Especial lives: entrevista com Toinho Lopes
O produtor técnico de Ivete Sangalo, Toinho Lopes, nos fala da primeira live da artista, que trouxe novos desafios que ele nos conta aqui.
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O produtor técnico de Ivete Sangalo, Toinho Lopes, nos fala da primeira live da artista, que trouxe novos desafios que ele nos conta aqui.
Flávio Senna é engenheiro de som premiado com diversos Grammys. Entre os trabalhos nos quais atuou mixando na temporada de lives estão o Drive In Show, do Roupa Nova – que aconteceu no Espaço Hall, antigo Barra Music - e Jorge Aragão. O engenheiro de som também é sócio no estúdio Cia dos Técnicos, no Rio de Janeiro.
Desde 1996 Leco Possollo trabalha com Gilberto Gil, entre diversos outros trabalhos. Ganhador de um Grammy com o álbum São João ao Vivo, em 2002, ele foi o responsável pelo áudio de uma das lives mais comentadas da temporada de pandemia: a de Gilberto Gil, que aconteceu no sítio em Araras do compositor. O engenheiro de som nos conta a sua experiência, falando sobre as semelhanças e diferenças entre um evento ao vivo para internet e outros eventos de música em mídias diferentes.
Desde a primeira live, na varanda do cantor Mumuzinho, se passaram anos em meses para a equipe do Estudio Century. A experiência com eventos como a Maratona da rádio O Dia, onde foram responsáveis, inclusive, pelo áudio para a internet, já havia um conhecimento inicial sobre o universo das lives que viria a explodir durante a pandemia do coronavírus. Gabriel Vasconcelos, Maurício Pinto e Lula Lavor contam a sua experiência com mais de 50 lives já feitas durante o período da pandemia.
O Estúdio Mosh faz parte da história da música brasileira há mais de trinta anos. Clássicos de todas as vertentes – de sertanejo à MPB, passando pelo rock – já foram gravados lá, e a empresa também se atualizou de acordo com as tendências do mercado, fazendo com que o vídeo fizesse parte da rotina de trabalhos.
José Carlos Pires Junior é coordenador do curso de produção fonográfica de Tatui e o mais novo colunista da Revista Backstage. Nesta coluna, ele faz uma análise sobre o desenvolvimento e os caminhos que as chamadas lives devem tomar no pós-pandemia.