é muito bom na questão da latência, podendo ser configurado inclusive para uma conexão particular com seu próprio IP e porta mas como eu disse, demanda um certo conhecimento adicional para ser utilizado e não possui todos os “brilhos” do concorrente apesar de ser uma programa mais leve e com melhor performance.

 


 

 

Symonics Fastmusic

https://symonics.com/fastmusic/

 

Baseado em uma tese de pós doutorado do Dr. Alexander Christian Carôt, um pesquisador formado na Alemanha e endossado pelo cantor e pianista Jamie Cullum a solução do sistema SoundJack parece coisa da deepweb mas é bem interessante. O site oferece um pacote que consiste em uma interface Behringer (UM2), o sistema operacional (Fastmusic OS) e um hardware acelerador (Fastmusic Box)  onde você pode conectar o seu cabo de internet e sua interface, a premissa desse hardware que se assemelha a um modem, é resolver suas oscilações de conexão bem como acelerar a transmissão dos dados de sua interface. Um pacote bem caro cobrado em euros e somado ao envio postal pode chegar numa conta bem salgada mas se você tiver a interface e quiser você mesmo construir sua própria Fastmusic box, pasmem, eles dão um guia passo-a-passo de como construí-la e onde comprar os componentes (https://symonics.com/wp-content/uploads/2020/11/fastmusic-box-build-instructions-v0.2.pdf). O vídeo de Jamie Cullum tocando online com convidados no telão em tempo real faz o cientista maluco aflorar em você.

 


 

É engraçado que em 2020 ainda não tenhamos soluções mais simples do que as que são oferecidas e para cada item que citei existem centenas de similares, mas  para a perfeita colaboração musical remota,  nossas maiores ferramentas ainda são o conhecimento humano e uma generosa banda larga!

 

 

  • COMPARTILHE
voltar

COMENTÁRIOS

Nenhum cadastrado no momento

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Escreva sua opinião abaixo*