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COLUNISTAS

Ninguém Nota o que Funciona 5: A Importância do acompanhamento

08/02/2022 - 11:45h
Atualizado em 08/02/2022 - 16:15h

 

Por definição, acompanhar é caminhar junto. Em nosso contexto, é manter-se informado do andamento da equipe e dos processos envolvidos na produção. Os detalhes que diferenciam da mediocridade para a excelência requerem atenção e foco. Ignorá-los, quase que invariavelmente, conduzirá a uma queda de qualidade. Daí poderíamos propor que o oposto de acompanhar seria ignorar. O acompanhamento tem importância tanto nos detalhes específicos essenciais à qualidade de uma produção ao vivo quanto, em um contexto mais geral, nas condições de trabalho, no estado dos equipamentos, bem-estar dos membros da equipe e no clima geral da equipe e organização.

 

Precisamos de disciplina e bom senso para aplicar o nosso foco prioritariamente sem deixar de acompanhar o que é importante, em meio à enxurrada de informações que flui contra ele. Mas não é por isto que devemos fazer um vilão da tecnologia que temos em nossos smartphones, pois ela é uma aliada insubstituível, exatamente para acompanhar pessoas, processos e os detalhes que permitem alcançar uma produção de qualidade superior.

 

Trocar mensagens com a equipe em um grupo dedicado simplifica o elemento importante da comunicação já abordada aqui, e evitar esquecer de incluir um ou outro elemento como destinatário de uma mensagem para a equipe na hora da pressa. É necessário estar consciente de que as mensagens de texto não transmitem o tom de voz e a percepção das expressões físicas (a linguagem corporal) das pessoas. Por isto é imprescindível usar de sensibilidade ao escolher palavras e lembrar de que alguma interpretação pode estar equivocada. Sempre use os emoji para expressar sentimentos e dê ao seu companheiro de equipe o “benefício da dúvida” ao ler uma mensagem, não tirando conclusões apressadas se algo lhe parecer estranho. Na dúvida, pergunte antes de responder.

 

 

No caso do deslocamento para um evento, compartilhar a localização em tempo real permite à equipe saber onde estão os membros e, no caso de um imprevisto ou problemas no trânsito, ter ideia de quando chegarão.

 

No contexto particular, as mensagens auxiliam a manter a comunicação à distância, servindo tanto para manter questões técnicas em dia quanto para dar um “oi” ou perguntar se está tudo bem com os membros menos comunicativos.

 

Um recurso muito útil em eventos com vídeo, iluminação baixa ou iluminação dinâmica envolvendo o auditório é passar a programação e setlist para os membros da equipe em documentos formato pdf ou até por uma foto bem legível. Com a iluminação ambiente baixa ou variando intensamente com movingheads, nada melhor que pode rvisualizar estes detalhes na tela do celular com luminosidade ajustável!

 

Em ambientes onde não se pode falar para não causar distração ou naqueles em que rádios não funcionam bem por transmitirem também o som captado do PA, mensagens breves por texto são essenciais. Inclusive, é por meio delas que tenho me comunicado com meus auxiliares locais quando faço mixagem remota. O uso da câmera é fantástico para trocar fotos ou vídeos no caso de dúvidas, assim como o recurso de lhes enviar diagramas das conexões para o caso específico em que estamos trabalhando.

 

É quase desnecessário dizer que a tecnologia embarcada nos smartphones e tablets proporciona acesso a aplicativos que vão muito além dos de mensagens. Recursos fantásticos como sair da front of house e subir no palco para acompanhar os ajustes que fazemos na equalização ou mix de retorno, em pessoa ao lado do músico, não tem preço! Poder monitorar (sinônimo de acompanhar) a temperatura e funcionamento de amplificadores e drivers, radiofrequências, níveis de pressão sonora, e conteúdo do espectro de frequências auxilia identificar potenciais problemas antes que ocorram. A esta lista se somam: fazer ajustes de parâmetros em processadores sem ter que sair da console; resolver um problema de conexão no palco tendo na mão um aplicativo para mutar o canal sem precisar pedir para alguém mutar ou voltar correndo para a front of house. Recursos como estes nos permitem visualizar (outro sinônimo de acompanhar) e atuar com maior informação e em menos tempo contornando problemas e agindo com maior informação e segurança.

 

 

Estes recursos tecnológicos são maravilhosos, só não esqueçamos que o principal é ouvir o som e usar estas ferramentas sem ser distraídos por elas! É preciso priorizar, definindo as ferramentas que fornecerão as informações importantes conforme a necessidade, e lembrar que na dinâmica de mixagem na produção de um evento, esta necessidade pode variar de um momento para o outro.

 

Ações como acompanhar, monitorar, visualizar nos levam a deslocar o nosso foco, a nossa atenção, de nós mesmos para outras coisas com o propósito de beneficiar aqueles que servimos e com quem servimos. Indo além do acompanhamento das variáveis técnicas, não podemos deixar de lado o essencial cuidado mútuo para com os membros da nossa equipe.

 

Existe quem encara os desafios da produção com atitude de competitividade, querendo sempre se destacar por ser melhor que os demais na equipe. Esta atitude acaba sendo prejudicial para a moral da equipe e inclusive para a qualidade de produção. De que adianta apenas um membro se destacar quando a qualidade resulta de toda a equipe estar operando em nível compatível? Usando da analogia de membros do corpo, seria como um jogador de basquete focar apenas em arremessar, ignorando desenvolver a sua capacidade de correr para acompanhar a sua equipe. Se ele não conseguir voltar ao seu lado da quadra a tempo de participar da marcação do time adversário, o espaço deixado pela sua ausência na defesa facilitará ao outro time pontuar, reduzindo a suposta vantagem dos pontos que ele treina exclusivamente para marcar.

 

Para quem tem um bom conhecimento técnico, pode ser possível identificar a origem de uma falha estando numa produçãocomo espectador. Mas para quem assiste um evento sem embasamento ou interesse técnico uma falha será uma distração, uma quebra no fluxo da qualidade, sendo indiferente identificar a origem. Por isto, de pouco adianta um membro se gabar de ter um desempenho superior na equipe senão usar da sua experiência para auxiliar os demais membros a desempenharem de forma semelhante.

 

Uma ferramenta extremamente valiosa, que considero muito pouco aproveitada, é a das reuniões “Post Mortem”, desde que corretamente conduzidas. Estas são reuniões da equipe de produção, realizadas logo após o evento (demorar muito permitirá que detalhes importantes sejam esquecidos no cansaço pós-evento). Nelas a equipe faz uma autoanálise daquilo que funcionou muito bem, do que poderia ser melhor e daquilo que precisa de correção importante para não voltar a acontecer.

 

O foco nestas reuniões não deve ser apontar pessoas que falharam. Isto dificilmente levará a um progresso sustentável, pois todos somos passíveis de errar. Inclusive, um certo nível de risco é componente essencial quando se busca alcançar níveis de desempenho. Em outras palavras, quem nunca se arrisca a sair do seguro e confortável não evolui. O importante é, conforme propôs John Maxwell, “falhar para frente”. Ou seja, arriscar e, se ocorrer uma falha, aproveitá-la como situação de aprendizado para avançar o nível de desempenho.

 

Então, ao invés de atribuir culpa, o foco deve ser analisar como as falhas ocorreram e criar estruturas e processos para evitá-las, elevando, assim, o desempenho da equipe. É neste contexto que membros mais experientes podem usar da sua bagagem para auxiliar a equipe. Por outro lado, não se deve ignorar o valor potencial da contribuição dos membros menos experientes. Um membro recém-chegado pode fazer uma contribuição valiosa por estar chegando com “olhos frescos”, sem estar viciado em processos já existentes. Isto permite que ele ou ela contribua com uma análise mais objetiva, menos polarizada, que requereria aos mais experientes o exercício de pensar “fora da caixa”, para avaliar o desempenho sem se prender à força das rotinas já implantadas.

 

Colocando de lado a questão de valores monetários, grandes produções envolvem um investimento bastante significativo de tempo. Considerando o exemplo de um evento musical com coral, orquestra, encenação, coreografia e cenografia vamos supor um coral de120 vozes, orquestra com 60 músicos, encenação com 20 integrantes entre atores, auxiliares de maquiagem e vestuário, equipe de coreografia com 15 participantes, além dos membros da equipe técnica composta por operadores de som, iluminação, câmeras, projeção, transmissão auxiliares de palco e sua direção chegando a superar facilmente 10 pessoas. Temos aí, por baixo, 225 pessoas. Se contarmos apenas três ensaios gerais com três horas de duração e a apresentação de duas horas, somam-se 2475 homens-horas, e isto sem contabilizar o tempo de deslocamento e os ensaios prévios deste grupo todo. Enfim, não é exagero afirmar que o evento realizado em duas horas veio a um custo humano superior a cinco mil horas!

 

O esforço, talento e custo pessoal acumulados dedicadosa uma realização como esta são imensos, sem nem pensar na área financeira. Terminar um evento deste porte sem conduzir ao menos uma reunião Post Mortem é permitir que uma grande porcentagem dos esforços e de percepção coletiva dos participantes, recursos valiosos adquiridos ao custo de tantas horas, escoe pelo ralo. Isto porque a maioria dos detalhes será rapidamente esquecida e no próximo evento, se estará sujeito à repetição dos mesmos erros!

 

Para eventos deste porte, o mais produtivo, apesar do cansaço, é programar uma reunião breve e objetiva logo na sequência, em que os líderes de cada área capturam as impressões ou desafios das suas equipes antes que passem para o esquecimento. E, então, após um ou dois dias, estes líderes se reúnem com os participantes da equipe técnica numa reunião mais detalhada, focada não em criticar, mas em avançar a qualidade para um novo patamar. Indo além de evitar falhas,o foco deve estar naquilo que funcionou bem paraplantar sementes de pensamento criativo que produzirão ideias para próximo evento ainda melhor.

 

Liderar é conduzir pessoas de um nível de desempenho a outro superior. Ignorar a oportunidade incalculavelmente rica gerada pelo trabalho voluntário de centenas de pessoas e milhares de homens-hora é um desperdiço imperdoável que, no contexto pessoal, limita as oportunidades de os voluntários evoluírem. No contexto de grupo, simplesmente prolonga o status quo, limitando aos grandes esforços individuais as chances de o grupo alcançar uma qualidade de produção mais próxima à da glória que devemos refletir de Deus, sendo que o que vale para Deus não é o produto, mas, sim o processo.

 

Embora no versículo abaixo esteja claro que o contexto se aplique a valores monetários, não se pode ignorar que se Deus atribui importância ao valor de animais, o valor das vidas humanas e dos seus esforços, representa algo muito superior.

 

Cuide das suas ovelhas e do seu gado o melhor que puder
        porque tanto as riquezas como os governos não duram para sempre.

                                                                         (Pv27.23-24)

 

Vamos dar a devida importância ao acompanhamento?

 

Boas produções e até a próxima!

Ninguém Nota o que Funciona 5: A Importância do acompanhamento
David Distler

COMENTÁRIOS

O capacitor envelhece em um equipamento pouco usado também? Ou ele degrada principalmente com o uso? Por exemplo, um equipamento da década de 80 muito pouco usado precisaria de recap por desgaste do tempo?

- Henrique M

Ótimo, vai ajudar muito! Cesar é fantástico, ótima matéria!

- adriano vasque da

Saudades da Paranoia saudável que tínhamos no Freeeeeee Jazzzzzz Festival (imitando Zuza em suas apresentações magnificas) Parabéns Farat Forte abraço

- Ernani Napolitano

Artigo incrivel! Extremamente realista e necessário, obrigado mestre!

- Jennifer Rodrigues

Depois de 38 anos ouvindo o disco, eis q me deparo com a história dele. Multo bom!! Abrss

- Fernando Baptista Junqueira

Que maravilha de matéria, muito verdadeira é muito bem escrita, quem viveu como eu esta época, só pode agradecer pela oportunidade que Deus me concedeu. Vou ler todas, mas tinha que começar por esta… abraços…

- Caio Flávio

Só li verdades! Parabéns pela matéria Farat

- Guile

Ótimo texto Zé parabéns !!!!! Aguardando os próximos!!!

- Marco Aurélio

Adoro ver e rever as lives do Sá! Redescobri várias músicas da dupla valorizadas pela execução nas "Lives do Sá". Espero que esse trabalho volte de vez em quando. O Sá, juntamente com o Guilherme Arantes e o Tom Zé, está entre os melhores contadores de casos da MPB. Um livro com a história da dupla/trio escrito por ele seria muito interessante!

- Bruno Sander

Ontem foi um desses dias em que a intuição está atenta. Saí a caminhar pela Savassi sabendo que iria entrar naquela loja de discos onde sempre acho algo precioso em vinil. Já na loja, fui logo aos brasileiros e lá estavam o Nunca e o Pirão de Peixe em ótimo estado de conservação, o que é raríssimo. Comprei ambos. O 2º eu já tinha, meio chumbado. O Nunca eu conhecia de CD, e tem algumas das músicas que mais gosto da dupla, p. ex. Nuvens d'Água (acho perfeita), Coisa A-Toa (alusão à ditadura?), e outras. Me disseram que o F. Venturini é fã do Procol Harum, e realmente alguns solos de órgão dele fazem lembrar a banda inglesa.

- João Henrique Jr.

Que maravilha de matéria. Me transportei aos anos de ouro da música brasileira

- Sidney Ribeiro

Trabalho lindão. Parabéns à todos os envolvidos!

- Anderson Farias de Melo

O que dizer do melhor disco da música nacional(minha opinião). Tive o prazer em ver eles como dupla e a volta como trio em um shopping da zona leste de sampa. Lançamento do disco outra vez na estrada. Espero poder voltar a vê-los novamente, já que o Sa hoje mora fora do Brasil. E essa Pandemia, que isolou muito as pessoas. Obrigado por vocês existirem como músicos, poetas e instrumentistas. Vocês são F..., Obrigado, abracos

- Luiz antonio Rocha

Que maravilha Querido Paulinho Paulo Farat!! Obrigado por dividir conosco momentos tão lindos , pela maravilha de pessoa e imenso talento que Vc sempre teve, tem e terá, sempre estará no lugar certo e na hora certa ! Emocionante! Tive a honra de trabalhar muitas vezes com Vc, em especial na época do Zonazul , obrigado por tudo, parabéns pela brilhante carreira e que Deus Abençõe sempre . Bjbj

- Michel Freidenson

Mais uma vez um texto sensacional sobre a história da música e dos músicos brasileiros. Parabéns primo e obrigado por manter viva a memória dessas pessoas tão especiais para nós E vai gravar o vídeo desta semana! Kkkk

- Carlos Ronconi

Grande Farat!!! Bacana demais a coluna! Cheio de boas memorias pra compartilha!!!

- Luciana Lee

Valeu Paulo Farat por registrar nosso trabalho com tanto carinho e emoção sincera. Foram momentos profissionais muito importantes para todos nós. Inesquecíveis ! A todos os membros de nossa equipe,( e que equipe! ) Nosso Carinho e Saudades ! ???? ???????????????????? Guilherme Emmer Dias Gomes Mazinho Ventura Heitor TP Pereira Paulo Braga Renato Franco Walter Rocche Hamilton Griecco Micca Luiz Tornaghi Carlão Renato Costa Selma Silva Marilene Gondim Cláudia Zettel (in memoriam) Cristina Ferreira Neuza Souza

- Alberto Traiger

Depois de um ano de empresa 3M pude fazer o bendito carnê e comprei uma vitrolinha (em 12X) e na mesma hora levei Pirão, Quatro (Que era o novo), Es´pelho Cristalino e Vivo do Alceu, fiquei um ano ouvindo e pirando sem parar, depois vi o show do Quatro em Campinas. Considero o mais equilibrado de todos, sendo que sempre pendendo pro rural e nem tanto pro urbano, um disco atemporal podendo ser ouvido em qualquer situação, pois levanta o astral mesmo. No momento, Chuva no campo é ''a favorita'', mas depois passa e vem outra, igualzinho à aquela banda de Liverpool, manja????

- Ademilson Carlos de Sá

B R A V O!!! Paulo Farat não esqueça: “Afina isso aí moleque!” Hahahaha Tremendo profissional, sou teu fã, Grande abraço!

- Dudu Portes

Show é sensacional. Mas a s sensação intimista de parecer que a live é um show particular, dentro da sua casa, do seu quarto, é impagável. Parabéns família, incluindo Guarabyra e Tommy...

- Ricardo Amatucci

Paulo Farat vai esta nas lives do Papo Na Web a partir de amanha apresentando "Os Albuns Que Marcaram As Nossas Vidas"" Não percam, www.facebook.com/depaponaweb todas as terças-feiras as 20:00 horas

- Carlos Ronconi

Caro Luiz Carlos Sá, as canções que vocês fazem são maravilhosas, sinto a energia de cada uma. Tornei-me um admirador do trabalho de vocês no final dos anos 1970 com o LP Quatro e a partir de então saí procurando os discos de vocês, paguei um preço extorsivo pelo vendedor, os LP's "Casaco Marrom" do Guarabyra e "Passado, Presente e Futuro" (primeiro do Trio), mas valeu. tenho todos em LP's e CD's até o Antenas, depois desse só em CD's e o DVD "Outra Vez Na Estrada" exceto o mais recente "Cinamomo" mas em breve estarei com ele para curtir. A última vez que vi um show da dupla (nunca vi o trio em palco), foi no Recife no dia 16/04/2016 na Caixa Cultural, vi as duas apresentações. Levei dois bolos de rolo pra vocês, mas o Guarabyra não estava. Quero registrar que tenho até o LP "Vamos Por Aí", todos autografados, que foi num show feito no Teatro do Parque, as apresentações seriam nos 14,15 e 16/10/1992 mas o Guarabyra perdeu o voo e só foram dois dias, no dia do seu aniversário e outro no dia 16. Inesquecível. Agora estou lendo essas crônicas maravilhosas. Grande abraço forte e fraterno e muita saúde e sucesso pra vocês, sempre. P.S. O meu perfil no Facebook é Xavier de Brito e estou lá como Super Fã.

- Edison Xavier de Brito

Me lembro de ter lido algumas destas crônicas dos discos quando voce as publicou no Facebook em 2013, Sá. Muito emocionante reler e me emocionar de novo. Voces foram trilha sonora importantíssima dos últimos anos da minha vida. Sou de 1986, portanto de uma geração mais nova que escuta voces. Gratidão e vida longa a voces!

- Luiz Fernando Lopes

Salve!!! Que maravilha conhecer essas histórias de discos que fazem parte da minha vida. Parabéns `à Backstage e ao Sá! E, claro, esperando a crônica do Pirão. Esse disco me acompanha há mais de quarenta anos! Minhas filhas escutaram desde bebês e minha neta, que vai nascer agora em setembro, vai aprender a cantar todas as músicas!

- Maurício Cruz

com esse time de referências musicais (exatamente as minhas) mais o seu talento, não tem como não fazer música boa!!!! parabéns!!! com uma abraço de um fã que ouve seus discos desde essa época!

- nico figueiredo

Boa noite amigo, gostei muito das suas explicações, pois trabalho com mix gosto muito mesmo e assistindo você falando disso tudo gostei muito um abraço.

- Rubens Miranda Rodrigues

Obrigado Sá, obrigado Backstage, adoro essas histórias, muito bom, gostaria de ouvir histórias sobre as letras tbém, abç.

- Robson Marcelo ( Robinho de Guariba SP )

Esperando ansioso o Pirão de Peixe e o 4. Meu primeiro S&G

- Jeferson

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