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SUMÁRIO / Matéria de capa

Prefeitura de Rio das Ostras e Azul Produções reforçam a parceria

28/07/2025 - 12:11h
Atualizado em 06/09/2025 - 15:22h

 

Reportagem: Miguel Sá. Foto de abertura: JJ Thames e Prado Borthers Band. Fotógrafo: Cezar Fernandes (Like Produtora).

 

A mais recente edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival reforçou o papel do evento como motor de desenvolvimento econômico, cultural e turístico. Segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o festival movimentou R$ 8,4 milhões no comércio local durante os quatro dias do feriado de Corpus Christi. Com ocupação hoteleira média de 90%, a cidade viu seu potencial turístico maximizado por um festival que foi financiado exclusivamente pela iniciativa privada.

 

Ainda segundo a pesquisa, 62,8% dos visitantes afirmaram que o festival foi o principal motivo da viagem a Rio das Ostras, comprovando o apelo do evento como atrativo turístico de alcance nacional. Sobre a experiência geral, 64,5% disseram que suas expectativas foram superadas, enquanto outros 30,4% tiveram suas expectativas plenamente atendidas.

 

À frente da produção desde a primeira edição com a Azul Produções, o idealizador Stênio Mattos celebrou o amadurecimento do projeto e destacou os avanços ambientais, sociais e estratégicos implementados em 2024. “Estamos estreando um sonho de sermos realmente um projeto de sustentabilidade, com ações ambientais e contagem de carbono”, afirmou, ao comentar a entrada do festival na agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Essa virada ecológica foi viabilizada graças à parceria com o Observatório de Impactos das Políticas Públicas do Estado do Rio de Janeiro (OIPRJ) e a ONG Siri, acionadas com o apoio da iniciativa privada.

 

 

Outro ponto alto da edição foi o inicio de parcerias  com o exterior. A parceria recém-formada com a cidade de Montreal, no Canadá, prevê intercâmbios culturais e ações voltadas à economia criativa. “Firmamos uma parceria com o estado de Quebec. Estarei indo agora, dia 26, para assistir ao Festival de Montreal, a convite do governo canadense. Em 2025, eles terão um estande aqui, e nós, um estande lá”, relatou Stênio. Essa nova etapa internacional amplia um histórico de colaborações já existentes com governos da França e da Holanda.

 


Foto: Cezar Fernandes (Like Produtora).

 

A gestão dos espaços e da infraestrutura também passou por testes inéditos: pela primeira vez, o festival realizou dois shows simultâneos em palcos diferentes — Iriri e Boca da Barra — ambos com público expressivo. “ Isso mostra a força do festival”, comemorou Stênio.

 

Em 2025, o festival planeja implantar uma “zona de negócios”, reunindo estandes de empresas locais patrocinadoras. A proposta é dar visibilidade a ações sociais e gerar oportunidades de estágio e emprego, criando pontes concretas entre cultura e economia. O Canadá já confirmou participação nessa iniciativa. Para que essa estrutura avançada pudesse ser realizada sem aportes diretos da prefeitura, colaborou o ambiente construído pela prefeitura. O prefeito Carlos Augusto, presente na abertura do festival, fez questão de destacar o esforço coletivo por trás do sucesso da edição. “Assumimos o município com calamidade pública na saúde e um orçamento bastante comprometido, mas todos deram as mãos para fazer deste o maior festival de todos”, disse.

 


Carlos Augusto e Stênio Mattos Foto: Cezar Fernandes (Like Produtora).

 

Segundo ele, a mobilização conjunta de servidores, produtores e empresários possibilitou não apenas a realização do festival sem recursos públicos diretos, mas também a construção de um modelo mais sustentável, inovador e alinhado com os interesses da cidade. “Vamos ter um evento que é mais uma demonstração da parceria e união da equipe para fazer um evento sem custos para a prefeitura”, comentou. Carlos Augusto relembrou a origem do festival em 2005, elogiou o papel da Azul Produções, à frente da organização desde o início, e valorizou o envolvimento de instituições como o SESC. “É criador e criatura crescendo juntos”, afirmou, ao resumir a relação simbiótica entre o festival e a cidade, elogiando a Revista Backstage por estar presente no Festival desde o seiu início. O prefeito confirmou ainda o interesse do município em ampliar colaborações internacionais, com destaque para a parceria em andamento com o governo canadense e o evento de Quebec.

 


Foto: Cezar Fernandes (Like Produtora).

 

O prefeito enfatizou que o Festival de Jazz de Rio das Ostras se consolida não apenas como um encontro musical de prestígio, mas como um instrumento estratégico de desenvolvimento local, capaz de gerar emprego, fortalecer identidades culturais, atrair investimentos e projetar a cidade no cenário internacional.

 


 

Nova geração de produtores reforça bastidores do Festival de Rio das Ostras

 

A relação de Cezar Fernandes e Paulo Moreira com o Festival de Rio das Ostras é estreita.  Sócios na Like Produtora, os dois vêm assumindo um papel importante nas áreas de produção executiva, comunicação e audiovisual.

 

Cezar Fernandes, com atuação mais antiga na cidade, começou fotografando o festival e mantendo uma colaboração frequente com Stênio Mattos, idealizador do projeto. Já Paulo Moreira lembra que, antes de estar nos bastidores, era espectador frequente do evento, “sempre com muita vontade de participar”, diz. Foi dessa vontade — e da confiança conquistada com o tempo — que nasceu a proposta de somar esforços à organização.

 


Paulo Moreira e Cezar Fernandes Foto:Like Produtora

 

A virada aconteceu durante a pandemia. Com o festival suspenso, os dois decidiram produzir uma live com artistas locais justamente na data em que o evento tradicionalmente ocorreria. A iniciativa mostrou-se fundamental para fortalecer a relação com Stênio, que passou a ver na Like Produtora um parceiro estratégico, capaz de agregar valor ao festival não só na parte técnica, mas também no campo institucional e digital. “Estávamos já nessa era digital, e convencemos o Stenio de que o festival precisava de presença online com mais força”, diz Cezar. Foi a partir dessa entrega que a Like assumiu também a reformulação da apresentação institucional do evento. “Hoje a gente apresenta com vídeo, animação, mostrando o potencial do festival para que os patrocinadores entendam e apoiem”, explica o fotógrafo.

 


Foto: Cezar Fernandes (Like Produtora).

 

Atuando em parceria com a Azul Produções, a Like ampliou sua atuação: da elaboração dos projetos para leis de incentivo até o contato com patrocinadores e instituições como o SESC e a Oceanica. Paulo destaca que seu perfil mais pragmático  ajuda  a apoiar o ritmo intenso de Stênio: “Ele não é nem 220, é 440. Acho que sirvo como ponto de apoio nessas reuniões mais institucionais, nas decisões estratégicas”.

 

A proximidade com a cidade também é um diferencial. Ambos vivem em Rio das Ostras e destacam o papel que desempenham como ponte entre os bastidores do festival e a comunidade local — músicos, técnicos e profissionais que desejam maior participação no evento. “A gente mora aqui, se formou aqui, conhece as pessoas, então conseguimos fazer esse meio de campo”, afirma Cezar.

 


Foto: Like Produtora

 

Hoje, a Like Produtora está envolvida em quase todos os aspectos do festival. A cereja do bolo é o documentário Da areia da praia à Cidade do Jazz: 20 anos de Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, com a direção de Cezar Fernandes e a produção executiva de Paulo Moreira. Viabilizado a partir da Lei Paulo Gustavo, o audiovisual foi uma coprodução entre a Like Produtora e a Artphoto com o apoio da Azul Produções, Fundação Rio das Ostras de Cultura e da Prefeitura Municipal de Rio das Ostras. O documentário está disponível no Globoplay. “Hoje a gente consegue contar essa história pro mundo todo, né, a história que nasceu aqui no Balneário das Ostras. Nós somos o maior festival da América Latina”, comemora Cezar Fernandes.

 


Foto: Heloise Fang.

 

O Rio das Ostras Jazz & Blues Festival é apresentado pelo SESC RJ e tem realização da Prefeitura de Rio das Ostras, Fundação Rio das Ostras de Cultura, Experimente Rio das Ostras e Ministério da Cultura; correalização do Sindicomércio; apresentação da Lei de Incentivo a Projetos Culturais do Governo Federal; patrocínio Seagems, Oceânica, Vallourec e Rio+Saneamento; produção Azul Produções, com apoio da Like Produtora e Rádio MEC. O evento faz parte do Circuito Sesc Jazz & Blues, que acontece em mais cinco cidades do estado do Rio de Janeiro, sendo o ponto culminante do circuito

 

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