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Noisy Review

14/01/2021 - 10:00h
Atualizado em 14/01/2021 - 14:45h

 

Por Ivo Senra

 

Combinando Síntese por Modelagem Física (Physical Modelling) e Síntese Subtrativa, com o objetivo de proporcionar um resultado sonoro mais orgânico e também uma maior facilidade para a performance, a Expressive E lança seu novo synth virtual, o Noisy.

 

Famosa pelo seu multidimensional controlador, o Touché ,e mais recentemente pelo alvoroço causado com o lançamento do Osmose, teclado controlador com funções até então inéditas que surpreendeu muita gente, a Expressive E vem se consolidando no mercado como uma empresa inovadora, oferecendo novas possibilidades sonoras que podem ser obtidas de forma mais integrada ao jeito habitual de se tocar um instrumento.

 

Arquitetura:

 


(Fig.1)

 

Desde o módulo inicial, o Noise (fig.1), a característica orgânica já está presente. A partir dele o som é gerado e enviado para os três Resonators (ressonadores), dessa forma é aproveitada a forma randômicas do som inicial produzindo uma aleatoriedade que ajuda muito no resultado orgânico do som. Importante ressaltar que o botão Gain funciona como o Sutain de um ADSR tradicional.

 


(Fig.2)

 

Esses ressonadores funcionam como os osciladores que estamos habituados e a partir da Matrix (campo multidirecional) é possível fazer infinitas combinações entre as formas de ondas mais básicas: sine, triangle, square e sawtooth. (Fig.2)

 

Tanto o eixo “X” quanto o eixo “Y” podem ser controlados pelas configurações do Expression e do LFO, e no caso do LFO também em conjunto. Abaixo dele, o Expression (Exp Mod) atua de forma cumulativa por sobre o LFO. O uso dessas modulações nessa Matrix de cada Resonator pode trazer variedade e riqueza de detalhes muitas vezes fundamentais para se atingir resultados mais orgânicos.

 

O comb filter presente também nesse módulo é de fundamental importância para os resultados mais acústicos. Ele foi projetado para ser o principal componente que traz o principio das ressonâncias acústicas, ou seja, tem o objetivo de simular o fenômeno que acontece no som de cordas vibrando. (Fig.3)

 


(Fig.3)

 

O botão Osc Reso funciona apenas como o Release de um ADRS tradicional. Abaixo dele estão os controles propriamente do comb filter, onde utilizando o Slider você pode dosar a proporção dele em relação ao som vindo do oscilador, e abaixo tem um botão super especial.

 

Girando o botão Comb. Reso para a direita você adiciona harmônicos pares, trazendo características semelhantes à vibração de cordas de um violão e girando para a esquerda você adiciona harmônicos ímpares trazendo características semelhantes à vibração das cordas de uma harpa. (Fig.4)

 


(Fig.4)

 

Ainda falando dos ressonadores, é possível alterar o tempo do “Glide”, a afinação e altura das notas ou oitavas entre cada um deles, como pode ser visto nessa figura 5.

 


(Fig.5)

 

Passando para a sessão de moduladores temos o Expression, módulo que atua em muitos lugares do synth e de extrema importância para o controle de expressividade dos sons criados. Trata-se basicamente de um envelope AD onde você ajusta a intensidade do velocity, amplitude do envelope e o botão Expressive Control, como este pode interagir diretamente com o botão Gain do módulo Noise, pode funcionar como um ajuste de sustain. (Fig.6)

 


(Fig.6)

 

Outro modulador importante é o módulo de LFO (Fig.7) que, assim como o Expression, atua em vários parâmetros do synth. Existe ainda mais dois LFOs no Noisy, um deles está no vibrato que pode ser ou não sincronizado entre os layers. (fig.8)

 


(Fig.7)

 


(Fig.8)

 

E já que falei em layers é importante saber que tudo isso acontece em dois layers, ou seja, podemos programar outro som utilizando todos esses recursos e usa-los simultaneamente. Cada Layer possui seus próprios controles como podemos ver nas figuras 9 e 10.

 


(Fig.9)

 


(Fig.10)

 

Imediatamente depois dos Resonators  vem o Lowpass Filter. Ferramenta essencial em todo synth, esse filtro foi elaborado a partir do Lowpass Filter de um sintetizador famoso dos anos 80. (Fig.11)

 

(Fig.11)

 

Cada modulo do Noisy possui uma cor diferente para tornar o manuseio mais intuitivo, portanto mais fácil e pratico.

No Mixer temos o botão que ajusta o nível de Noise que pode ser aplicado ao som, assim como volume e pan independente para cada Resonator. (Fig.12)

 


(Fig.12)

 

Na saída de cada layer o botão Soft Cliper, através de uma leve saturação, adiciona harmônicos que podem enriquecer o som. Com o botão de Gain desse módulo é possível compensar qualquer excesso de volume que possa levar a saturação interna indesejada do som. (Fig.13)

 


(Fig.13)

 

Na barra de controles globais podemos escolher: o preset a ser usado, salvar um novo preset global, o range do pitch band, como será a atuação do glide e a polifonia com até 8 vozes disponível no Noisy. (fig.14)

 

 


(Fig.14)

 

Importante lembrar que além de salvar o preset global, podemos salvar individualmente a configuração do preset de cada layer, como é possível ver nas figuras 9 e 10.

 

Por ultimo temos a sessão de efeitos (Exps FXs), onde temos dois macros Expression I e II, que nos permitem criar dosagens bem diferenciadas entre os efeitos, possibilitando uma gama de texturas muito ampla que contribui para a expressividade do som final. (Fig.15)

 


(Fig.15)

 

Existem dois Slots onde é possível usar um entre onze tipos de efeito disponíveis em cada, tais como: chorus, ring modulation, autopan, distotion, tremolo, entre outros. Cada um deles com seus controles específicos e respectivos endereçamentos para os macros. (Fig16)

 


(Fig.16)

 

O Delay estéreo vem acompanhado de uma sessão que contém o terceiro LFO, que aliás você deveria estar se perguntando até agora onde estava o outro LFO mencionado anteriormente. Isso mesmo, ele vai atuar no delay criando modulações com um nível de detalhamento de sound design maior para esse efeito. (Fig.17)

 

 


(Fig.17)

 

Finalizando, temos um Plate Reverb com todos os seus parâmetros disponíveis e possibilidades de envio para os macros por subseção: mixer, decay e plate. (Fig.18)

 


(Fig.18)

 

Acessando o Burger Menu (Fig. 14), clicando nessas três linhas horizontais na extrema direita da barra global você acessa o menu das configurações gerais do plugin, manual e a sessão de endereçamentos para integrar os comandos do Noisy com seu controlador, Midi Learn.

 

Realmente, quanto mais possibilidades no seu controlador, melhor aproveitamento desse plugin você terá. O Touché nesse caso se torna uma ferramenta que casa muito bem. É interessante a integração que os produtos da Expressive E vem apresentando entre eles.

 

Como vimos, o Noisy possui uma estrutura muito intuitiva que somada ao sistema multidimensional de sound design traz a possibilidade de produzir sons mais orgânicos com um potencial de expressividade muito grande através da complexidade textural e de articulações que pode-se facilmente extrair dele.

 

 

 

 

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